A importância do checklist na entrega do veículo vendido: veja os benefícios e o que não pode faltar

Saiba o que é importante verificar na entrega do veículo vendido

No momento da entrega do veículo vendido é importante que tudo esteja em acordo com vendedor e comprador. E um dos passos fundamentais para esse momento é o checklist. Saiba a importância do checklist na entrega do veículo e as vantagens para sua loja de carros.

entrega do veículo vendido

A importância do checklist

Os checklists são etapas indispensáveis para loja de carros. Eles proporcionam a garantia necessária tanto para o cliente, quanto para a empresa.

E para que tudo saia de forma profissional, é de extrema importância realizar uma lista de conferência bem formulada para verificar todos os itens de segurança e manutenção dos veículos, evitando futuros problemas.

Além disso, um bom checklist transmite confiança para os clientes, pois é a imagem da loja que eles irão se lembrar.

A verificação pode ser feita pelo vendedor de carros responsável juntamente com o comprador, assim ambos checam os pontos, documentação, os itens de segurança, as datas das últimas manutenções, estado de conservação, entre outros fatores.

Por meio da conferência é possível constatar possíveis irregularidades e providenciar soluções antes da entrega do veículo distribuindo as responsabilidades.

Quais são os benefícios do checklist para a loja de veículos?

Realizar o checklist durante a entrega do veículo gera diversos benefícios, tanto para o motorista quanto para o vendedor de carro.

Vamos listar abaixo 5 principais benefícios do checklist:

1. Mais segurança

Ao realizar a checagem completa do veículo, vendedor e comprador entram em comum acordo a respeito do veículo e colocam em contrato todas as características necessárias, proporcionando mais segurança na negociação.

2. Redução de custos

Antes da entrega do veículo vendido, a loja de carros faz a conferência e coloca em contrato as responsabilidades do comprador e da concessionária, reduzindo custos para ambas as partes.

3. Controle operacional da frota

Através da checagem é possível saber quais são os veículos à venda que apresentam algum tipo de problema, permitindo que o reparo seja feito ou repassado ao comprador. Assim, ele estará pronto para a venda mais rapidamente e as responsabilidades divididas.

4. Assertividade

O checklist permite que o vendedor de carros realize as tarefas passo a passo, não deixando nenhum item de lado. A verificação faz com que a entrega do veículo vendido tenha mais assertividade e diminua os problemas futuros.

5. Rapidez

Com a checagem, o processo de entrega do veículo se torna mais fácil e rápido. Afinal, com os itens preenchidos na lista as partes envolvidas sabem o que precisa ser feito, seja uma documentação faltando, reparo ou até mesmo a limpeza.

O que não pode faltar no checklist?

Além dos pontos essenciais no contrato de compra e venda de veículos, o checklist de entrega do veículo vendido também deve conter obrigatoriamente algumas informações para que ambas as partes tenham a garantia de estarem fazendo um bom negócio.

Entre os itens primordiais destacamos:

Documentação necessária

  • Nota fiscal original da revenda, emitida pela concessionária ou pelo fabricante;
  • Decalque do chassi e motor;
  • Formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), disponível nos sites dos Detrans de cada Estado;
  • Comprovação de pagamento do veículo;
  • Contrato de compra e venda de veículo;
  • Comprovantes de pagamento do primeiro registro e do emplacamento.

Informações básicas sobre o veículo

  • Componentes (filtro de óleo, ar e combustível, freios, etc.);
  • Pneus, estepe, chave reserva, macaco, etc.;
  • Modelo e ano do veículo;
  • Estado dos acessórios.

Como sua loja de veículos realiza o controle de informações sobre os veículos?

Com um software exclusivo para loja de veículos, você tem uma plataforma única com um sistema de gestão, emissor de notas fiscais eletrônicas, integrador web, hospedagem do site e ainda pode cadastrar os veículos à venda e inserir todas as informações pertinentes a ele no sistema de forma segura e prática

Para saber os benefícios que sua loja de carros pode ter, clique aqui e cadastre-se gratuitamente para receber uma demonstração do sistema.

A importância do checklist na entrega do veículo vendido: veja os benefícios e o que não pode faltar4 min read
5 (100%) 2 votos

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de