fbpx
Logo Revenda Mais
  • Planos
  • Criar conta
  • Histórias de sucesso
  • Blog
Início » Blog » Guia de redes sociais para lojas de veículos e concessionárias [Atualizado 2022]

Guia de redes sociais para lojas de veículos e concessionárias [Atualizado 2022]

Preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para aplicar e aproveitar o melhor das redes sociais para lojas de veículos e concessionárias.

redes sociais para lojas de veículos

As redes sociais para lojas de veículos são peças fundamentais de uma estratégia digital. Elas ajudam a criar dinamismo, informação e interação, além de aumentar a presença da marca onde os clientes costumam ficar boa parte do tempo – ou seja, na internet.

Eventualmente, seu uso acaba levando mais pessoas à loja, aumentando, consequentemente, o número de negócios fechados.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso utilizá-las corretamente, de modo a atrair a atenção do seu público-alvo e, também, vencer a concorrência – inclusive no ambiente digital. Mas, como e por onde começar?

Pensando nisso, para auxiliá-lo a driblar os principais obstáculos, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para aplicar e aproveitar o melhor das redes sociais em sua loja de veículos.

Você pode fazer o download do guia em forma de e-book aqui.

Continue a leitura abaixo para entender um pouco mais sobre redes sociais para concessionária também.

1. Conheça as diferenças entre as principais redes sociais para lojas de veículos

Antes de começar a montar a sua presença nas redes sociais, é preciso compreender que há diferenças entre elas: é como se cada uma fosse um modelo de carro, com características e desempenhos diferentes.

Dessa forma, entender quais são essas diferenças é fundamental para que você consiga aproveitá-las da maneira mais vantajosa para o seu negócio.

Entre as principais redes sociais para lojas de veículos, estão:

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo – e a mais utilizada no Brasil. São mais de 130 milhões de usuários distribuídos por todo o país. Dessa forma, independentemente das características do público-alvo da loja, é muito provável que o seu cliente esteja nele.

O recomendado é criar uma página ao invés de um perfil pessoal. Além de não existir limite de seguidores como ocorre com amigos, a fan page possibilita acompanhar métricas, agendar publicações e fazer anúncios.

Por lá, é possível publicar vídeos, imagens e textos que poderão ser curtidos, comentados e compartilhados. Por isso, visando sempre a interação, vale a pena investir em conteúdos relevantes para o cliente.

Uma dica é apostar em publicações que permitam o uso das diversas reações disponíveis para as postagens (“curtir”, “amei”, “uau”, entre outras).

Atualmente, o Facebook disponibiliza a opção de stories, que são publicações que somem em 24 horas e tem duração média de 20 segundos no caso de vídeos. Pelos stories, é possível criar formatos diversificados de conteúdo, como quiz e contagem regressiva. A modalidade está disponível também no Instagram, WhatsApp e LinkedIn.

Instagram

O Instagram, por sua vez, é uma rede social visual e a quarta mais acessada do Brasil, com 110 milhões de usuários. Ele é voltado para a publicação de fotos e vídeos, servindo para atrair os clientes por meio da estética. Para utilizá-la corretamente, portanto, é preciso caprichar nas fotos dos veículos e nos conteúdos gráficos.

Aproveite também o recurso “Stories”, mencionado anteriormente, que permite a postagem de fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas. Essa possibilidade é especialmente útil para conversar com o público jovem, além de trazer maior dinamismo para o seu perfil.

Outro recurso superinteressante é o Reels, inspirado na mídia social TikTok. Nele, é possível criar vídeos mais elaborados com transições ou fazer brincadeiras com dublagens de filmes e até memes da internet. O alcance deste tipo de publicação é bastante alto, assim como o engajamento com os vídeos. Ao publicar um Reels, lembre-se de usar hashtags que estão em alta e colocar uma legenda que chame a atenção.

Twitter

Quando o assunto é dinamismo, o Twitter é um dos grandes destaques entre as demais redes. Isso porque ele é caracterizado pela postagem de pequenos textos de até 280 caracteres, além de imagens, gifs e vídeos diversos.

Dessa maneira, o Twitter é uma rede social rápida e que permite um engajamento pontual e em tempo real. Nela, o ideal é focar em criar mensagens curtas, diretas e muito dinâmicas, ideais para se interagir com possíveis clientes e com os usuários em geral.

YouTube

Com 127 milhões de usuários, o YouTube está no segundo lugar do ranking das principais mídias sociais no Brasil. A plataforma é um ótimo canal para tornar a sua marca conhecida e estreitar o relacionamento com os consumidores.

No YouTube, você e sua equipe podem desenvolver vídeos sobre cuidado com veículos, divulgar uma promoção pontual ou fazer um tour pelos veículos que estão à venda. 

Assim como no Reels do Instagram, é importante fazer uma legenda que contenha as palavras-chave que você deseja destacar, como “promoção de carro” ou “revenda de veículo em Goiás”, e inserir tags que correspondam com o assunto abordado no vídeo.

TikTok

O TikTok ainda está crescendo no Brasil. Em 2021, foram registrados 16 milhões de usuários, mas a expectativa é de que este número aumente nos próximos anos.

