Aprenda o que é, como calcular a margem de lucro de uma loja de veículos e os erros a se evitar no cálculo.

Calcular a margem de lucro de uma loja de veículos ou de qualquer outro segmento é sempre um desafio, principalmente para empreendedores inexperientes. De forma geral, o lucro é o retorno positivo que sua empresa obteve em determinado período.
Por exemplo, se você comprou um carro por R$ 10 mil e vendeu por R$ 15 mil, teoricamente seu lucro será de R$ 5 mil. Mas a questão é que este cálculo não é tão simples porque você teve gasto com manutenção, limpeza e precisou pagar o salário dos vendedores responsáveis por esta venda. Logo, o seu lucro real é muito menor.
O que é a margem de lucro de uma loja de veículos?
Prepara-se para fazer cálculos! Conforme explicamos no começo da reportagem, o lucro é a diferença entre o faturamento recebido com as vendas em relação aos custos para executar esta venda. Já a margem de lucro é o percentual da relação entre lucro e receita total.
Para que a sua margem de lucro se mantenha alta, ou seja, o valor que você receberá do cliente seja muito maior do que suas despesas, negocie com quem está oferecendo o carro para revenda.
No segmento de veículos usados, o segredo para ter uma boa margem é na aquisição do modelo, afinal, na venda os preços são sempre semelhantes e dificilmente ficam muito distantes do sugerido na tabela FIPE. Por isso, ser reconhecido no mercado auxilia, e muito, atrair pessoas que precisam quitar uma dívida, por exemplo, e aceitam baixar o valor do automóvel.
Evite erros ao calcular a margem de lucro
Nem sempre o automóvel recém-chegado na sua garagem estará com uma aparência excelente. O erro mais comum dos novos empresários é deixar de lado estes gastos necessários para a manutenção dos veículos, que possibilitam futuramente aumentar o preço de venda. Custos com polimento, lataria, mecânico e higienização devem constar no seu cálculo de lucro.
Ah, e leve em conta também o tempo.
Não adianta ter uma margem lucra boa somente após um ano. Isso é extremamente perigoso e pode deixar a sua empresa no negativo. Uma margem de lucro boa é obtida em um curto espaço de tempo.
Um caso específico para calcular a margem de lucro de uma loja de veículos é em relação às revendas que possuem parcerias com financeiras e bancos, recebendo comissão por cada financiamento fechado. Nestes casos, não esqueça de calcular esta comissão.
O mesmo vale para quem oferece serviços de despachante. Eles ajudam a aumentar o retorno financeiro da sua empresa.
Calcule também:
- Impostos sobre faturamento
- Gastos com publicidade para comercializar o carro, como anúncios no Google Ads e contratação de fotógrafo profissional
- Manutenção do estabelecimento
- Despesas com folha de pagamento
- Comissão para os vendedores internos
Gostou dessas dicas? Agora, é importante também você saber precificar o carro usado para revenda. No blog da Revenda Mais, você encontra estes e outros assuntos que auxiliarão o seu dia a dia como empresário no segmento de automóveis.
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- Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 6000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.
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