5 motivos para fazer um bom pós-venda na sua loja de veículos

Como fazer um bom pós-venda

Para muitos consumidores e especialistas em análise de mercado, o serviço de pós-venda é a “hora da verdade” de uma empresa. Se um cliente encontra exatamente o que estava precisando em sua loja de veículos, adquire o produto e tem suas expectativas atendidas, é mais do que provável que saia satisfeito e com predisposição para voltar tão logo surja outra necessidade similar.

No entanto, o que acontece se, por exemplo, devido a qualquer eventualidade, o produto não atender as expectativas, não for usado corretamente ou o cliente precisar de auxílio? Esses momentos determinam a fidelização do cliente e, em última instância, a reputação do negócio. Por isso, abordaremos a seguir os 5 motivos para fazer um bom pós-venda em sua loja de veículos. Confira:

fazer um bom pós-venda

1. Aumentar a rentabilidade de suas ações

Conseguir um diferencial por meio da qualidade é a base da satisfação do cliente. Se, além disso, você realiza um bom pós-venda, talvez seja possível, até mesmo, estabelecer preços mais elevados do que a concorrência.

Os clientes valorizam a atenção, dedicação e o tempo empregado para oferecer-lhes um serviço de excelência e, em muitos casos, estão dispostos a pagar um valor a mais por isso — o que leva ao aumento das vendas e, consequentemente, da rentabilidade.

2. Melhorar o posicionamento da sua loja de veículos no mercado

Será mais fácil encontrar novos parceiros e fornecedores se, para fazer um bom pós-venda, você conseguir envolver todos os setores da sua loja de veículos. Isso é fundamental para implantar uma mentalidade de trabalho que coloque o foco nas necessidades do cliente e em adaptar suas ofertas às necessidades do mercado.

Um bom pós-venda, seguido de uma análise criteriosa do serviço é essencial para saber se os seus esforços estão dando resultados ou se é preciso realizar algumas mudanças no processo para o seu empreendimento continuar crescendo.

3. Melhorar a imagem da marca e reduzir os custos de marketing

Oferecer confiança e credibilidade ao cliente facilitará o objetivo de fidelização. Assim como acontece com os boatos, as opiniões dos clientes se espalham feito rastilho de pólvora — especialmente se forem críticas negativas.

Para evitar que isso aconteça, realizar um bom pós-venda é indispensável. Além de evitar danos, você atrairá novos clientes por meio do “marketing boca a boca”.

Clientes satisfeitos podem se converter em verdadeiros “embaixadores” da sua marca, oferecendo referências espontâneas que, além de serem muito efetivas, permitem que você reduza os custos de marketing.

4. Fidelizar seus clientes

Um cliente satisfeito apresenta maior possibilidade de repetir a compra. Clientes exigentes preferem tratamento personalizado e, se você oferece, eles não vão à concorrência. Isso é algo da maior importância, pois gera vantagem competitiva.

Para personalizar tanto seu atendimento inicial quanto o pós-venda você deve levar em consideração as especificidades de sua base de clientes e detectar os elementos que são mais valorizados por ela.

5. Cultivar um ambiente de trabalho produtivo

Os clientes não são os únicos beneficiários de um bom pós-venda. Seus colaboradores também são afetados e, consequentemente, toda a sua loja de veículos. Qualquer trabalhador se orgulha de integrar um negócio que faz as coisas certas e é corretamente gerido — tanto externa quanto internamente.

Ambientes de trabalho nos quais os colaboradores não se sentem coagidos ou temerosos tendem a ser mais dinâmicos e produtivos.

Conheça mais sobre essa estratégia que pode aumentar suas vendas

O pós-venda em loja de veículo é um processo que deve ser adotado independente do valor da compra. Ele constitui uma série de ações que podem ser feitas após a venda do veículo. Este contato normalmente é feito por SMS, telefone ou e-mail, e através dele você pode saber a satisfação do seu cliente, quais são as novas necessidades, possíveis dúvidas e eventuais problemas que devem ser solucionados. Dessa maneira você mostra ao seu consumidor bons motivos para que ele mantenha-se satisfeito com a nova aquisição e com a qualidade do atendimento da sua equipe. Com essa relação bem alinhada, ele pode retornar na sua loja de veículos ou até mesmo indicá-la para alguém.

Benefícios de um pós-venda para sua loja de carros 

Segurança para o cliente

Após a nova aquisição, é muito comum que o cliente mantenha-se atento ao veículo que adquiriu, verificando detalhes e se há defeitos, o que é algo normal e necessário. Porém, o lojista pode entrar em contato realizando o pós-venda e assim deixar o cliente mais seguro em relação ao negócio que fez. A tática funciona perfeitamente com clientes indecisos também.

Facilidade e agilidade na solução dos problemas

A pós-venda é capaz de criar uma ótima relação entre o cliente e sua empresa. Por meio desse contato, a possibilidade de resolver problemas ou solucionar dúvidas torna-se muito mais fácil. Isso faz com que o cliente sinta-se mais confortável em relação a sua loja de veículos, sabendo que fez uma boa escolha no momento da compra.

