Aplicativos para aumentar a produtividade para usar no dia a dia [Atualizado 2021]

Aplicativos para aumentar a produtividade

Ser produtivo não é fácil. Às vezes na correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de fazer coisas importantes e, se não tomarmos cuidado, tudo vai se transformando numa bola de neve sem fim. É por isso que mantermos uma boa organização pessoal e administrar bem o tempo é fundamental.

Felizmente a tecnologia é nossa aliada. Com o smartphone, conseguimos utilizar uma série de aplicativos para aumentar a produtividade e, assim, fazer mais coisas em menos tempo. Quer conhecer quais são essas ferramentas? Confira abaixo. O artigo original foi atualizado e inserimos também um novo aplicativo que vai transformar a rotina da sua loja de veículos.

1. Todoist para organizar suas tarefas

Todoist

Esse aplicativo possibilita a organização de tarefas por níveis de prioridade. Isso é muito útil, afinal, existem coisas que precisamos fazer com urgência enquanto outras podem ficar para depois. Em outras palavras: chega de pagar contas atrasadas e esquecer tarefas importantes!

Em poucos minutos, você confere tudo que está sob sua responsabilidade. É possível adicionar tarefas em questão de segundos, criar atividades com datas de vencimento recorrentes e dividir todas as pendências por categoria, por exemplo, “orçamento familiar, escola das crianças, cuidado com a casa”.

É possível ainda criar etiquetas coloridas em cada tarefa para facilitar a visualização das categorias, fazer filtros para visualizar apenas o que interessa naquele momento e ativar lembretes para não esquecer de uma atividade mais urgente.

Todoist é multiplataforma, e sincroniza suas tarefas com outros dispositivos, permitindo que você compartilhe seus afazeres — função que pode ser usada com sua família ou equipe de trabalho, por exemplo. Além disso, ele possui um design elegante, bem prático e sem distrações.

O aplicativo possui a versão gratuita, Pro e Business com valores que partem de US$3 (em torno de 15 reais mensais).

2. Evernote para suas anotações diárias

Evernote

Imagine um bloco de notas digital onde suas anotações são salvas automaticamente, sincronizadas em tempo real e ainda podem ser acessadas por meio de várias plataformas — você imaginou o Evernote, um dos principais aplicativos para aumentar a produtividade.

Você poderá organizar suas anotações em diferentes cadernos, inserir fotos, vídeos, áudios, formatar o conteúdo como preferir e compartilhá-lo com qualquer pessoa. Excelente para trabalho em equipe.

Além disso, o Evernote possui uma tecnologia que reconhece o conteúdo das fotos, assim, você consegue procurar documentos fotografados por meio da caixa de busca.

Uma das vantagens do Evernote é a sua integração com as principais ferramentas de colaboração e e-mails. É possível conectá-lo com: Gmail, Outlook, Google Drive, Slack e Microsoft Teams.

Atualmente, existem três planos: Gratuito (com limite de upload mensal de 60 mb), o Premium que possibilita fazer anotações em PDFs e criar modelos personalizados de notas, e o plano Business – este último ideal para grandes equipes porque possibilita gerenciar dados e acessos dos colaboradores, visualizar histórico de atividades e possui um alto limite mensal de upload. Os valores para contratação iniciam em R$ 9 por mês.

3. Google Agenda para não perder nenhum compromisso

Google Agenda

Todo mundo já esqueceu um compromisso importante e se arrependeu por isso. Com o Google Agenda você não terá mais esse problema: o calendário possui uma excelente interface para Android e iOS, facilita a visualização dos seus próximos eventos e te avisa sempre que algum se aproxima.

ferramenta é esperta! Quando você recebe confirmações de voos ou reservas de hotéis no seu Gmail, por exemplo, ele adiciona esses eventos automaticamente na sua agenda. Além disso, também permite configurar lembretes e é acessível por meio do computador. Tudo gratuitamente.

Outro grande benefício é a segurança destes dados: mesmo que você perca seu celular, consegue transferir os eventos para o novo dispositivo. Isso porque as informações do Google Agenda são armazenadas online em um backup muito seguro. 

4. Pomodoro Timer para aumentar a produtividade nas suas tarefas

Pomodoro Timer

Pomodoro é uma metodologia que divide o tempo das suas tarefas em intervalos de 25 minutos, seguidos por uma pausa de 5 — períodos chamados de pomodoros. Com isso, você aumenta sua produtividade, concentração e diminui as interrupções, aliviando a ansiedade de parar toda hora.

O Pomodoro Timer se baseia nesse método. Você só iniciar o aplicativo sempre que começar uma tarefa e ele te lembrará de fazer pausas nos momentos certos. Além de ser super simples e ter um design legal, o aplicativo não tem anúncios. Está disponível para iOS e Android.

Confira o resumo bastante didático sobre como o Pomodoro Time funciona:

  1. Crie uma lista de tarefas
  2. Escolha a primeira tarefa para desenvolver
  3. O Pomodoro iniciará o timer de 25 minutos
  4. Trabalhe em sua tarefa até o timer ser zerado
  5. Faça um intervalo curto (de 3 a 5 minutos)
  6. A cada 4 ciclos Pomodoro, faça um intervalo mais longo (de 10 a 30 minutos)

5. IFTTT para automatizar tarefas do dia a dia

IFTTT

Você já pensou em colocar seu smartphone para trabalhar para você? Isso é possível com um dos nossos aplicativos para aumentar a produtividade. Por meio do IFTTT você automatiza tarefas como enviar mensagem para alguém quando chegar ao trabalho, compartilhar suas atualizações do Facebook em outras redes sociais, entre inúmeras outras possibilidades.

