Quais os principais CFOPs usados em lojas de veículos?

Entenda o que é o código CFOP e quando ele é usado em notas fiscais

Atualmente o Brasil está entre os países com mais alta e mais complexa legislação tributária do mundo. E nesse momento é fundamental entender como utilizar o código CFOP na nota fiscal. Por isso se você ainda tem dúvidas e fica perdido no meio de tantos conceitos, saiba como emitir uma NF-e na venda de carros e quais os principais CFOPs utilizados em lojas de veículos.

CFOPs usados em lojas de veículos

O que é CFOP?

A sigla CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias, seja ela estadual ou interestadual. O CFOP funciona como um código numérico que identifica a natureza da circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço de transportes. Para a verificação desses dados, o governo utiliza a tabela CFOP. Por meio dela, é possível saber se será definida a operação fiscal que terá que recolher impostos ou não e seu código deve estar indicado obrigatoriamente em todos os documentos fiscais da empresa quando houver entradas e saídas de mercadorias, bens e aquisição dos serviços como Notas fiscais; Livros fiscais; Arquivos magnéticos;  Conhecimentos de transportes e outros exigidos em Lei.

Qual a importância do CFOP?

O código CFOP é necessário para garantir mais transparência nas operações de compra e venda das empresas ao Fisco, permitindo que a cobrança dos tributos aconteça de maneira correta. Entretanto, há outra importância fundamental do uso do código e ela está relacionada ao seu grupo. Com uma visualização diferenciada, você pode ter uma melhor gestão empresarial, possibilitando manter o controle do número de pedidos e reduzindo o risco de perdas.

Por mais que seja um processo burocrático, você pode aumentar a garantia de sucesso com o preenchimento da nota fiscal, otimizando o serviço prestado e conciliando esta etapa no processo administrativo juntamente com a prestação de serviços.

No momento de preencher a nota fiscal é importante realizar o preenchimento correto do CFOP. A ausência de informações pode ocasionar a rejeição da nota fiscal eletrônica e trazer retrabalho à loja de veículo.

Para não ocorrer nenhum erro, antes de inserir o código CFOP na NF-e é necessário saber quais são suas utilidades. Há vários tipos de CFOP e cada um deles normalmente é composto por quatro dígitos, que estão divididos em duas partes:

  • Prefixo (primeiro dígito): denomina a natureza da operação — entrada ou saída de mercadorias;
  • Sufixo (demais dígitos): determina o código de situação tributária — relação com o ICMS.

Quais são os principais CFOPs utilizados em lojas de veículos?

A tabela CFOP é uma lista completa com todos os códigos, que pode ser consultada diretamente no portal do Ministério da Fazenda, que é estabelecido pelo Convênio S/N de 1.970. Atualmente são mais de 555 códigos CFOP que estão disponíveis. Porém, alguns deles são mais utilizados e é importante você saber quais são eles.

Códigos usados nas operações de compra e venda de veículos:

1102 Compra de veículo próprio-estadual
1113 Compra de veículo anteriormente consignado-estadual
1202 Devolução de Venda
1912 Entrada de Demonstração
1917 Entrada de veículo consignado estadual
2102 Compra de veículo próprio-interestadual
2113 Compra de veículo anteriormente consignado-interestadual
2202 Devolução de Venda Interestadual
2917 Entrada de veículo consignado interestadual
5102 Venda de veículo próprio-estadual
5115 Venda de anteriormente consignado-estadual
5152 Transferência de Mercadoria
5202 Devolução de venda-estadual
5411 Devolução de Compra
5912 Remessa de Demonstração-estadual
5913 Retorno de Demonstração-estadual
5918 Devolução efetiva de veículo consignado-estadual
5919 Devolução de consignado p/ venda posterior-estadual
6102 Venda de veículo próprio-interestadual
6115 Venda de anteriormente consignado-interestadual
6152 Transferência de Mercadoria Interestadual
6202 Devolução de venda-interestadual
6411 Devolução de Compra interestadual
6912 Remessa de Demonstração-interestadual
6913 Retorno de Demonstração-interestadual
6918 Devolução efetiva de veículo consignado-interestadual
6919 Devolução de consignado p/ venda posterior-interestadual

Nesse momento, contar com a tecnologia é uma ótima escolha. Como a quantidade de informações é muito grande, optar por um emissor de nota fiscal pode garantir mais eficiência, otimização de trabalho e o aumento do lucro nas lojas de veículos.

Prefixos do CFOP e suas aplicações

É muito importante saber quais são os prefixos do CFOP para indicar de forma correta o código no momento de emitir a NF-e. São eles:

1 – Entrada de mercadoria ou aquisição de serviços de dentro do estado;

2 – Entrada de mercadoria ou aquisição de serviços de fora do estado;

5 – Saída de mercadoria ou prestação de serviços para dentro do estado;

6 – Saída de mercadoria ou prestação de serviços para fora do estado;

Como evitar erros no preenchimento do código CFOP na nota fiscal

A emissão da nota fiscal com CFOP é um grande reforço na gestão fiscal da sua empresa e um compromisso que todo dono de loja de carros deve ter. Com a emissão correta você deixa sua revenda em dia com a legislação brasileira atual. E para evitar que erros aconteçam e você ganhe mais velocidade em sua operação, é importante que os responsáveis pelas notas fiscais da loja de carros saibam os códigos da tabela CFOP mais utilizados nas compras e vendas de veículos.

Para facilitar o processo, você pode contar com um sistema para loja de veículos. Com o Revenda Mais, a emissão é facilitada e rápida, já que o sistema traz os principais códigos listados na plataforma, basta o lojista selecionar o que mais se enquadra na emissão do documento. Em caso de dúvidas, consultar o seu contador.

Invista no seu negócio

Um dos principais motivos para o fechamento das empresas é a má gestão fiscal e a falta de conhecimento. Por isso, é crucial pensar no planejamento e na gestão fiscal de sua loja de carros. Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o código CFOP e sabe a importância do seu uso, potencialize sua revenda de veículos com um sistema para loja de veículos. Com ele você possui o controle total sobre sua gestão financeira e pode aumentar de maneira fácil e segura o sucesso da sua empresa. Invista no seu negócio, entre em contato com o Revenda Mais clicando aqui e conheça os benefícios para sua loja de carros.

Quais os principais CFOPs usados em lojas de veículos?
5 (100%) 2 votos

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Juscelino Carvalho Autores recentes de comentários
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Juscelino Carvalho
Visitante
Juscelino Carvalho

Só vale salientar que, em questão de regime tributário, a opção pelo SIMPLES NACIONAL, para as revendas de veículos, não… Leia mais »