A mídia social, que antes era utilizada basicamente por adolescentes, agora virou uma grande geradora de informações úteis para o dia a dia e vídeos cômicos. Trata-se de uma ferramenta para compartilhar vídeos curtos e que oferece vários recursos para editá-los de forma bastante simples. 

Leia também:  Vitrine digital: 5 benefícios de ter uma loja de veículos 100% digital

Porém, para estar presente neste canal e gerar resultados, é preciso de tempo. Quanto mais vídeos você criar e publicar, maior será o engajamento deles. Mas, se você não pensa em atualizar seu perfil empresarial quase que diariamente, é melhor partir para outra plataforma social.

[cta id=”5198″]

2. Elabore uma estratégia de comunicação

A partir do reconhecimento das particularidades de cada rede social, é hora de começar a pensar estrategicamente. Aqui, tudo começa com o entendimento de quem é o seu público, com a compreensão de questões como idade média, renda e interesses, por exemplo.

Depois, é hora de pensar na marca: qual o tipo de imagem que o seu negócio deseja transmitir ao público?

Se optar por uma imagem descontraída e divertida, por exemplo, a sua presença nas redes sociais deve levar em consideração essa questão. Além disso, essa definição será relevante não apenas para as suas postagens, mas também para a interação com os usuários – o que é muito importante para melhorar e aproximar o relacionamento entre empresa e consumidor.

Uma boa estratégia é considerar o uso de temas atuais nas postagens. Isso aumenta o poder de viralização (ou seja, quando um conteúdo ganha repercussão na web), além de conversar com o público de uma maneira mais leve.

Não menos importante, foque em ampliar a interatividade: canais como as redes sociais devem estabelecer uma comunicação rápida e de mão dupla com os possíveis clientes, de maneira a melhorar ainda mais os resultados.

3. Estabeleça métricas de acompanhamento

Tão importante quanto executar corretamente as ações nas redes sociais, é monitorar os seus efeitos. Somente a partir de uma boa análise de resultados, torna-se possível saber o que funciona e o que não funciona, de modo a investir corretamente naquilo que vem dando certo.

Para isso, cada rede social tem métricas específicas, como curtidas ou compartilhamentos. Abaixo, listamos algumas das mais importantes:

Tamanho do público

O tamanho do público é um indicador de sucesso para a sua atuação nas redes sociais. Uma maior quantidade de seguidores no Twitter/Instagram ou de curtidores no Facebook significa que há um público mais amplo acompanhando as suas postagens – o que, consequentemente, gera mais oportunidades de se fechar negócios.

Porém, quando analisada sozinha, ela é considerada uma métrica de vaidade: não adianta ter um público imenso no Facebook devido às postagens engraçadas se a maioria das pessoas nem sequer pensa em comprar um carro ou usar os serviços da sua loja.

Por isso, é fundamental que essa métrica seja analisada com cuidado, ao invés de ser vista como a mais importante.

Alcance orgânico

O alcance orgânico de uma publicação corresponde ao número de pessoas que, de alguma forma, foram impactadas por essa postagem. Um grande alcance leva à maior rentabilidade do investimento, além de ampliar as oportunidades de negócio.

Conteúdos virais, por exemplo, geram grande alcance orgânico e indicam uma atuação muito eficiente.

Taxa de engajamento

O engajamento é toda interação que existe por parte do público, como curtidas, comentários e até mesmo cliques em um link. Fazer o acompanhamento dessa métrica é importante ao oferecer uma visão clara do quão efetivo o conteúdo postado tem sido e quanta interação ele gera.

Em geral, um valor mais elevado dessa métrica demonstra que as ações têm sido bem recebidas e enxergadas pelos usuários, ajudando no fortalecimento da marca.

Taxa de conversão

A taxa de conversão, por sua vez, tem a ver com o número de usuários que tomaram alguma atitude desejada pela loja de veículos. Embora seja muito improvável que alguém compre um carro pelas redes sociais, a conversão pode dizer respeito a um contato pelo telefone, uma visita no site ou a participação em uma promoção, por exemplo.

Com isso, a taxa de conversão deve sempre ser a maior possível, já que demonstra que as redes sociais estão trazendo resultados reais para o empreendimento.

4. Monitoramento sempre presente

Todos os comentários e mensagens privadas que você receber em suas mídias sociais devem ser respondidos o mais rápido possível. Levar horas ou até mesmo dias para retornar um pedido de orçamento pode significar venda perdida. 

Por isso, acompanhe diariamente os canais nos quais a sua empresa está presente e acompanhe, respondendo sempre de forma profissional e cordial. Mesmo que seja uma reclamação, busque entender o que levou à insatisfação do cliente como uma forma de reverter a situação.

Gostou dessas sugestões? Agora que você já sabe como utilizar as redes sociais para lojas de veículos de maneira estratégica e eficiente, não deixe de colocar em prática as dicas do post. Como consequência, a sua marca certamente se fortalecerá, ampliando assim as chances de se fechar negócios!

E você, já usa alguma rede social para a sua loja? Aproveite para compartilhar suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

eBook Como Fazer Fotos e Vídeos
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
O que você achou? Por favor, comente.x
Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.