Carros parcelados na promissória: o que é nota promissória, suas vantagens e como usar

Entenda como a venda de carros na promissória pode potencializar os seus negócios

A venda de carros parcelados na promissória é uma ótima oportunidade para fechar um negócio. A nota promissória funciona como uma promessa de pagamento que é feita pelo próprio devedor, que se obriga dentro de um prazo realizar o pagamento do valor do veículo fixado. Para a loja de carros essa se torna uma maneira a mais do cliente fechar a compra e funciona basicamente como um financiamento feito pelo próprio consumidor.

Neste post você vai entender mais sobre a famosa nota promissória e como ela funciona em revendas de veículos.

Carros parcelados na promissória

O que é nota promissória?

A nota promissória é um título de câmbio autônomo que dá ao emissor uma obrigação direta de pagar o valor correspondente que está no documento. Basicamente ela funciona como uma promessa de pagamento, seria como “vender fiado”, mas da maneira correta e formalizando a obrigação oficial. A nota promissória para veículos é feita por um devedor ao beneficiário, e para cobrá-la não é necessário Nota Fiscal caso a cobrança seja feita no prazo descrito.

Para emitir uma nota promissória são necessários duas partes, sendo elas, o emitente ou subscritor (devedor), que é responsável por criar a promissória no meio jurídico, e o beneficiário que será o credor do título.

A partir do momento que ela é emitida o próprio devedor passa a ter um título de crédito e caso ele não pague em seu vencimento, a nota poderá ser protestada, dando liberdade ao beneficiário efetuar a cobrança judicial, que acontece por meio da ação cambial que é executiva. Porém, o mesmo só pode agir em juízo caso o processo seja representado por um advogado legalmente habilitado.

Em casos de valores menores que 20 salários mínimos, não é necessário advogado, basta procurar um Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas).

A nota promissória está na lei?

A nota promissória nada mais é que uma promessa de pagamento de uma certa quantidade de dinheiro ou até mesmo a entrega de algo, como um carro, determinado por um prazo para o pagamento. Mediante o preenchimento dos requisitos legais para validade, ela passa a ser válida.

A nota promissória para loja de veículos está prevista na Lei Uniforme de Genebra, e no Brasil é regulada pelo decreto 2.044, de 31 de dezembro de 1908, e pelo decreto n. 57 663. de 24 de janeiro de 1966, artigo 75 em diante.

Quais são os requisitos necessários para uma Nota Promissória?

Para realizar uma nota promissória alguns requisitos são necessários, são eles:

  • A denominação “nota promissória” lançada no texto do título.
  • A promessa de pagar uma quantia determinada.
  • A época do pagamento, caso não seja determinada, o vencimento será considerado à vista.
  • A indicação do lugar do pagamento, em sua falta será considerado o domicílio do subscritor (emitente).
  • O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga a promissória.
  • A indicação da data e do lugar onde a promissória é passada, em caso de omissão do lugar será considerado o designado ao lado do nome do subscritor.
  • A assinatura de quem passa a nota promissória (subscritor).
  • Não conter rasuras, pois a nota perde o valor.
  • A prescrição da nota promissória para venda de carros de três anos do credor contra o emitente e o respectivo avalista e, de um ano, a ação do portador contra o endossante.

Carros parcelados na promissória 

Atualmente diversas revendas utilizam o financiamento próprio de veículos no momento da venda, que é uma ótima maneira de utilizar o capital próprio para financiar carros e aumentar as possibilidades de venda devido o facilidade no pagamento.

Existem diversos tipos de financiamentos próprios e um deles é feito com a nota promissória. Essa negociação é feita pela própria concessionária junto ao vendedor, pois ele é responsável em informar ao cliente quais são os passos a serem seguidos antes da compra financiada.

Ao optar pela venda de carros na promissória, a loja ganha e o consumidor também. Como não é preciso ter todo o valor em mãos para a compra do veículo, o cliente pode dar uma entrada para a abater do valor a ser financiado, abaixando as parcelas e diminuindo o tempo para pagar. E caso o cliente não pague, a loja de carros pode acionar a justiça para receber seu valor.

Como fazer o parcelamento de um veículo na nota promissória?

Para o caso do pagamento parcelado, o devedor deve emitir uma nota promissória para cada parcela, contendo o valor exato a ser pago e a data de vencimento. Diferente do cheque, a nota promissória possui uma relação direta entre o credo e o devedor, e a confecção deve ser realizada pelo devendo, de acordo com os requisitos mínimos.

A única atenção que deve-se ter no momento do preenchimento, é colocar o número correspondente a parcela.

Vale lembrar que o devedor deve assinar em todas as notas.

Quais as vantagens em parcelar um veículo com nota promissória?

Além de tornar o processo de compra muito mais prático para o cliente, você tem muito a ganhar ao realizar a venda de veículos através da nota promissória.

Garantia de recebimento

Caso a nota a não seja paga, você pode realizar o protesto em cartório. Esse é o meio mais ágil para receber o valor que foi acordado, isso porque esses órgãos que estão ligados ao Poder Público possuem um amparo fiscal, garantindo que você receba o valor que está pendente.

A dívida permanecerá até o pagamento

Caso o devedor não faça o pagamento, ocorrerá a negativação de crédito junto aos órgãos como o SPC, fazendo com que o devedor realize o pagamento da dívida e evite problemas pessoais.

Segurança jurídica

Como a nota promissória é algo legal no Brasil você pode realizar a venda através dela sem preocupações. É mais facilidade para seu cliente e a garantia de receber o valor acordado.

Como a Revenda Mais pode te ajudar?

Para tornar o processo de venda de carros na promissória mais fácil, você pode contar com o sistema da Revenda Mais. O sistema possui mais de 20 relatórios disponíveis para facilitar a rotina das lojas de carros e armazena as informações de maneira segura, deixando-as disponíveis a qualquer momento.

Carros parcelados na promissória: o que é nota promissória, suas vantagens e como usar
5 (100%) 2 votos

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de