7 dicas para vender mais carros pelo celular

Como vender mais carros pelo celular?

Não só o Google prefere os sites amigáveis, mas também as pessoas. Isso significa que a oportunidade para conversões através de dispositivos móveis (celular) está em um momento favorável. Infelizmente, nem todas as lojas de veículos estão vendo percentagens elevadas devido às suas lentas abordagens e sites mal projetados.

Não deixe sua empresa perder em conversões móveis para o concorrente.

Neste post trazemos algumas dicas para você implementar e aumentar as suas vendas via mobile (celular).

vender mais carros pelo celular

1. Tenha um site responsivo

Seus clientes querem sites móveis que carreguem rápido e que sejam otimizados para visualização em dispositivos móveis. Assegure-se de que a informação crítica sobre o seu site seja facilmente acessível e navegável, com ligações claras e ícones de fácil utilização.

É importante que os clientes encontrem rapidamente a informação mais importante sobre a sua empresa em seu smartphone ou tablet. Sem um site responsivo — que se adapte a qualquer tela —, você pode perder a venda antes mesmo de ter a chance de falar com o cliente.

2. Aumente a velocidade do seu site

Não só o tempo de carregamento afeta rankings, mas um site de carregamento móvel lento afeta as taxas de conversão drasticamente. As pessoas têm pouca paciência navegando na área de trabalho e ainda menos paciência navegando no celular. Para acomodar várias redes e aumentar a velocidade geral de carga no celular, tente essas dicas:

  • Evite redirecionamentos. Cada redirecionamento pode adicionar várias idas e voltas, afetando a velocidade em redes 2G e 3G mais lentas.
  • Evite a chamada de arquivos de JavaScript e CSS no início da sua página para não “travar” o carregamento enquanto estes scripts são executados.
  • Otimize todas as imagens. Imagens de alta resolução com grandes tamanhos de arquivo significam maior tempo de carregamento. Verifique se o plug-in de otimização de imagem que você trabalha é compatível com o tema do seu site antes de instalá-lo.

3. Ofereça conteúdo relevante

Seus potenciais clientes procuram mais do que apenas o que sua empresa faz. Eles querem e apreciam conteúdo valioso e relevante. Se você pode se conectar com clientes potenciais e fornecer as informações que eles querem, você constrói a credibilidade da marca que pode resultar em vendas futuras.

4. Seja socialmente amigável

Quando os clientes atuais ou potenciais encontram um bom conteúdo online, eles tendem a compartilhar essa informação imediatamente com os outros. Isso acontece milhões de vezes por dia no Facebook, LinkedIn e Twitter. Garanta que os usuários podem facilmente compartilhar seu conteúdo, colocando ícones de mídia social em todo o seu marketing baseado na web.

5. Utilize palavras-chave

Promover uma busca inteligente é fundamental para melhorar as conversões online. Faça com que seus produtos e loja sejam fáceis de pesquisar, colocando palavras-chave importantes em primeiro lugar nos títulos de produtos, por exemplo. Uma boa dica é pensar em 10 perguntas que um potencial cliente pode perguntar e respondê-las em seu site.

6. Simplifique a navegação

Compras on-line estão se tornando mais fáceis e mais populares para os consumidores. Uma maneira de potencializá-las é simplificando o processo de contato, diminuindo o número de cliques para finalizar uma solicitação. Assim, informações do usuário serão geradas, permitindo uma rápida movimentação da equipe.

7. Aposte nas imagens de qualidade

Utilizar imagens é uma forma mais atraente para que as pessoas enviem contatos através de seus dispositivos móveis. Os usuários podem facilmente clicar na imagem para acessar a descrição completa do veículo.

E não se esqueça: utilize imagens de qualidade e de diferentes ângulos.

Várias empresas já desenvolvem sites com essas tecnologias, um exemplo é a Revenda Mais. Especialista em loja de veículos, os sites produzidos pela Revenda Mais são projetos para aumentar a conversão de visitantes em contatos através de vários formulários especialmente voltados para lojas de veículos.

Por que oferecer venda pelo celular?

Nos últimos anos as vendas online têm crescido gradativamente no Brasil. O setor teve um faturamento de R$ 47,7 bilhões em 2017, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. Só no primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% comparado ao mesmo período de 2017, com um faturamento de R$ 23,6 bilhões.

Um dos principais fatores para o aumento no faturamento do setor é o crescimento de mais brasileiros estão mais conectados à internet. Em 2018 o país teve 74% da população online, um crescimento de 6% em relação à 2017.

Outro responsável por esta ascensão no mercado é a facilidade que o consumidor encontra para pesquisar e comparar preços. Segundo um estudo realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 90% dos brasileiros costumam pesquisar preços na internet antes de comprar na loja física.

Além disso, o aumento na percepção de segurança nas compras online, comodidade e crescimento no número de usuários de internet também são responsáveis pela ascensão do e-commerce brasileiro.

Principais vantagens de vender pelo celular

Além do crescimento de usuários e das vendas online, optar por apostar em uma loja virtual também traz algumas outras vantagens:

1. Investimento baixo

Montar uma loja virtual com o estoque da loja costuma ser bem mais barato do que abrir uma loja física. Esta pode ser uma boa solução para quem deseja expandir a sua revenda de veículos, mas não quer ter todo o trabalho e alto investimento de abrir um novo ponto comercial.

A escolha por um site responsivo para loja de carros permite que o empreendedor economize com aluguéis e outras despesas, como luz e água. Além disso, a equipe necessária para cuidar do site pode ser consideravelmente menor quando comparada a do estabelecimento físico.

2. Facilidade de acesso para o consumidor

As lojas de carros que possuem presença digital têm um alcance muito maior de público.

Por exemplo, um usuário está querendo comprar um carro novo e durante a sua pesquisa de preço na madrugada de sexta, ele acaba encontrando o seu site. Na segunda, ele passa na revenda para realizar um test drive no veículo e fechar a compra. Se o comércio não tivesse operação na internet, este seria um cliente perdido.

3. Comentário de clientes satisfeitos

O comentário de um cliente satisfeito pode fazer mais diferença para o público do que alguma publicidade realizada pela loja de veículos. De acordo com uma pesquisa feita pela iPerceptions, 63% dos usuários se sentem mais encorajados em comprar em um site que apresente opiniões positivas de outros consumidores.

4. Baixo custo operacional e de manutenção

Como já mencionamos, o custo de abrir uma loja virtual é menor que os principais custos para abrir uma revenda de carros. Para manter a operação funcionando, os gastos também são menores. Não há despesa com aluguel, limpeza, comissão de vendedores e mais. O custo com manutenção também é mais baixo, sendo o principal com o cuidado e aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas.

5. Informações organizadas em um único lugar

Sabe quando o cliente chega na loja de carros e faz diversas perguntas que nem sempre o vendedor consegue responder? Essa situação não acontece em uma loja virtual. Pelo site, você pode apresentar todas as informações necessárias do veículo, como preço, modelo, marca, ano, quilometragem, fotos, valores e formas de pagamento. Assim, o cliente fica mais preparado para fechar o negócio.

Também é interessante deixar um espaço para que os clientes possam enviar possíveis dúvidas. Além de estreitar o relacionamento com os consumidores que enviaram as perguntas, a atitude garante maior confiança ao público que está visitando a plataforma e percebe que a loja está preocupada em oferecer o melhor atendimento possível.

6. Facilidade na hora de implantar ações promocionais

As ações promocionais são uma das melhores formas de aumentar o número de vendas, fazer com que o ticket médio aumente, divulgar a marca para o público e conquistar novos clientes.

Com uma loja virtual, a criação destas ações promocionais se torna mais fácil. Isso porque o site permite o controle mais efetivo nos programas de descontos e fidelização do consumidor, além de traçar um perfil do cliente que interage com sua revenda de veículos.

7. Integração com redes sociais e mais canais de atendimento

A integração com as redes sociais da marca fica muito mais fácil quando há uma versão da loja online. Isso porque basta inserir o link nas duas pontas para que elas tenham uma comunicação eficiente entre si, além de atingir quem faz compra por impulso.

Por exemplo: é feito o anúncio de um novo veículo nas redes sociais e um usuário se depara com ele no sábado à noite. Se só existe o estabelecimento físico, o cliente precisa esperar até segunda para poder passar na loja e ter maiores informações do carro. Por outro lado, se há um link para loja virtual de veículos, o cliente já tira todas as suas dúvidas e tem a opção de realizar a compra.

As redes sociais também podem funcionar como mais um canal de atendimento ao cliente. Por isso, é importante que tenha alguém responsável para responder as mensagens diariamente em todas as mídias que a marca tem presença, por exemplo, Facebook, Twitter ou YouTube.

Algumas plataformas também disponibilizam a opção de chat online ou conexão direta com o WhatsApp. Vale ressaltar que este canal de atendimento exige que alguém esteja online em todo o momento para atender o cliente imediatamente ou, em outros casos, é necessário inserir um horário de atendimento para que o cliente não se decepcione em mandar uma mensagem e não ser atendido.

Que estratégias você usa para aumentar as conversões nos dispositivos móveis? Conte as suas dicas de otimização de conversão favoritas e confira o nosso post com dicas matadoras para fidelizar clientes!

Bons negócios!

Escrito por

Revenda Mais
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Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

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