5 dicas para melhorar os processos internos da sua revenda de veículos

Para ter sucesso em sua loja, antes mesmo de pensar nos clientes é preciso olhar para dentro do seu negócio. Melhorar os processos internos da revenda de veículos é muito importantes para o funcionamento, organização e entrega de resultados da empresa.

Aumentar as vendas em uma loja de veículos exige planejamento e, para isso, também é preciso otimizar o tempo. Porém, não é preciso se desesperar achando que essa é uma tarefa impossível.

Com um pouco de organização e adotando algumas técnicas, é possível manter a organização de loja e evitar perda de tempo com assuntos e ações desnecessárias.

Ignorar o desenvolvimento contínuo dessas atividades pode prejudicar diretamente sua produtividade, o cumprimento dos seus objetivos e, indiretamente, suas vendas.

melhorar os processos internos

Como melhorar os processos internos da revenda de veículos

Neste artigo apresentaremos as 5 melhores práticas para otimizar seus processos internos da revenda de veículos. Continue a leitura!

1. Melhore a comunicação interna

O primeiro passo para qualificar os processos internos é eliminar os ruídos na comunicação. Quando há uma cultura muito hierarquizada, com barreiras nos diálogos entre os funcionários de diferentes áreas e níveis, o andamento das atividades se torna mais confuso, caro e demorado.

A solução para isso é dar liberdade para que os colaboradores possam trocar ideias, opiniões e feedbacks em diversos canais (intranet, redes sociais, murais, etc.). Dessa maneira, haverá um melhor entendimento na delegação de responsabilidades.

A comunicação interna, pode afetar até mesmo durante um processo de venda, por exemplo, alguma dúvida que o cliente teve, mas o vendedor não soube responder, e por falta de comunicação interna, a resposta que o cliente queria demorou para chegar ou sequer chegou, causando na perda da venda. Por isso manter sempre uma boa comunicação interna é essencial.

Além de que a comunicação interna ajuda sua equipe a trabalhar cada vez mais como um time, baixando o risco de conflitos internos. Pense em sua empresa como um corpo, em que cada setor é um órgão, cada setor deve trabalhar com o outro, não ser totalmente dependente, e sim ter a capacidade de um contribuir com o outro, os maiores problemas podem ser evitados caso algum setor tenha cometido alguma falha.

2. Padronize os processos internos

padronização de processos ajuda a manter uma ordem sobre as suas atividades internas. Sua principal função é alinhar, dar referências de qualidade e direcionar as tarefas para o cumprimento de suas metas.

Por meio desse conceito, os funcionários, desde o setor financeiro até a limpeza, sabem exatamente qual o seu papel, seus objetivos e têm os seus trabalhos mais simplificados. Assim, diminuem-se os desperdícios de tempo e recursos em sua loja.

Mais do que isso, padronizando os processos internos de sua loja, ajuda também em sua organização e supervisão, pois assim o ambiente não estará uma confusão e quando alguém tiver uma dúvida, saberá onde perguntar.

Definir regras que sejam objetivas e claras pode ser uma ótima alternativa para sua loja de veículos.

3. Capacite seus funcionários

Colaboradores mais bem preparados estão mais propensos a executar melhor as suas tarefas, certo? Então, não abra mão de investir em um dos seus ativos mais valiosos: o seu público interno.

Ao envolvê-los em um treinamento, você estará criando uma equipe mais qualificada, atualizada e, principalmente, autônoma — capaz de agilizar processos com mais segurança.

Os clientes hoje procuram por ótimos atendimentos, sendo um dos grandes fatores em uma venda, por isso é importante ter em mente que o treinamento dos funcionário não é uma despesa inútil.

Não somente foque no treinamento de sua equipe, tente também motivar ela, pois uma equipe motivada terá muito mais eficiência.

É um ganho que é bom não apenas para o desempenho do seu negócio, mas também para a carreira dos seus funcionários.

4. Mapeie os processos

O mapeamento se trata da documentação, definição de etapas e diagnósticos para os processos. É um conceito que ajuda os gestores e os próprios colaboradores a detectarem os pontos que podem ser otimizados durante as atividades.

É possível padronizar os documentos de acordo com cada setor que ele corresponde, e com subpastas para manter uma boa organização, por exemplo, Finanças > Salários Funcionários, ao segmentar cada documento, posteriormente, quando for procurar, fica mais fácil de encontrar tal documento.

A partir de uma organização estruturada você compreenderá melhor sobre fluxos de trabalho, tarefas operacionais, etapas cruciais e assim por diante.

Ele deve ser acompanhado de um monitoramento por meio de indicadores de desempenho, que certificam se os objetivos e metas estão sendo atingidos. Enfim, são atividades que trazem mais controle sobre a dinâmica interna da sua loja.

É importante ter conhecimento e o entendimento dos processos internos da loja, saber quem está participando, e o que cada um tem responsabilidade durante o processo.

5. Informatize sua gestão

O uso de bancos de dados físicos, principalmente de papéis, é um retrocesso nas gestões das empresas atualmente. A migração para os softwares de gestão em nuvem é uma realidade necessária para garantir mais agilidade, segurança, mobilidade, redução de custos e inteligência aos processos internos da sua empresa. Esses sistemas integram os setores da loja, facilitam a geração de relatórios e qualificam a tomada de decisão.

O sistema de gestão na nuvem, permite virtualizar sua infraestrutura de TI e ter acesso às mesmas aplicações e facilidades que tem hoje, porém sem estar preso a máquinas ou a ambientes físicos.

Ele permite reduzir custos, uma vez que você não precisará investir e manter um arcabouço tecnológico, além de trazer mais segurança aos dados da sua empresa, que ficarão salvos de maneira segura na nuvem e não estarão sujeitos a eventualidades como defeitos nos equipamentos.

Os esforços para aperfeiçoar os processos internos da sua loja podem resultar em melhorias no ambiente de trabalho, economia e produtividade. São soluções que focam, principalmente, em uma melhor organização da empresa, mas sem abrir mão da tecnologia, da comunicação, da padronização e do treinamento dos seus funcionários. Enfim, é um conjunto de ações que trarão mais controle e eficiência para a gestão e operação do seu negócio.

Se você viu que essas dicas podem ser úteis para aprimorar os processos internos da revenda de veículos, compartilhe-as em suas redes sociais e faça com que mais gestores aprendam a melhorar as atividades da empresa!

5 dicas para melhorar os processos internos da sua revenda de veículos
5 (100%) 1 voto

5
Deixe um comentário

avatar
2 Comentar tópicos
3 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Revenda MaisSú Mendes4 erros de gestão empresarial para não cometer na sua loja de veículos Autores recentes de comentários
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
trackback

[…] disso, os softwares de gestão permitem que o gestor tenha pleno controle dos processos internos do negócio, o que… Leia mais »

Sú Mendes
Visitante
Sú Mendes

O que mais dá dor de cabeça em uma loja de veículos é documentação.. queria uma orientação nessa parte.. Como… Leia mais »

Revenda Mais
Visitante

Olá Sú, vamos preparar um conteúdo sobre a sua solicitação em breve. Assine a nossa newsletter semanal para acompanhar e… Leia mais »

Revenda Mais
Visitante

Oi Sú, passando aqui pra dizer que fizemos um vídeo que mostra como gerenciar as pendências através do sistema Revenda… Leia mais »

Revenda Mais
Visitante

Oi Sú, passando aqui pra dizer que fizemos um vídeo que mostra como gerenciar as pendências através do sistema Revenda… Leia mais »