Alugar ou comprar um imóvel comercial: confira o que vale mais a pena para a sua loja de veículos

Alugar ou comprar um imóvel comercial para abrir uma nova loja de veículos é uma pergunta comum entre os empreendedores que estão entrando neste segmento ou se tornando proprietários de um negócio pela primeira vez

Alugar ou comprar um imóvel comercial

Os dois formatos possuem vantagens e desvantagens, mas é importante analisar previamente como está o mercado automotivo e também quais são as suas possibilidades financeiras antes de fazer a escolha final.

Vantagens e desvantagens de alugar um ponto comercial

Muitas pessoas dizem que alugar um imóvel é “jogar dinheiro fora”. Esqueça esse ditado popular. O aluguel proporciona flexibilidade ao seu negócio. Aqui no blog Revenda Mais, sempre reforçamos que a boa localização é um dos principais atrativos para uma loja de veículos

Já imaginou se você compra um estabelecimento em uma região que se mostrou ruim para esse tipo de negócio ao longo dos meses? O contrato de locação torna muito mais prático fazer essa mudança de região.

Outra questão a ser levantada é a possibilidade  de usar o valor que seria investido na aquisição de um imóvel para fortalecer o capital de giro, que é o dinheiro necessário para dar continuidade ao funcionamento da sua loja.

Este capital de giro é fundamental para pagar funcionários, consertos e até mesmo adquirir novos veículos no estoque, garantindo a movimentação dos negócios.

Por outro lado, nem sempre você terá a garantia de que aquele estabelecimento físico será seu futuramente. Os contratos de locação variam geralmente de 12 a 36 meses e, ao término, é possível que o proprietário mude de ideia e decida vender este empreendimento ou até mesmo alugar para outro empresário que ofereceu um valor muito maior.

São questões a serem analisadas criteriosamente!

Vantagens e desvantagens de comprar um ponto comercial

No trecho anterior, explicamos sobre a insegurança que um imóvel locado pode trazer no término do contrato. Lembre que o mercado imobiliário é instável e sofre bastante com a especulação.

Uma região que hoje não é tão valorizada, amanhã poderá se tornar o novo point das revendas de veículos, exigindo que você desembolse muito mais no aluguel ou até mesmo concorra com outros empreendedores.

Já uma propriedade que é 100% sua não terá esse problema e sempre será de sua responsabilidade.

Toda nova loja precisa passar por reformas e melhorias, e muitas dessas mudanças valorizam o imóvel, aumentando o valor final caso você deseje vender futuramente para ampliar a sua infraestrutura ou até mesmo mudar a loja de região ou cidade.

“A aquisição do imóvel pode ser um bom negócio, se o imóvel apresentar potencial de valorização”, complementa o consultor Kenzo Otsuka.

O custo do aluguel também sofre reajuste a cada ano e, tradicionalmente, o metro quadrado dos pontos comerciais é mais caro do que os residenciais. A longo prazo, você pode acabar desembolsando um valor semelhante ao de um financiamento imobiliário.

Já a desvantagem é justamente a falta de mobilidade. Caso aquela determinada região desvalorize ao longo dos anos ou não se mostre atrativa para uma revenda de veículos, mudar de localização exigirá que você alugue o imóvel atual a outra pessoa para conseguir cobrir os custos do novo estabelecimento, e nem sempre esse processo é rápido. 

Reflexões que você deve fazer sobre alugar ou comprar um imóvel comercial para a sua loja de veículos

Como toda grande decisão empresarial, comprar ou alugar um ponto comercial exige diferentes análises antes de você realmente concretizar o negócio. 

Hoje, qual é o valor real que você teria para adquirir um imóvel? Adicione ao investimento os custos com mobiliário e reformas, como pintura, trocas de pisos, ajustes elétricos e hidráulicos, entre outras melhorias. Se o cálculo final for muito alto e exigir que você financie uma grande quantia, opte pelo aluguel até que a sua revenda esteja sólida no mercado. 

Avalie também a localização dos empreendimentos disponíveis para compra e venda. Muitas vezes, você pode encontrar algo surpreendente à venda, em uma das melhores localizações da cidade e com um preço bastante satisfatório.

Nestes casos, às vezes se arriscar vale a pena, não é mesmo?

Negociar valores é outra questão fundamental, seja no aluguel ou compra. A crise econômica, potencializada pela pandemia da COVID-19, possivelmente fará com que muitas pessoas precisem de dinheiro rápido, ocasionando o surgimento de várias oportunidades no segmento imobiliário.

Fique de olho em leilões e em sites especializados de compra e venda, como a OLX, que permitem um contato direto com estes proprietários. 

Gostaria de mais dicas para tornar a sua loja ainda mais atrativa fisicamente e digitalmente? Acompanhe o blog do Revenda Mais e continue de olho em nossas dicas.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

Compartilhe!
Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
O que você achou? Por favor, comente.x
()
x