Como contratar um bom vendedor para loja de veículos?

Saiba quais sinais prestar atenção na hora de contratar um bom vendedor de carros para a sua loja de veículos.

Como contratar um bom vendedor para loja de veículos

A loja de veículos está crescendo e chegou o momento de ampliar a equipe de vendas. O que prestar atenção na hora de contratar um bom vendedor? Existe um perfil ideal? Como identificar as competências na entrevista? Conheça as respostas dessas perguntas abaixo e tenha uma equipe de vendas matadora.

O perfil ideal do vendedor de carros

Assim como as lojas de veículos são diferentes, o seu vendedor ideal também vai exigir competências diferentes. Por isso, é essencial que a loja saiba o que procura no profissional e assim determinar quais são os pré-requisitos para a contratação.

Quando o profissional atende as características exigidas, a loja precisa oferecer uma função em que essas qualidades sejam demandadas, ou corre o risco do vendedor de carros ficar desmotivado, e isso impacta diretamente no sucesso das vendas.

Como identificar o perfil ideal?

Para identificar qual perfil a loja procura, comece fazendo uma lista de todas as tarefas que esse funcionário vai ter que desempenhar. Para fazer essa lista, estude como funciona o processo de vendas da empresa e o que se espera do profissional em cada uma delas.

Por exemplo: se o funcionário vai precisar registrar dados em um sistema de gestão para loja de veículos, organização, atenção e habilidade com sistema de gestão são requisitos necessários. Se ele precisa passar informações técnicas do carro ao cliente, ser detalhista é essencial e por aí vai.

Relacione cada uma das tarefas que o funcionário vai desempenhar com uma qualidade que acredita ser necessário para desenvolvê-la. No fim da lista já é possível ter uma boa ideia das características necessárias que o vendedor precisa para a loja.

Como escolher um bom vendedor de carros?

Depois de definir qual o perfil ideal do vendedor para a sua loja, o próximo passo é encontrar profissionais que estejam de acordo com essas características. Não descarte um candidato que não tenha experiência anterior em vendas. Primeiro verifique se ele já teve oportunidade de desenvolver as qualidades que procura.

Para identificar o melhor candidato, a empresa pode solicitar além das entrevistas alguns testes específicos para testar as características que procura.

Mapeando as competências

Mesmo depois da contratação, a busca pelas competências desejadas não deve acabar. Dificilmente a loja vai conseguir contratar um vendedor que tenha 100% dos pré-requisitos, alguns passam com 60%, outros com 80%. O importante é que a empresa continue investindo em montar uma equipe que atenda todas as características.

Para isso, o gestor deve mapear as competências da equipe atual e identificar aquilo que ainda pode ser desenvolvido. Para acompanhar o desempenho do novo funcionário, estabeleça alguns indicadores de qualidade e avalie periodicamente o seu sucesso e pontos que ele precisa melhorar, além de oferecer programas de bonificação e comissão.

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