A emissão de notas fiscais em loja de carros é um processo frequente, seja qual for o porte da empresa. Esse documento é importante para que seja possível o controle de fraudes e registro das movimentações, necessário para o monitoramento das atividades. Além disso, garante mais segurança ao consumidor em relação ao veículo adquirido por ele.

A importância de automatizar a emissão de notas fiscais em loja de carros

Quando a emissão de notas fiscais de serviços de uma empresa possui um volume pequeno, geralmente é realizada pelo portal as próprias Prefeituras Municipais disponibilizam para os contribuintes.

Mas, nos casos em que um grande volume de documentos fiscais é produzido, torna-se praticamente impossível fazer o processo manualmente sem que surjam algumas dificuldades.

Para facilitar esse processo e torná-lo ainda mais seguro, os empreendedores e seus colaboradores contam com uma alternativa acessível e que fará toda a diferença para o negócio: a emissão automática dos documentos fiscais.

Como funciona o processo de automatizar as notas fiscais em loja de carros?

Automatizar notas fiscais nada mais é do que realizar as suas emissões de maneira automática, sem que seja necessário envolver o serviço manual. Através desse método, os colaboradores não precisam digitar os dados ou utilizar sistemas das Prefeituras Municipais e das Secretarias da Fazenda.

Para implantar a emissão de notas fiscais na sua revenda de veículos de forma 100% automatizada, é necessária a utilização de um software que, integrado à outras ferramentas corporativas, coleta os dados necessários para a produção das notas, realiza os cálculos dos tributos devidos, valida o documento eletronicamente e efetua seu compartilhamento.

A nota fiscal emitida no processo de automatização conterá dados como informações sobre o veículo, dados do cliente e da empresa, registros para cálculos tributários e registros necessários para a validação da NF-e junto aos órgãos tributários.

Com a automação, é necessário somente configurar o seu perfil na plataforma com os seus dados no primeiro acesso e a ferramenta irá realizar todo o processo. Desse modo, será possível diminuir as chances de erro, otimizar o tempo e manter o armazenamento dos documentos de forma organizada.

Vantagens de automatizar a emissão de notas fiscais em loja de carros

Migrar de um sistema manual para a automatização de notas fiscais é um recurso que pode possibilitar excelentes vantagens ao estabelecimento. Confira algumas delas.

Otimização de processos

Na revenda de veículos, assim como em qualquer outro negócio, existem vários processos importantes que exigem tempo e atenção em sua execução. E, a partir dessa questão, já encontramos a primeira vantagem da emissão de notas fiscais em loja de carros de forma automática.

Com o serviço sendo realizado por um sistema, quase não há necessidade de intervenções humanas, desse modo, tanto gestores como funcionários poderão se dedicar a outras atividades essenciais nas quais sua participação efetiva seja necessária.

Devemos considerar ainda que as regras existentes tanto para a emissão, como para o recolhimento de tributos, fazem com que o tempo gasto com esses documentos esteja além do adequado, uma vez que existem muitos outros processos dentro de uma organização.

Redução das chances de erro

Preencher dados da nota fiscal incorretamente é algo que costuma acontecer dentro das empresas.

Porém, os erros que são comuns na emissão manual do documento reduzem com o processo automático. Esse cenário agrega maior credibilidade à revenda de veículos, afinal, a nota fiscal é um dos itens mais importantes no processo de compra e venda de um seminovo ou usado. Quando emitido com erros, o documento pode gerar atrasos, cancelamentos e até mesmo multas. 

Organização dos registros

Outra grande vantagem é que as notas fiscais podem ser armazenadas mais facilmente, já que a emissão automática permite um armazenamento digital.

Considerando que a legislação fiscal exige que as notas sejam armazenadas por um período de, pelo menos, 5 anos, isso ajudará a manter os documentos fiscais mais organizados, principalmente para as lojas que emitem uma quantidade significativa de notas fiscais por mês.

Facilidade na consulta aos documentos fiscais

A consulta aos documentos com a automatização da emissão das notas fiscais também passa a ser mais fácil e prática. Com o armazenamento feito de forma digital, o acesso às notas será mais rápido e descomplicado.

Quando passar a automatizar a emissão das notas fiscais?

Considerando todas as vantagens do método de automatização e os riscos de não o seguir, a menos que seu negócio de revenda de veículos emita um número mínimo de notas fiscais por dia, você precisa ter esse sistema em funcionamento imediatamente.

A emissão de notas fiscais é uma obrigação de qualquer empresa. Fazer uma emissão incorreta ou deixar de emitir o documento fiscal pode ocasionar em problemas financeiros, multas ou complicações junto aos órgãos tributários.

A automatização dos processos de emissão desse documento é uma alternativa indispensável para evitar dores de cabeça e facilitar esse trabalho tão importante e rodeado de regras e exigências.

Como automatizar a emissão das notas fiscais em loja de carros?

Como abordamos anteriormente neste artigo, é preciso contar com um software integrado para automatizar a emissão automática do documento. Nosso sistema Revenda Mais é totalmente adaptado à realidade das revendas de veículos, tornando a emissão mais prática e fácil. 

Entre as funcionalidades, destacam-se:

  • Cálculo automático dos impostos
  • Cancelamento e carta de correção
  • Envio por e-mail da NF-e
  • Envio automático da documentação à SEFAZ
  • Exportação de XML

A plataforma faz também o armazenamento na nuvem de XML e DANFE, proporcionando mais segurança às suas rotinas financeiras. Você pode consultar notas antigas rapidamente no sistema, por exemplo, selecionando a data desejada ou a placa do veículo.

Um dos nossos principais diferenciais é a qualidade no atendimento ao cliente. O suporte do Revenda Mais é altamente qualificado para solucionar suas dúvidas o mais rápido possível para que a sua operação não pare!

Está precisando de uma plataforma que, além de fazer a emissão das notas fiscais em loja de carros, também controla seus processos financeiros e estoque? Conheça hoje mesmo o sistema Revenda Mais, um software 100% online que possui emissor de NF-e, CRM, Integrador com os principais portais automobilísticos, controle de estoque e muito mais!

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é Analista de Conteúdo na Revenda Mais e responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de