A importância de manter um bom clima organizacional na sua revenda de veículos

Manter um bom clima organizacional na sua revenda de veículos é uma base para o bom desempenho que a empresa terá. Não basta ter excelentes colaboradores, um produto de alta qualidade e uma estrutura invejável. Se o clima estiver ruim, todo o potencial da empresa despenca.

clima organizacional na sua revenda de veículos

Muitas vezes o dono ou gerente não vê que os funcionários não desempenham todo seu potencial porque o clima está ruim. Afinal, não costumam olhar a empresa do mesmo modo que os colaboradores. Por isso, a primeira lição é saber que os funcionários diagnosticarão melhor como está o clima.

Por que um bom clima organizacional na sua revenda de veículos é importante?

É visível o quanto o clima organizacional influencia na produtividade. Se algo não vai bem, a equipe passa a desacreditar no próprio potencial, o grupo fica desunido e ninguém consegue trabalhar pelo mesmo objetivo. O cenário pode piorar se conflitos surgirem, pois fatos assim desestabilizam o resultado da empresa.

Por outro lado, quando notamos que toda a equipe está motivada, significa que o ambiente está funcionando. Existem fatores ali que tornam o clima melhor, seja a conexão entre as pessoas, uma infraestrutura agradável ou a excelente liderança.

Ainda há quem acredite que o único agente motivador do funcionário é seu salário em dia. Esse erro é grave porque parte do pressuposto que o colaborador só está ali para pagar suas contas. No entanto, os trabalhadores também estão no ramo porque gostam da profissão.

Por isso, a motivação não deve ser apenas dinheiro. Você precisa levar benefícios que demonstrem que a empresa se importa. Dê recursos para cuidarem da saúde, garanta bonificação para cumprimento de metas e invista no bem-estar das família deles.

Para que os colaboradores desempenhem o trabalho ao máximo, o líder deve preparar um bom ambiente. Isso envolve múltiplos fatores, mas o principal é assumir a responsabilidade para a mudança.

A boa notícia é que existem diversas “pequenas mudanças” que influenciam positivamente no ambiente. Aplicá-las é até motivador para a gestão. Listamos abaixo algumas dicas para você melhorar o clima organizacional na sua revenda de veículos.

7 dicas de como melhorar o clima organizacional na sua revenda de veículos

1. Pesquise sobre o clima organizacional

A melhor maneira de descobrir o que os colaboradores pensam sobre o atual clima da sua empresa é realizando uma pesquisa.

Crie questionários para que respondam, de forma anônima, quais os pontos fracos e fortes da organização, e peça sugestões para melhorar. A pesquisa deve ser constante, mas se você prepara um bom ambiente e demonstra ser aberto para comunicação, o formulário não será necessário porque eles virão até você.

2. Chame a responsabilidade como um líder

O líder é como o maestro do grupo, portanto, a responsabilidade pelo clima da organização recai principalmente sobre ele. Você precisa não apenas motivar, mas enxergar o colaborador com olhar humano. Seja próximo dele e ele mesmo irá demonstrar como você pode melhorar o clima organizacional.

3. Recompense e reconheça

Recompensar os funcionários é importante. Com base nas metas, você pode melhorar a recompensa. Mas o importante é motivar com benefícios. Você pode, sim, oferecer bonificação, programas de treinamento e de saúde. Mas saiba que os benefícios que o trabalhador deseja não são apenas bens materiais ou dinheiro.

Por isso mencionamos o reconhecimento. Elogiar, dar feedback positivo e parabenizar são atos simples e fundamentais. Pode apostar: o melhor elogio que um vendedor pode receber é de seu líder. Essa satisfação não se traduz em valores monetários.

4. Melhore a comunicação

Em qualquer empresa é assim. A comunicação afeta todo o desempenho. Para melhorá-la, é preciso demonstrar clareza nos objetivos, criar relações pessoais, dar liberdade para a troca de ideias e sempre dar feedback.

Além disso, você pode criar mecanismos que facilitem a troca de informações. Uma delas é investindo em um software e fazendo encontros semanais para conversas descontraídas.

Esqueça a comunicação fria da cobrança. A comunicação do líder é humana e foca em motivação. Grande parte dos seus subordinados quer que você converse em nível pessoal com eles, que lhes dê conselhos e dicas para melhorar o desempenho.

5. Capacitação como pilar do negócio

A satisfação do funcionário também está ligada à qualidade do próprio trabalho. Portanto, quanto mais capacitado para atingir seus objetivos pessoais, mais satisfeito estará. Em revendas de veículos, a capacitação envolve treinamento em vendas, liderança, comunicação e planejamento. Então é nisso que você deve investir.

Se você entender a capacitação como pilar para seu negócio, você oferece um caminho para a evolução da equipe. Ela se torna mais autoconfiante. 

6. Crie metas humanas

O clima organizacional é melhor em um ambiente onde as metas são sempre atingidas. E “metas humanas” nada mais são do que metas alcançáveis, possíveis. Elas também devem ser claras para que todos entendam.

Quando o dono ou gerente da revenda de carros não define metas claras, ou quando estabelece objetivos inalcançáveis, a equipe já começa a trabalhar duvidando da capacidade. O resultado negativo vem e a frustração se torna geral.

As metas devem ser desafiadoras o suficiente para estimular a equipe, mas possíveis o suficiente para não gerar frustração se não alcançadas.

7. Otimize a gestão com um software para revenda de veículos

O clima organizacional na sua revenda de veículos melhora muito quando o trabalho flui. Como em qualquer empresa, o colaborador se vê frustrado diante de falhas e problemas que o impedem de desempenhar o máximo do seu potencial.

Um software de qualidade, voltado para revendas de veículos, irá otimizar e automatizar grande parte das tarefas. O seu vendedor terá as informações que precisa sobre determinado veículo rapidamente. Ele verá seu trabalho evoluir e se tornará muito mais satisfeito.

Além disso, o software é excelente para a gestão, uma vez que permite administração contábil, geração de relatórios, gestão de estoque, emissão de notas fiscais e muito mais. Se você deseja otimizar toda a estrutura da empresa e melhorar o clima organizacional na sua revenda de veículos, um sistema é fundamental.

Descubra mais baixando um dos nossos materiais!

Compartilhe!
Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários