Checklist para compra e venda de motos – Com modelo gratuito para você baixar

Tudo o que uma loja de veículos precisa checar na hora de comprar e vender uma moto.

Checklist para compra e venda de motosPara garantir a satisfação de seus clientes e evitar problemas futuros, a sua loja precisa ter alguns cuidados antes de comprar e vender um veículo. Quando falamos de motos, alguns  itens principais devem ser observados no checklist.

Leia abaixo quais são e como se prevenir na hora de vender ou comprar uma moto. No final deste post você também encontra um Checklist para Motos para baixar gratuitamente.

1. Consulte a documentação

Antes de comprar ou colocar a moto à venda, confira a situação do veículo perante ao DETRAN do estado. Com o número do Renavam é possível verificar se há multas não pagas, alienação e confirmar os dados do proprietário anterior. Essa é uma das checagens essenciais na venda de carro ou moto.

2. Verifique a mecânica

Garantir que a parte mecânica esteja em dia é fundamental. É importante que um mecânico de confiança, da sua loja ou terceirizado, faça a revisão dos principais itens. Com a manutenção da moto em dia, você consegue cobrar por um preço melhor na hora da venda.

3. Verifique também o óleo

Além de deixar a mecânica em dia para a venda, também é importante trocar o óleo por um novo e garantir a qualidade do motor. É comum que, por economia, donos de veículos optem por completar o nível de óleo ao invés de trocá-lo. Isso faz com o que o óleo engrosse e perca as suas características lubrificantes.

4. Aparência das pedaleiras, manoplas e manetes

Confira como estão as condições de uso das pedaleiras, manoplas e manetes – componentes onde tocam as mãos e pés do motociclista. Pequenos arranhões e ralados são comuns nesta área, especialmente se o veículo tiver uma quilometragem mais alta.

Tome cuidado com manoplas muito raladas e manetes com ponta torta, já que essas situações indicam tombo. Quanto mais bem cuidada, melhor vai ser a valorização do veículo na hora da venda.

5. Fique de olho nos comandos

Outros componentes que devem ser avaliados antes de colocar a moto à venda são os comandos de direção. Embreagem muito dura, por exemplo, é indicação de fim de vida útil do veículo.

6. Muita atenção para o painel e sistema elétrico

O painel e sistema elétrico da moto também devem ser revisados com bastante cuidado. Ao ligar o veículo, é comum que todas as luzes alerta acendam. Quando uma delas falha ou então fique acesa o tempo todo, é sinal de que há algum problema na parte eletrônica ou mecânica, como o motor.

7. Acessórios também devem ser verificados

Baús, bauletos, bolsas laterais, espelhos e guidões são alguns dos acessórios mais comuns instalados na moto. Com o objetivo de deixar o veículo mais prático, quando estão em boas condições estes acessórios podem aumentar o valor de venda da moto.

Verifique as condições e substitua sempre que for possível os mais danificados, isso gera confiança por parte do comprador e maior valor de venda.

Com o checklist feito, chegou a hora de colocar a moto para a venda. Vale ressaltar que quanto mais bem cuidada e o estado que estiver o veículo, melhor é o preço que a loja pode cobrar pela sua venda.

Faça o download grátis do Checklist para Motos.

Escrito por

Revenda Mais
Revenda Mais
Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de