Entre os fatores que impactam a credibilidade da sua loja de veículos online, destacam-se a velocidade no atendimento, qualidade da página e a presença clara de informações importantes, como quilometragem e ano.

loja de veículos online

No artigo a seguir, você confere como seguir à risca as melhores práticas para lojas virtuais.

Nas compras pela Internet, a credibilidade da loja é um dos principais fatores levados em consideração na hora da decisão final de compra. Com o mercado cada dia mais competitivo e um público antenado e bem informado, é preciso oferecer um serviço de extrema qualidade, que seja capaz de deixar o cliente satisfeito.

No mercado de revendas de automóveis, é preciso ter atenção redobrada: além de essa ser uma compra com alto valor agregado, o segmento também conta com um público exigente e com acesso a diversos canais de reclamação, caso fique insatisfeito.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e apontar 6 fatores que podem influenciar negativamente o consumidor durante o processo de compra, auxiliando, assim, no alinhamento de possíveis falhas que são prejudiciais à sua marca no cenário virtual. Continue a leitura e acompanhe.

1. Navegação lenta e/ou problemas técnicos

Uma das principais vantagens da compra pela Internet é que ela é fácil, acessível, confortável e rápida. Na prática, isso significa que, se o cliente acessar a sua loja virtual e ela não oferecer o que ele busca de maneira organizada e em um curto período de tempo, é bem provável que ele desista da compra e procure outra empresa que possa atendê-lo.

Para acompanhar se a sua loja atende com eficiência esses quesitos, procure se manter atento e acessar seu e-commerce de diferentes lugares e dispositivos, como celulares, tablets e computadores, entre outros.

A velocidade é um dos principais fatores a serem analisados e acompanhados. Um site que demora para carregar pode fazer com que os usuários desistam da navegação e, consequentemente, gere perda de negócios. A lentidão de uma página também prejudica o desempenho do seu site no Google. Isso significa que você tem menos chances de conquistar boas posições orgânicas no buscador mais usado do planeta.

2. Design ruim

O design da sua loja virtual é muito importante para a relevância dela na Internet. Isso, no entanto, vai muito além de questões somente estéticas, uma vez que não adianta nada uma loja ser visualmente linda, mas com uma navegação complicada ou pouco intuitiva.

O ideal é que o design seja o mais claro possível, para que o cliente possa encontrar o produto e as informações de que precisa de forma rápida. Caso contrário, ele pode desistir da compra.

3. Linguagem inadequada

Adotar uma linguagem adequada ao seu perfil de público é essencial para que sua estratégia atenda o foco principal de motivar o cliente a comprar e esclarecer possíveis dúvidas. 

Sendo assim, é indicado adotar uma linguagem objetiva e com informações relevantes.

Atenção também à ortografia. Erros de pontuação ou até mesmo palavras com grafia errada podem transmitir amadorismo e colocar em risco a credibilidade da sua loja de veículos online.

4. Produtos sem imagens

Inserir fotos nos produtos cadastrados é um ponto importante para quem compra um carro pela Internet, já que o cliente deseja ver o modelo do carro, detalhes sobre seu estado de conservação, etc.

Ao fotografar um novo veículo, busque um ambiente com boa iluminação, limpo e sem elementos ao fundo que chamem mais atenção do que o veículo. 

5. Falta de formas claras de contato

Por mais completas que as informações possam estar, é possível que o cliente ainda fique com dúvidas sobre o carro anunciado. Por isso, é preciso deixar as opções de contato facilmente identificáveis, como telefone, WhatsApp Comercial e e-mail de contato.

É fundamental também deixar o endereço físico em evidência porque muitas pessoas ainda preferem visitar pessoalmente a revenda depois de pesquisá-la na internet.

6. Problemas no atendimento ao cliente

Quando o atendimento ao cliente proporciona uma boa experiência de compra, a tendência é que essa compra seja efetivada e o cliente ainda indique sua loja para outras pessoas. Portanto, é indicado manter sua equipe motivada e pronta para atender cada consumidor com eficiência e prontidão.

Em relação ao atendimento, tenha cuidado redobrado com as fontes de contato. No seu site existe um botão que direciona as mensagens para o WhatsApp Corporativo? Mantenha sempre um integrante da sua equipe acompanhando as interações que chegam nesta ferramenta. 

A mesma rotina deve ser seguida com formulários que chegam no seu e-mail. Nunca deixe de responder um usuário, mesmo que o carro desejado por ele já tenha sido vendido. Em relação ao atendimento virtual, mantenha a mesma qualidade de uma visita presencial em sua revenda. 

Lembre-se também de manter salvos, de preferência em uma plataforma de CRM, todos os contatos que chegam através da sua loja virtual. O sistema do Revenda Mais possui um módulo exclusivo para esse armazenamento de dados e o funcionamento é bastante simples. 

Todos os leads recebidos são salvos, juntamente com os dados mais importantes, como veículo desejado, e-mail, telefone e data do orçamento. Desta forma, mesmo que o usuário não tenha fechado uma compra em determinado mês, a sua equipe poderá conversar futuramente para oferecer uma novidade interessante que tenha chegado à sua garagem.

Dica bônus: Atenção! Cuidado com a LGPD

Em relação ao armazenamento de dados, é importante ressaltar que toda a coleta de informações deve ser de conhecimento dos usuários no seu site.

Você provavelmente já precisou aceitar a utilização de cookies – localizada no rodapé – ao acessar um novo site ou até mesmo assinalou um formulário de contato informando que tem conhecimento que as informações serão usadas apenas para fins comerciais. 

Este tipo de aviso faz parte da adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados e é fundamental para mostrar que a sua revenda armazena e protege as informações coletadas ao longo da navegação do usuário. Para saber mais como adequar a sua loja de veículos na LGPD, acesse nosso artigo exclusivo.

Pronto: agora você já sabe mais sobre a importância de manter a credibilidade da loja online para fortalecer a marca e aumentar suas vendas. Com dedicação, uma equipe treinada e estratégias digitais adequadas, é possível alcançar bons resultados.

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