Cadastro de clientes em loja de veículos: saiba como manter um bom relacionamento

Um bom cadastro de clientes pode gerar novos negócios para a sua loja de veículos.

Você tem seu negócio há 10, 20 anos, e nunca pensou em fazer um cadastro de clientes em loja de veículos por achar que os fiéis voltam e quem não voltou não interessa?

Acredite, fazer o cadastramento de clientes em sua loja de carros é mais importante do que você imagina.

Colocar o cadastramento como procedimento padrão pode trazer muito mais benefícios para a sua empresa.

Continue lendo este artigo e descubra o porquê.

Cadastro de clientes em loja de veículos

Saiba quem é seu cliente

Pelo cadastramento dos clientes no sistema para loja de veículos é possível conhecer mais a fundo quem está interessado no seu produto. Você consegue tirar informações como: porcentagem de homens e mulheres que compram seus carros, se o cliente já fez mais de uma compra com você, idade média dos consumidores e até o modelo de carro que preferem.

Estas informações são fundamentais para desenvolver estratégias de venda, e até mesmo avaliar o que será ofertado dentro da sua loja de venda de veículos.

Cadastramento normalmente gera mais lucro para o empreendedor.

O que deve constar no cadastro do meu cliente?

cadastro de clientes

Faça seu formulário com questões que o ajudem em futuras tomadas de decisões.

O cadastro não precisa ser longo, mas é muito melhor tirar dados qualitativos nesta fase do que apenas quantitativos sem nenhuma finalidade.

Separe dados como:

  • Nome
  • Sexo
  • Data de aniversário
  • Telefone
  • E-mail
  • Profissão
  • Endereço
  • Data da adesão
  • Modelo adquirido
  • Valor do ticket (gasto em cada uma das compras efetuadas)
  • Forma de pagamento

Formulários muito longos podem ser desestimulantes. O ideal é que algum funcionário da loja preencha para que o cliente não fique impaciente neste momento do processo.

Entre em contato

Você pode utilizar estes dados para fazer a gestão de relacionamento com o cliente, em um pós-venda mais elaborado, por exemplo.

O atendimento é peça fundamental para que seu cliente continue optando pelo seu serviço.

É possível enviar ofertas por WhatsApp, criar uma lista de e-mails que podem ser disparados mensalmente ou ainda entrar em contato diretamente com o cliente no dia do seu aniversário, por exemplo.

Estas atitudes que envolvem o relacionamento com o cliente acabam agregando valor e gerando confiança no relacionamento.

Pontos chaves para que sua loja seja lembrada em uma próxima compra.

Avise sobre novidades

Com a gestão de clientes para loja de veículos em dia, é possível, por exemplo, avisá-los caso haja mudança de endereço. Você também pode entrar em contato para obter feedback construtivos para o seu negócio.

Alguns clientes de lojas de carros, por exemplo, gostam de trocar o veículo cada vez que é lançado um novo. Em outros casos, o cliente prefere trocar o carro uma vez ao ano.

Existem ainda os que estão sempre procurando valores menores. E em todos estes casos, ter o cadastro do cliente para manter o contato relacionamento é fundamental.

Mantenha os dados atualizados

dados atualizados

De nada adianta fazer diversos cadastros, se ao enviar uma mensagem ou um e-mail de ofertas, os dados de contato estiverem defasados. Faça constantemente validação de e-mails e telefones para não perder tempo com contatos fantasmas.

Caso seja um retorno do cliente na loja, informe o funcionário de que este deve ser o momento ideal para atualizar os dados do cadastro.

Até mesmo porque, ao somar o valor do ticket médio utilizado pelo cliente, é possível ter uma noção de qual produto pode ser ofertado a ele e de quanto em quanto tempo.

Faça com que sua lista de contatos esteja sempre ativa

Assim como em toda relação, não manter contato com o cliente faz o relacionamento esfriar. Então, doutrine seu cliente a receber suas mensagens e e-mails de forma periódica.

No caso do e-mail marketing, por exemplo, você pode não apenas apresentar produtos, mas comentar sobre alguma informação do setor, eventos e lançamentos que irão ocorrer no período, novidades automobilísticas, etc.

Isso faz com que o cliente se mantenha interessado em receber suas notícias, estabelecendo uma relação mais segura e vendo em você um canal confiável de informações.

Efetividade nas campanhas e estratégias de venda

Este é o ponto principal da importância do cadastro de clientes em loja de veículos.

Com os dados em mãos é possível criar campanhas voltadas exatamente para o público que está acostumado a fazer as compras com você. O que aumenta exponencialmente as chances do fechamento de um novo negócio.

Todas as datas comemorativas podem ser aproveitadas para estreitar a relação entre a loja e o cliente, por exemplo: Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Amigo, Dia do Cliente, Black Friday, Natal, entre outras datas fortes para o comércio.

Basta criar promoções específicas e lançá-las ao público ideal, retirado da triagem do cadastro.

Possibilidade de indicação de clientes

Um cliente fidelizado em sua loja de veículos pode voltar a fazer novos negócios e também abre portas para a indicação de clientes.

Se sua loja mantém uma comunicação ativa e personalizada, aliada ao bom atendimento e pós-venda, esse cliente vai lembrar de você mesmo que não precise trocar de carro no momento. Ele pode, por exemplo, lembrar de você quando um amigo estiver procurando adquirir um novo veículo.

Então, além de fiel, este cliente vai gerar uma nova possibilidade de venda, que já virá com uma relevante carga de confiança.

Um cadastro de clientes feito de forma simples, porém eficiente, pode mudar a cara do seu pós-venda, aproximar o cliente e ainda gerar novos negócios.

Não deixe de investir neste simples processo durante o fechamento dos negócios.

Engaje os clientes interessados e estique o desejo de compra daqueles que se abriram para receber notícias sobre o seu negócio. Sua comunicação fará diferença em seus resultados. Invista.

Esperamos ter ajudado a retirar suas dúvidas sobre a importância de fazer o cadastro de clientes em sua loja de veículos.

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