alto giro de estoque

5 dicas para manter um alto giro de estoque

Administrar uma loja de veículos não é nada fácil! Os empreendedores precisam saber atender os clientes com qualidade, controlar as contas e as vendas e gerenciar o estoque.

A melhor forma de controlar a quantidade de veículos do seu empreendimento é garantindo o alto giro de estoque, ou seja, trabalhando com o menor número possível de carros no estoque e assegurando que os modelos não permaneçam armazenados por muito tempo e não sofram muito com a desvalorização.

Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, confira 5 dicas imperdíveis no post de hoje!

1. Planeje as compras de sua loja

É fundamental que os donos de loja planejem o estoque do estabelecimento comprando somente veículos que tenham alta procura ou que já tenham sido encomendados por clientes. Realizar o planejamento de compras evita que os veículos fiquem estocados por longos períodos e sofram maior depreciação, fazendo com que os empreendedores percam dinheiro.

Por isso, deve-se planejar devidamente a compra de veículos levando em consideração a demanda e o cenário vigente, garantindo assim o alto giro de estoque e maior lucro nas vendas.

2. Crie um cadastro de todos os carros

Não basta apenas planejar a compra dos veículos e apresentar aos atuais clientes os modelos que estejam procurando. É preciso também que os lojistas conheçam quais são os carros existentes no estoque para apresentar aos interessados.

Por isso, é muito importante que os empreendedores façam sempre um levantamento dos veículos, registrando todos os opcionais e detalhes do modelo. O cadastro dos veículos é fundamental para que os lojistas saibam o que existe no estoque, controlem-no de forma eficaz, garantindo assim um alto giro.

3. Utilize um software para a gestão do estoque

A melhor forma de cadastrar e registrar os modelos existentes no estoque da loja de veículos é utilizando um software de gestão. Por meio de uma plataforma integrada os lojistas podem gerenciar o estoque do estabelecimento de forma eficaz, tendo controle dos modelos existentes.

Além disso, por meio do software os lojistas podem acessar as informações e detalhes do veículo de forma rápida, facilitando o atendimento aos clientes. O software de gestão de estoque melhora as negociações com os clientes, aumentando as vendas e garantindo assim alta rotatividade do estoque.

4. Desenvolva processos

Para garantir que o estoque da loja mantenha um alto giro de veículos é preciso que os empreendedores definam processos e tarefas a serem seguidas pelos funcionários. Processos como a compra de veículos, recebimento, estocagem e inventário devem ser devidamente descritos e seguidos pelos funcionários, caso contrário não será possível controlar o estoque e garantir o alto giro.

5. Controle a compra e a venda de veículos

Por último, para garantir o alto giro de estoque é preciso que os empreendedores controlem e acompanhem a compra e a venda de veículos. Somente assim será possível saber o que existe no estoque e quais modelos estão estocados há mais tempo e carecem de maior esforço.

Agora que você aprendeu como manter o alto giro de estoque, confira também: Como gerir um estoque de veículos de forma eficaz!