Saber como ser um bom vendedor de carros é um desafio enfrentado diariamente pelos profissionais que atuam na área e estão sempre em busca de crescimento e aperfeiçoamento de suas técnicas de trabalho.

Atingir bons resultados de vendas, no entanto, é uma missão desafiadora que requer fatores como motivação, empenho, conhecimento e uma boa dose de talento para lidar com pessoas e atuar no setor de vendas.

bom vendedor de carros

5 dicas de como ser um bom vendedor de carros

Neste artigo, apresentaremos cinco dicas úteis para que você tenha sucesso na área de vendas de carros, conquiste o consumidor e, consequentemente, aumente suas vendas. Continue a leitura e acompanhe!

1. Conheça bem o carro que está vendendo

Nada melhor do que entrar em uma loja e ter todos os questionamentos respondidos pelo lojista, correto? O mesmo deve acontecer dentro da sua revenda. Conhecer bem o automóvel que está vendendo fará com que você passe confiança para o cliente, aumentando, assim, a credibilidade da empresa em que trabalha e resultando em uma imagem muito mais positiva dos serviços prestados.

Entenda ao máximo tudo sobre os modelos disponíveis no estoque e incentive para que os colegas da sua equipe comercial façam o mesmo. Algumas informações devem estar na ponta da língua de um bom vendedor de carros:

  • Ano de fabricação
  • Quilometragem rodada
  • Possui ar-condicionado?
  • Tem direção elétrica?
  • Tem sensor de estacionamento?
  • Qual a capacidade do porta-malas?
  • O carro já teve registro de sinistros?
  • Itens adicionais

Atenção! Estes dados são básicos e devem ser conhecidos por você e por todos os vendedores.

Para facilitar a disseminação da informação dentro do seu time, peça para que o responsável disponibilize uma ficha técnica por e-mail ou em um sistema interno para que ela seja rapidamente acessada sempre que precisar.

Fazer um rápido treinamento e apresentar os veículos novos que acabaram de chegar no estoque também pode ser uma boa opção para garantir que todos da equipe estejam alinhados e informados.

Questionamentos que você deve entender: por que esse carro é melhor do que a minha concorrência? O que ele vai agregar na vida do cliente? Para qual perfil esse automóvel é indicado?

E não esqueça de repassar informações a respeito de negociação, possibilidade de financiamento ou descontos à vista. Esses dados podem acelerar o fechamento de uma venda.

2. Um bom vendedor de carros deve manter-se sempre atualizado

O mercado de vendas está em constante evolução. Se você deseja ter sucesso, precisa estar sempre atualizado. Invista em conhecimento, participando de cursos e treinamentos profissionais, lendo livros da área, assistindo a filmes, etc. Não se esqueça de colocar em prática todas as novas informações adquiridas.

Quem vende carros também deve se atentar para o fato de que mais do que um bem de consumo, muitas vezes lida com o sonho da pessoa, uma vez que o automóvel é uma compra que tem fatores afetivos ou emocionais entre os principais influenciadores de decisões.

Mas, além de acompanhar notícias do universo automobilístico, esteja antenado também em relação ao cenário econômico e político do país. Diminuição de determinado imposto, como o IPI, ou aumento da disponibilidade de crédito ao longo do ano podem significar maior movimentação na sua revenda de veículos.

3. Entenda bem as necessidades do cliente

Para oferecer um processo de vendas satisfatório, é preciso conhecer bem o perfil do cliente e entender quais são as suas reais necessidades. Uma venda bem feita aliada a um pós-venda eficiente deixa o cliente satisfeito não só para voltar a fazer negócios com a empresa, mas também para fazer propaganda positiva para seus amigos, familiares e conhecidos.

Fazer perguntas estratégicas auxilia nessa etapa. Entenda se o comprador é casado, tem filhos, qual é a profissão e por que deseja trocar de carro (ou adquirir um automóvel pela primeira vez). Essas questões, apesar de simples, ajudam imensamente a direcionar o veículo certo. Afinal, não adianta indicar um modelo compacto para quem possui três filhos ou viaja frequentemente com família ou amigos.

Outra dica é quando dois compradores visitarem a sua loja juntos. Na maioria dos casos, um tem maior poder de decisão do que o outro, e não estamos falando da questão financeira! Um casal de noivos, por exemplo, pode ter uma pessoa mais centrada e equilibrada, que evita decisões rápidas e que precisará ser convencida com maior empenho.

4. Tenha atitudes de empatia

Ao adotar uma postura pautada na empatia, você consegue compreender melhor o que o cliente precisa. A partir daí, pode oferecer uma solução sob medida, capaz de deixar o cliente muito satisfeito. Procure ouvir com atenção o que ele precisa, sempre deixando ele à vontade para falar abertamente sobre o que busca e espera com a compra daquele carro.

Sorrir é o principal passo para transmitir empatia (e simpatia). Se este não é o seu melhor dia, procure pensar em coisas boas e relembrar a sensação de atingir metas, superar desafios pessoais ou simplesmente lembrar de como é gratificante voltar para a sua família no final do dia. Pequenos pensamentos certamente ajudarão a superar as adversidades e conquistar o cliente com um bom humor.

A empatia também está presente no respeito ao consumidor. Não “empurre” uma venda. Lembre-se que comprar automóvel é uma decisão que envolve uma grande quantidade de dinheiro e nem todas as pessoas estão dispostas a fazer este investimento sem antes pesquisar e refletir sobre os modelos visitados. 

5. Seja competitivo

Ser competitivo é aceitável desde que, em níveis saudáveis, a competição possa ser um fator de motivação para sua carreira. Procure definir metas pessoais realistas, além das já estabelecidas para o grupo, e busque alcançá-las o máximo que puder.

Para que as metas se tornem mais reais, deixe-as visíveis na sua mesa de trabalho, anote na sua agenda e compartilhe com seus colegas.

Em outro post, nós já comentamos sobre quais as melhores automóveis para revender.

Neste artigo, falamos sobre pontos importantes que você precisa saber sobre como ser um bom vendedor de carros. Com dedicação, experiência e vontade constante de aprender, é possível desenvolver estratégias capazes de otimizar as vendas e oferecer um processo de compras agradável a ponto de fidelizar o cliente.

Para saber mais sobre o assunto e receber todas as nossas novidades em primeira mão, siga nosso perfil no Facebook e fique por dentro!

Escrito por

Revenda Mais
Revenda Mais
Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de