Ele funciona com mais de 360 serviços diferentes. Você consegue baixá-lo tanto no Android quanto no iOS e há, ainda, uma versão acessível pela internet. Para quem usa Windows Phone, há versões não oficiais disponíveis na loja do sistema.

6. Dropbox para acessar seus arquivos de qualquer lugar

Dropbox

Os pendrives facilitaram muito a nossa vida, mas há maneiras ainda mais práticas de lidar com arquivos entre diferentes dispositivos. A melhor delas é o Dropbox. Funciona assim: você instala o app em todos os dispositivos que usa (iPhone e iPadAndroidWindows, entre outros) e uma pasta comum é criada em todos eles.

Todos os arquivos salvos nessa pasta serão compartilhados entre seus dispositivos e na nuvem. Salve um arquivo no Windows e automaticamente ele estará no iPhone.

Mesmo que seja um documento pessoal, atualmente é essencial armazenar os itens na nuvem. Isso porque se o seu celular for furtado ou o notebook queimar, não haverá riscos das informações essenciais no seu dia a dia serem perdidas. Tudo estará salvo – com muita segurança – em um local de fácil acesso para as pessoas autorizadas.

O Dropbox possui três planos dentro da categoria família:

Básico – é gratuito, possibilita cadastrar apenas 1 usuário e disponibiliza 2 GB de armazenamento criptografado.

Plus – 1 usuário e 2 TB (2.000 GB) de armazenamento criptografado.

Family – até 6 usuários e compartilhamento de 2 TB (2.000 GB) de armazenamento criptografado.

Os valores dos planos pagam variam de US$ 11,99 mensais até US$ 19,99 mensais.

7. Tiny Scanner

Tiny Scanner

Transforme seu smartphone em um scanner portátil. Este aplicativo, disponível na versão gratuita e Pro, possibilita tirar fotos de documentos e salvá-los como PDF de alta resolução.

Entre as funcionalidades adicionais, destacam-se:

  • Possibilidade de digitalizar em cores, tons de cinza ou preto e branco
  • As bordas da página são detectadas automaticamente
  • 5 níveis de contraste para textos monocromáticos mais nítidos
  • Definição de tamanhos de página para PDF (Carta, Legal, A4 e mais)
  • Busca rápida por título de documento
  • Proteção seus documentos com uma senha

8. 1Password

1Password

Lembrar das dezenas de senhas que compõem a nossa vida digital é sempre um desafio. Por isso, o 1Password surgiu com uma proposta inovadora: armazenar os acessos que fazem parte da sua rotina de forma muito segura. Dessa forma, você precisará apenas se lembrar de uma senha: do aplicativo 1Password.

Outras funcionalidades:

Receba alertas se as contas forem comprometidas, para que você possa alterar as senhas imediatamente.

Identifique senhas fracas ou duplicadas e os sites onde você pode ativar a autenticação com dois fatores.

Crie senhas fortes e exclusivas com o gerador de senhas interno.

Compartilhe com sua família credenciais, senhas e cartões de créditos que devem ser de conhecimento de todos os membros.

9. Aplicativo do Revenda Mais

Aplicativo Revenda Mais

Quer melhorar a produtividade e o controle em sua loja de veículos? O Revenda Mais é a solução. A plataforma foi desenvolvida para facilitar a gestão das revendas de veículos em todo o Brasil: desde o setor financeiro até o processo de avaliação de carros de terceiros.

Uma grande vantagem é que todos os dados são armazenados na nuvem. Você não precisa instalar nenhum software em seu computador. O acesso é feito por um navegador na internet, tanto no desktop quanto no seu notebook.

Porém, quando seus colaboradores não tiverem acesso a um computador, podem contar com o aplicativo Revenda Mais para acompanhar as informações mais importantes e realizar tarefas do dia a dia, como cadastrar um novo cliente no sistema.

A seguir, você acompanha os módulos disponíveis no aplicativo do Revenda Mais.

Módulo Clientes: reúne toda a etapa de atendimento. Cadastre novos clientes, inclua visitas realizadas em determinado horário e consulte os atendimentos anteriores na palma da sua mão.

Módulo Avaliação: hoje, o Revenda Mais possui dois serviços de avaliação de veículos e ambos estão disponíveis na versão mobile, tanto a avaliação simplificada quanto a avaliação PRO, que possibilita um controle mais completo dos custos do veículo e precificação.

Módulo Estoque: em poucos segundos, visualize todos os veículos que fazem parte do seu estoque. No celular, é possível também editar ou adicionar novos automóveis.

Módulo Financeiro e Emissor NF-e: acesse seu controle financeiro mesmo distante do computador. Confira notas emitidas, pagamentos recentes, entre outros dados.

Módulo CRM: todas as funcionalidades da versão web também estão disponíveis no aplicativo do Revenda Mais.

Módulo Tarefas: controle as principais tarefas da sua revenda de veículos pendentes.

Módulo Veículos à Venda: este é um módulo destinado aos vendedores, que podem conferir todos os veículos à venda naquele momento na loja.

Módulo Consultas: precisa de uma informação estratégica em poucos segundos? É só acessar, pelo aplicativo, este módulo e acompanhar detalhamento dos clientes ou dos veículos.

Agora que você já conhece esses seis aplicativos para aumentar a produtividade, descubra nossas seis dicas para otimizar o tempo na sua loja de veículos. A quinta é fundamental!

Inscrever-se
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
trackback

[…] parecer irrelevante, mas o clima organizacional interfere na produtividade da equipe. Um ambiente conflituoso, por exemplo, é extremamente desgastante, atrapalhando todo… Leia mais »

Sandra R. S. Vieira
Sandra R. S. Vieira
4 anos atrás

Oi, são muitas as dicas, mas se eu desejasse escolher um aplicativo que organizasse a minha rotina, especialmente com papéis… Leia mais »