4 dicas para vender carros para motoristas de Uber, 99, Cabify e outros

Compartilhe!

carros para motoristas de Uber

Dicas para vender carros para motoristas de Uber, 99 e Cabify

Vender carros para motoristas de Uber e outros aplicativos é um grande nicho de mercado a ser explorado. Os aplicativos de motoristas particulares são um sucesso total no Brasil e a estimativa é de que existam mais de 1,1 milhões de trabalhadores neste segmento. 

Segundo o IBGE, esses apps são a solução ideal para quem busca recolocação no mercado ou até mesmo um complemento de renda. Com isso, o número de motoristas pode chegar a 14 milhões. 

Juntamente com o crescimento dos profissionais, a demanda de carros para motoristas de Uber e Cabify aumentou drasticamente nos últimos anos e esse crescimento pode impulsionar as vendas das concessionárias. Já imaginou impactar uma parcela destes consumidores em potencial com a sua revenda de veículos?

A chegada ao Brasil de aplicativos como o Uber, Cabify e 99POP movimentou o mercado de trabalho e também de carros. Você sabia disso?

Por isso, o lojista deve aproveitar esse sucesso para aquecer as vendas da concessionária.

Preparamos neste artigo 4 dicas que vão ajudar você a aproveitar o momento e aumentar suas vendas de carros para motoristas de Uber e Cabify. Confira!

1. Ofereça facilidades nos veículos que atendam os requisitos dos aplicativos

Os aplicativos possuem diversas exigências em relação ao padrão dos veículos. Procure sempre ter disponibilidade em seu estoque de carros que atendam a esses requisitos. 

De forma geral, os automóveis precisam ter ar condicionado, 4 portas e 5 lugares. A seguir, listamos as necessidades dos principais aplicativos do mercado brasileiro.

Exigências para motorista do uberX

  • Carro com ano/modelo 2008 ou mais novo;
  • Ter, obrigatoriamente, 4 portas e 5 lugares;
  • O veículo precisa ter ar condicionado.
  • placa vermelha é proibida;
  • Pick-ups, vans e caminhonetes são recusados;
  • Não são aceitos carros plotados, adesivados, sinistrados e com alteração no sistema de suspensão e/ou freios.

Exigências para motoristas de 99Pop

  • Carro com 4 portas;
  • Ter ar condicionado;
  • O ano dos carros aceitos variam conforme a cidade. Aqui, você pode conferir a lista completa. 

Exigências para motoristas de Cabify Lite/Economy

  • Carro com 4 portas;
  • Ter ar condicionado e rádio;
  • Documentação em dia;
  • São aceitos modelos com, no máximo, 8 anos da data de fabricação.

Assim, na hora de compor o estoque da loja ou até mesmo quando precisar dar aquela rotatividade no pátio, ofereça descontos e condições especiais para os veículos que atendam esses requisitos. Você vai limpar o pátio rapidinho.

2. Aproveite as montadoras que dão desconto de fábrica para Uber

Pouca gente sabe, mas algumas montadoras dão desconto de fábrica para motoristas Uber. Então, se sua concessionária também vende veículos novos, essa é uma boa oportunidade de aproveitar o desconto da montadora e oferecer como vantagem competitiva para os motoristas do aplicativo.

Os descontos ficam entre 7% e 20%, ainda bem menores do que os concedidos aos taxistas, por exemplo. A vantagem, porém, é que há muito menos burocracia para conseguir esse benefício. As montadoras que oferecem o desconto atualmente são:

  • Renault;
  • JAC Motors;
  • Citroen;
  • Peugeot.

3. Aposte nos modelos com mais saída

Já começou a seguir as recomendações acima faz tempo? Então analise o comportamento dos compradores de carros para Uber e 99Pop, pois eles vão revelar a preferência do mercado para motoristas desses aplicativos.

Isso também dá a vantagem de negociar veículos em quantidades maiores, fazendo com que o lucro aumente.

Um dos carros obrigatórios para você ter em seu estoque é o Chevrolet Onix. Segundo levantamento do Valor Econômico, a busca por este modelo específico aumentou mais de 100% nos últimos meses de 2020.

Outro veículo da Chevrolet bastante solicitado pelos motoristas de aplicativo é o Prisma, ideal para quem busca um sedã com preço acessível. 

Completam o ranking dos 5 melhores modelos para vender carros para motoristas de Uber: Hyundai HB20, Renault Logan e Renault Sandero.

4. Tenha condições especiais em seminovos premium

Quem começa a trabalhar com o UberX, por exemplo, logo vai querer ascender e começar a oferecer os serviços de UberSELECT e UberBlack. Isso significa que a procura por carros premium vai aumentar, especialmente os seminovos acima de 2012, exigência do app.

Portanto, uma boa tática é oferecer descontos, taxas especiais e até financiamentos sem entrada para serem pagos com os rendimentos dos motoristas. Isso vai motivar a compra do veículo e garantir um aumento nas vendas.

5. Dica Extra: aposte nas motocicletas

A pandemia da COVID-19, que desencadeou uma quarentena em grande parte do Brasil, foi responsável pelo crescimento do segmento de delivery. Atualmente, existem quatro gigantes no mercado de entregas: Uber Eats, Ifood, Rappi, James. A 99 também lançou recentemente um aplicativo voltado a este nicho, chamado de 99Food. 

Por meio deles, é possível receber uma refeição, fazer compras online no mercado e até mesmo pedir um produto na farmácia. E quem faz toda essa entrega? Motociclistas que rodam dezenas de quilômetros todos os dias.

Em março, logo após o início da pandemia, o iFood recebeu mais de 145 mil inscrições de interessados em se tornarem entregadores. No mesmo mês, os motoristas cadastrados foram responsáveis por entregar mais de 165 mil pedidos feitos ao longo do período, seja de produtos de limpeza, como álcool em gel, quanto itens básicos de uma alimentação, incluindo arroz e feijão.

Muitos desses hábitos continuarão entre os consumidores brasileiros mesmo após o encerramento da quarentena. Então, nada mais viável do que investir também no segmento de motocicletas.

O levantamento do Valor Econômico, citado anteriormente neste artigo sobre como vender carros para motoristas de Uber, também trouxe informações a respeito dos modelos de motos mais procurados pelos entregadores.

São eles: Honda CG 150 Titan, Honda CG 125 Fan, Suzuki Yes 125, Yamaha YBR 125 e Suzuki GN 125. 

Apesar de serem opções mais baratas do que os carros, com preços que podem variar de R$ 5 a R$ 8 mil, ter em seu estoque mais essa opção é uma boa maneira de manter o dinheiro entrando, e o melhor: mantendo o seu negócio ainda mais conhecido pela diversidade de estoque.

E aí, tem recebido muita procura em sua loja por carros para motoristas de Uber e Cabify? Então siga nossas dicas e garanta mais vendas nesse mercado.

Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários