4 erros ao fazer promoções de veículos que você deve evitar na sua loja

Erros ao fazer promoções de veículos

Fazer promoções é fácil, basta oferecer um bom desconto que os clientes virão correndo, certo? Errado! Um dos erros ao fazer promoções de veículos é acreditar que é preciso apenas colocar um cartaz com desconto para garantir mais vendas. A verdade vai muito além disso.

Em qualquer segmento, o número de concorrentes e negócios similares só aumenta. Porém, no ramo de venda de veículos, o cenário é ainda mais competitivo: a revenda ainda tem que disputar espaço no mercado com os vendedores particulares e classificados.

Por isso, as promoções são uma boa maneira de contornar essas situações, oferecendo competitividade e, no caso dos vendedores particulares, uma vantagem que eles não podem oferecer.

Assim, antes de sair oferecendo promoções, é preciso certificar-se de que você não está caindo nos erros mais comuns do setor de veículos. Evitar cometê-los vai ajudar a garantir que sua loja tenha crescimento real e aumente o faturamento líquido de verdade. Para ajudá-lo com isso, listamos 4 erros que você deve evitar ao fazer promoções de veículos. Confira!

erros ao fazer promoções de veículos

1. Não estabelecer objetivos

Criar promoções sem ter objetivo pode ser um tiro no pé. Às vezes, as vendas estão bem e sua loja nem precisa tanto assim de uma promoção para aumentar o faturamento.

Por isso, defina os objetivos com as promoções. Pergunte-se o que você espera com ela: quer limpar o estoque? Dar mais rotatividade a modelos que ficam muito tempo parados? Trocar a frota por uma mais nova? Fidelizar novos clientes?

Somente depois de definir se existe um objetivo final e se a promoção é a melhor pedida para alcançá-lo, invista nela. Caso contrário, por mais que você não perca dinheiro com a promoção, ela pode ser um pesadelo operacional que não agregou nada à sua loja.

2. Focar apenas na queima de estoque

Um dos erros ao fazer promoções de veículos é focar apenas na queima do estoque. Como mencionamos no tópico anterior, é preciso ter um ou alguns objetivos com a promoção e pode ser que se concentrar apenas na queima de estoque não seja a melhor opção.

Veículos com o valor mais alto ou destinados a mercados de nicho podem ter uma rotatividade naturalmente menor, mas isso não quer dizer que eles estão dando prejuízo. É preciso avaliar com calma o mercado de cada carro do seu estoque e definir a melhor ação antes de sair fazendo promoções para limpar o pátio.

3. Ter uma equipe despreparada

Ações promocionais costumam demandar muito mais da sua equipe comercial e operacional. As tabelas de valores mudam, alteram-se as taxas e as formas de fechar um negócio e contar com uma equipe despreparada nesse momento é fatal para o negócio.

Por isso, antes de começar qualquer promoção, faça um planejamento estratégico e ofereça treinamentos para suas equipes. Para a equipe de vendas, foque no atendimento e na prestatividade. Para a equipe operacional, foque na agilidade dos processos e na diminuição da burocracia.

4. Não oferecer descontos reais

Infelizmente, muito comum e antiga no mercado, a prática de oferecer descontos falsos ao consumidor traz uma série de malefícios para o negócio. Especialmente agora, quando é possível comparar preços de diversas lojas na palma da mão pelo celular, não é a hora de continuar apostando nessas práticas.

Oferecer descontos que não são reais vai apenas desprestigiar sua empresa no mercado e abater grande parte da sua carteira de clientes. Além disso, a possibilidade de conquistar novos consumidores também é afetada, já que a desconfiança aumenta.

Agora que você já sabe quais erros ao fazer promoções de veículos deve evitar, que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma dica? Vamos lá!

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