como fazer o cliente vender por você

Ser empreendedor não é uma tarefa simples, não é mesmo?

Ter o próprio negócio exige muita dedicação e extensos conhecimentos sobre a fidelização de clientes e, com isso, descobrir como fazer o cliente vender por você.

Afinal, sem eles, sua empresa não é capaz de prosperar.

Nesse contexto, bons empreendedores lucram com a famosa propaganda boca a boca. Quando um comprador indica sua revenda para os amigos, familiares e colegas, trata-se de um grande sinal de reconhecimento do seu trabalho.

Mas você sabe como fazer o cliente vender por você? Veja as nossas dicas e conquiste seu público, multiplicando o alcance da sua empresa por meio deles! Acompanhe.

Como fazer o cliente vender por você?

1. Preze pela qualidade dos produtos

Com certeza, a característica que os compradores mais buscam é essa! Se você oferece apenas produtos de alta qualidade, esse será um diferencial quando alguém pedir indicações para o seu cliente.

Em uma revenda de carros, é fundamental apresentar o estoque sempre limpo e bem cuidado. Revise todos os veículos com atenção e resolva qualquer problema antecipadamente.

Se possível, garanta que todos os automóveis à venda sejam periciados e vistoriados. Certifique-se de oferecer sempre as melhores opções. 

E nunca, em hipótese alguma, minta nos anúncios.

O veículo é originado de um leilão? Deixe essa informação visível em todas as suas publicidades. O carro já sofreu acidente? A situação também deve ser divulgada.

Transparência é tudo para você se sobressair entre a concorrência.

2. Preste um bom atendimento

Isso é indispensável! A qualidade nos produtos e no atendimento são os pontos mais exigidos pelos clientes atuais. Não adianta você ter um ótimo estoque se os compradores não se sentirem bem atendidos.

A simpatia e a competência na venda são habilidades que alavancam os lucros de qualquer empresário.

Prestar um serviço impecável é primordial para se destacar perante a concorrência. Por isso, garanta que o seu cliente seja bem atendido — mas cuidado para não cair em exageros e se tornar um vendedor chato, combinado?

Entre as características de um bom vendedor, destacam-se:

  • Ter conhecimento técnico aprofundado do produto à venda
  • Entender o público-alvo da loja de veículos e saber abordá-lo
  • Não ser agressivo ou excessivamente insistente
  • Ter uma boa oratória e conseguir, de forma objetiva e clara, mostrar os diferenciais do produto e como ele beneficiará a rotina do comprador
  • Saber ouvir o cliente, seus anseios, medos e objetivos com a compra do veículo
  • Ter persistência também é fundamental, mas é importante entender a diferença entre persistência e insistência exagerada

Um bom atendimento vale, inclusive, para os meios digitais.

Se a sua empresa está presente nas mídias sociais, WhatsApp e possui formulários de contato no site, precisa ter atenção redobrada para oferecer um rápido retorno e não deixar a concorrência passar na frente.

Nestes canais, mantenha sempre a cordialidade e escreva de forma gramaticalmente correta (evitando gírias ou excesso de pontuação). Assim, transmitirá profissionalismo e confiança.

Lembre-se também de acompanhar seus clientes no pós-venda.

Aplicar uma Pesquisa de Satisfação é uma ótima técnica para entender quais pontos podem ser melhorados e quais são o grande forte da sua revenda.

3. Tenha um ambiente agradável

Preparar um local acolhedor para receber as pessoas é muito importante. Hoje em dia, os clientes prezam bastante pelo conforto.

Quem não gosta de entrar em um ambiente agradável?

Mantenha sua loja limpa e bem decorada, com temperatura agradável e sem barulhos incômodos.

Procure também disponibilizar água mineral, café (ou chá) e alguns petiscos, como bolachinhas, transmitindo assim uma sensação de cuidado ao novo consumidor.

Ser recebido em um local confortável e bonito é um diferencial que facilita a venda e que faz o cliente guardar sua loja na memória.

4. Coloque a felicidade do cliente em primeiro lugar

Para um empreendedor de sucesso, esse é o segredo. Você sabe que o cliente é quem gera o retorno do seu trabalho, portanto, a satisfação dele deve ser o foco da empresa.

Busque conhecer os desejos dos clientes e coloque-se à disposição para realizá-los. Invista na relação com eles!

Esclareça suas dúvidas, ofereça todas as informações sobre os produtos e busque as melhores opções para o perfil de cada comprador.

Uma excelente maneira para se antecipar às necessidades dos clientes é por meio de uma ferramenta de CRM. Aqui no Revenda Mais, desenvolvemos uma plataforma 100% online e adaptada para a realidade das lojas de carros.

Em um mesmo lugar, você e sua equipe podem cadastrar dados como: data de aniversário do consumidor, data de aniversário da última compra, data que o financiamento contratado acaba, além de várias outras informações úteis, como veículos de interesse.

É possível ainda colocar anotações que possam ser valiosas em uma nova abordagem comercial.

Esses dados ficam salvos no CRM com muita segurança e podem ser acessados pelos seus vendedores para gerar negócios com sua atual carteira de clientes e leads.

Já imaginou que fácil vai ser oferecer um novo veículo naquele momento que o consumidor está pensando em trocar de carro?

5. Crie um programa de indicações

Já pensou em oferecer vantagens para clientes que indicarem seu serviço para outras pessoas?

Funciona da seguinte forma: se alguém realizar uma compra por indicação de outra pessoa, a loja premia quem indicou.

Os compradores serão estimulados a fazer propaganda da sua loja entre os amigos e familiares. Essa é uma ótima estratégia de como fazer o cliente vender por você!

Por exemplo, se cada cliente indicado fechar uma compra, a pessoa que indicou receberá um serviço mecânico gratuito ou uma higienização completa em um lava-car parceiro da sua loja.

O custo dessa ação para a sua revenda será baixo e o retorno bastante interessante.

Aproveite as mídias sociais e o site da sua loja para divulgar as regras desse programa de indicação para loja de carros.

6. Divulgue depoimentos dos clientes

Quando as pessoas procuram por um serviço, gostam de ler a opinião de quem já foi atendido pela empresa.

Divulgar a satisfação dos seus clientes é um marketing muito positivo para você. Que tal disponibilizar textos e vídeos nas redes sociais da loja?

Essas foram 6 dicas práticas e eficientes sobre como fazer o cliente vender por você.

Prestando um serviço de qualidade, você fortalece sua marca no mercado e garante que os clientes indiquem a loja para outras pessoas!

Quer conhecer outras maneiras de encantar o cliente?

Então, continue aqui no blog e veja como realizar um bom pós-venda!

Inscrever-se
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
trackback

[…] especiais e até financiamentos sem entrada para serem pagos com os rendimentos dos motoristas. Isso vai motivar a compra do… Leia mais »

trackback

[…] o atendimento ao cliente proporciona uma boa experiência de compra, a tendência é que essa compra seja efetivada e o… Leia mais »