Lembretes importantes

Ao incluir o pós-venda de carros nas estratégias da sua empresa, você pode oferecer um serviço muito útil a seu cliente, como os lembretes importantes. Alguns procedimentos podem passar despercebidos e o esquecimento deles podem resultar em algumas consequências, como a revisão do veículo, que deve ser feita periodicamente para evitar problemas futuros. Esse lembrete pode ser feito através de SMS, e-mails e até mesmo telefonemas, sendo uma ótima oportunidade para fidelizar clientes.

Reforço da imagem da empresa

Utilizar o pós-venda de veículo é uma ótima estratégia para reforçar a imagem da sua empresa perante o cliente e também se destacando da concorrência. Um negócio que se preocupa com a satisfação do cliente a ponto de contatá-lo para saber suas impressões e orientá-lo, certamente será lembrado. A ação gera um ótimo sentimento no cliente, fazendo com que ele retorne e indique o local para outras pessoas.

Pós-venda: você sabe a opinião do seu cliente sobre a experiência de compra na sua loja?

O mercado está cada vez mais competitivo, portanto apresentar um bom relacionamento com o cliente é algo muito útil para que ele retorne a sua empresa e compre cada vez mais com você. Muitas empresas podem vender veículos com qualidade e preço similar, porém poucas conseguem garantir a satisfação do cliente e proporcionar uma experiência de compra única. Para melhorar esse processo, você precisa estar atento a opinião do seu cliente e saber como ele sentiu-se durante o momento da compra em sua loja de carros.

Esse questionamento pode ser feito durante o processo de pós-venda. Ao criar um vínculo com o cliente, você pode fazer perguntas comuns para entender a experiência que ele teve em sua loja:

  • Como você nos encontrou ou onde/de quem você ouviu falar sobre nós?
  • Durante o processo de compra, o que o fez escolher nossa empresa?
  • Como foi o atendimento enquanto esteve em nossa loja?
  • Suas dúvidas foram solucionadas?
  • O veículo que lhe foi apresentado estava de acordo com as suas necessidades?
  • O que você diria a alguém que lhe perguntasse sobre nossa empresa?
  • Nosso processo de compra é fácil de compreender ou poderia ser melhorado? Em quê?
  • Alguma consideração extra sobre nossa loja de carros que gostaria de compartilhar para ajudar a melhorar nossos serviços?

Essas perguntas podem auxiliar a entender tanto a experiência do cliente, quanto o atendimento que foi prestado em sua revenda de carros. Assim, caso necessário, o gestor pode melhorar algum aspecto em especial. O processo é muito importante para deixar empresas ainda melhores e aumentar a venda de veículos.

Estratégias para auxiliar o pós-venda em sua loja de veículo

Como você já leu, o pós-venda é uma ótima estratégia de marketing que sua empresa pode utilizar. Com os canais de atendimento, o consumidor pode ter uma experiência ainda melhor e voltar a comprar novamente. Para melhorar esse processo, separamos algumas dicas para inspirá-lo:

Converse com seu cliente

Mantenha contato com seu cliente. Procure saber como o veículo foi entregue, se está de acordo com as suas necessidades e se ele precisa de algo. Mesmo que o cliente esteja insatisfeito, ele irá sentir que sua empresa está interessada em resolver o problema e satisfazê-lo de verdade.

Oferta exclusiva

Faça uma oferta para seu cliente. Por exemplo, caso ele indique alguém para sua empresa, ele ganha uma porcentagem de desconto na próxima compra ou algum serviço exclusivo. Isso aumentará a possibilidade de vendas e fará com que seu cliente sinta-se mais especial.

Capacite sua equipe

É muito importante investir na capacitação e no treinamento dos vendedores de carro. Eles são a ponte entre sua empresa e o cliente, por isso ter a visão da empresa alinhada é essencial. Quando bem instruído, o vendedor saberá do conteúdo, conseguirá atender o cliente com perfeição e garantir uma boa venda. Com o atendimento competente, o pós-venda na sua loja de veículos terá uma carteira fiel de clientes.

Em quanto tempo realizar a pós-venda?

A pós-venda deve acontecer para fidelizar ainda mais seu cliente e proporcionar uma ótima experiência. Assim ele poderá retornar em sua revenda de veículos e indicar para mais pessoas, ajudando a tornar sua empresa popular no segmento de maneira orgânica.  No caso do pós-venda em loja de veículo, o contato pode ser feito em duas maneiras. São elas:

Até 90 dias depois

Uma ótima opção de pós-venda que muitas empresas não fazem é o contato com o cliente durante os primeiros 90 dias. O erro acontece por pensar que o cliente irá entrar em contato. Mas e se o cliente não ligar, será que ele está com um sentimento positivo em relação ao seu negócio? Nem sempre essa resposta será positiva, por isso, todos os fatores devem ser analisados. Ao entrar em contato durante os primeiros 90 dias, é possível saber o que está acontecendo, se há dúvidas ou problemas, e como esclarecê-las.

Com 1, 2 ou 3 anos após a compra do veículo

Uma ótima oportunidade de contatar o cliente é quando a compra já completou um ou mais anos. Esse momento permite que você mostre zelo ao cliente e até mesmo convide-o para tomar um café na loja para conhecer novos veículos, gerando assim, novas oportunidades de vendas e fidelização. E se mesmo se o cliente estiver satisfeito com a antiga compra, poderá pensar na possibilidade de um novo negócio e terá você como referência.

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