5 erros financeiros que você NÃO deve cometer na sua loja de veículos

Gerenciar uma revenda de veículos requer muita disposição e atenção aos detalhes, pois simples erros financeiros podem se tornar um verdadeiro prejuízo.

Exatamente por isso é importante organizar o setor financeiro e manter tudo bem controlado.

erros financeiros

Uma loja de carros lida diariamente com o sonho das pessoas. Isso já torna o trabalho diferente e estimulante ao poder ajudar alguém a adquirir o seu primeiro automóvel ou até mesmo trocar por um modelo mais novo.

Porém, cada uma dessas etapas envolve dinheiro e, para ajudá-lo, preparamos um artigo com os 5 erros financeiros que você não deve cometer da sua loja de veículos.

Vamos lá? Confira tudo e não deixe de compartilhar este artigo!

1. Não ter um plano de vendas

Normalmente, uma revenda trabalha com uma equipe de vendas e sabemos que, quando há o trabalho em grupo, cada um colabora de modo individualizado, colocando a sua essência, métodos e valores.

Isso é algo muito bom e contribui para o fortalecimento do negócio. Porém, é preciso também ter uma metodologia de vendas específica e organizada. Afinal, sabemos que em uma loja de veículos o maior objetivo é conseguir fazer muitas vendas e sempre com boa margem de lucro.

Os tempos agora são outros e, para não cometer erros em sua loja de veículos, é preciso se atentar às novas ferramentas e metodologias de trabalho.

Procure alinhar as ações de vendas da sua equipe, sempre deixando todos bem informados sobre as oportunidades que podem oferecer aos clientes. Coloque a equipe física, nem que seja uma vez ao mês, em contato com o departamento de marketing digital, pois dali também surgem oportunidades e novas ideais para vender mais.

2. Muita atenção com os empréstimos

É normal passar por momentos de dificuldades, principalmente quando o negócio acaba de ser inaugurado, ou até mesmo em tempos como estes, onde a economia está estagnada. Entre os erros financeiros que você não deve cometer da sua loja de veículos é o de adquirir empréstimos desnecessários.

Ao obter empréstimos, a empresa corre o risco de entrar em uma situação financeira ainda pior, uma vez que os juros são altos e o empréstimo acaba se somando às contas já existentes da sua loja de carros.

Para evitar esse erro financeiro em sua loja de veículos, busque outras soluções, de preferência conversando com toda a equipe de vendas, como falamos no primeiro tópico.

Em uma revenda, o coração da empresa está na equipe de vendas.

Ali, se podem resolver boa parte dos problemas financeiros encontrados no negócio.

3. Não tornar os processos automatizados

A gestão e o controle financeiro de um negócio, independente do ramo, precisa ser automatizado nos dias de hoje. Com tantos programas e tecnologias específicas de gestão, é preciso abrir a mente para o novo e jamais ficar parado em metodologias do passado.

Entre os erros financeiros que você não deve cometer da sua loja de veículos está em deixar de gerenciar com inteligência. Uma revenda de veículos lida com números o tempo todo e as vendas realizadas exigem alto nível de atenção, além de toda a parte burocrática que é necessária, inclusive para aprovar financiamentos.

Ainda existem algumas lojas de carros que trabalham com os processos manuais, onde a margem para os erros acaba se tornando maior. Para resolver essa questão e não cair no erro, a dica é trabalhar com um bom software de gestão.

Ao aderir um sistema de gestão, a sua loja de veículos ganha mais agilidade, eficiência e assertividade para realizar todos os procedimentos necessários.

Você pode capacitar sua equipe para que todos possam trabalhar com as mesmas ferramentas, mantendo o sistema sempre atualizado a respeito das vendas e procedimentos realizados no dia a dia.

Além disso, com um software de gestão é possível emitir relatórios, tornar as negociações mais ágeis, emitir documentos, fazer a gestão financeira, controle de clientes e funcionários, enviar e armazenar informações, entre outras funções importantes para a sua loja de veículos.

4. Não definir uma rotina

Outro erro financeiro que você não deve cometer em sua loja de veículos que não poderíamos deixar de mencionar é a questão da rotina. Uma loja de carros precisa estabelecer uma rotina capaz de oferecer os resultados que o seu negócio precisa.

Para isso, são necessários organização, definição de metas, cumprimento dos prazos, setor financeiro alinhado, conhecimento das promoções e benefícios para os clientes, além de um sistema atualizado.

No Brasil, o número de empresas que não passam do segundo ano é grande. De acordo com dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de cada quatro empresas que são abertas no país, uma fecha antes mesmo de completar dois anos no mercado.

E os motivos são diversos, desde a falta de organização, até desconhecimento sobre as questões fiscais. Planeje e organize a rotina de sua empresa de modo que todos os setores possam trabalhar dentro de um único sistema compartilhado.

5. Deixar de registrar entradas e saídas

O controle de estoque é uma dos itens mais importantes dentro do negócio. Através dele, é possível ver como está o fluxo de caixa, identificando inclusive se a sua loja de veículos está com problemas financeiros ou se o negócio se encontra bem.

Quando não se registra entradas e saídas de produtos, mercadorias e materiais, é impossível identificar se há algum pagamento em atraso, assim como saber o lucro obtido. Ter esse equilíbrio entre compra e venda atualizado e com a gestão em ordem permite que a sua loja aumente o capital de giro, inclusive reduzindo custos desnecessários.

Mude agora a realidade da sua revenda de veículos e evite erros financeiros

Sua loja ainda não tem uma plataforma de gestão?

Aqui, desenvolvemos um sistema completo para revenda de veículos seminovos.

O sistema conta com gestão de estoque, clientes e funcionários, gestão financeira, CRM, integrador de carros, que ajuda o usuário centralizar dados de veículos e replicar anúncios dos carros à venda nos maiores sites do país, emissor de notas fiscais e site responsivo de alta performance para loja.

Temos mais de 15 anos de experiência no mercado e mais de 6000 lojas atendidas. Converse agora mesmo com a nossa equipe e tire todas as dúvidas sobre como melhorar a gestão da sua loja de carros.

Preparamos uma planilha de gestão financeira que vai ajudar a organizar o financeiro da sua loja. Você pode baixar gratuitamente aqui.

Escrito por

Revenda Mais
Revenda Mais
Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de