Como funciona a perícia de veículos e porque ela é importante para a sua loja

Saiba o que é perícia de veículos e como ela é feita corretamente

Lojas de veículos lidam com uma grande movimentação de carros e também de documentos, por isso todas as atividades devem ser feitas com precisão para evitar possíveis erros e perda de dinheiro. Uma das formas de garantir um bom desempenho na venda de veículos é realizar a perícia veicular em todas as negociações.

Entenda o que é e como funciona a perícia veicular e porque ela é importante para sua revenda de carros.

perícia de veículos

O que é perícia de veículo?

A perícia veicular ou também conhecida como vistoria veicular é uma espécie de exame realizado em um carro para certificar que ele é verdadeiro, ou seja, que não possui adulteração de chassi, motor, câmbio, vidros, placas, documentação e outros fatores que podem comprometer sua comercialização.

Na perícia de veículos também é feita uma investigação para encontrar eventuais reparos estruturais que tenham sido feitos ao longo dos anos e não estão descritos na documentação do veículo, além de uma busca nos bancos de dados dos órgãos públicos.

Qual a importância da perícia de veículos para as lojas de carros?

A perícia veicular é indispensável para lojas de carros. A verificação investiga os detalhes do carro e certifica o seu real estado, podendo deixá-lo apto ou não para a revenda.

Em alguns casos, por exemplo, o proprietário de um automóvel pode trocar peças originais por peças falsificadas e visualmente muito similares. Sem a perícia, a loja de veículos poderia não identificar a troca de componentes e passar para frente um veículo que provavelmente vai ter vários problemas no futuro.

A vistoria de veículos contribui para que revendas de carros façam vendas mais concretas e honestas, possibilita uma negociação justa, traz economia à empresa e evita desperdício de dinheiro, além de fidelizar os clientes, que compram de você pela garantia de realizar um bom negócio.

Qual a importância da perícia de veículos para os clientes?

Comprar um carro é um alto investimento para os clientes, que leva, às vezes, anos para pagarem por um bem que ficará na família por um longo período. Por esse motivo, todo o cuidado é necessário para garantir que você está realizando uma boa compra.

Ao comprar um veículo de uma loja de carros que realiza a perícia veicular, até mesmo o cliente indeciso se sente seguro, tem certeza das informações que estão sendo passadas e tem mais certeza de que está fechando um negócio bom para ambas as partes.

Tipos de perícia de veículo

As lojas de carros estão familiarizadas com dois tipos principais de vistoria. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas e entender em quais situações cada uma delas se encaixa.

Vistoria automotiva para transferência

A vistoria de transferência, como o próprio nome diz, é voltada para quando um carro vai passar de um proprietário para outro. Aqui são analisados todos os detalhes do carro para identificar possíveis adulterações e fraudes que não estejam de acordo com as documentações no Detran.

Vistoria cautelar ou de procedência

Às vezes um veículo é colocado à venda como original, porém possui componentes que foram trocados ao longo do tempo. Para verificar essa originalidade, é realizada a vistoria cautelar, que analisa se as peças não sofreram adulteração, assim como fatores de identificação do veículo.

Vistoria prévia

A vistoria prévia é uma das mais comuns e é geralmente praticada nas empresas que atuam com seguros para veículos, como, por exemplo, bancos, instituições financeiras e seguradoras.

Qual empresa realiza a perícia de veículos?

Existem diversas empresas especializadas em realizar a perícia de veículos. Cabe ao proprietário do carro escolher os profissionais de sua confiança.

A loja de carros pode indicar um local, porém ela não pode obrigar o comprador a realizar o serviço no local indicado, pois a comercialização se caracterizaria em venda casada.

Para encontrar o melhor prestador de serviço, você deve pesquisar a história da empresa, ver os seus anos de atuação na área, conferir o número de pessoas atendidas, avaliar o preço perante ao mercado e pegar referências com amigos que já realizaram a perícia.

Quanto custa a perícia de veículo e quem deve pagar por ela?

Em geral, a vistoria deve ficar por conta da loja de carros, justamente para se certificar que aquela é uma boa negociação. Entretanto, cabe ao cliente e a revenda negociarem a melhor opção para ambas as partes.

Em relação a valores, a perícia pode custar de R$ 35,00 a R$ 100,00, dependendo do estado em que será realizado.

Quando tenho que fazer a perícia veicular?

A perícia veicular é geralmente usada em processos de compra, venda e transferência de veículo, podendo ser:

  • De pessoa física para pessoa física;
  • De pessoa física para pessoa jurídica;
  • De pessoa jurídica para pessoa física;
  • De pessoa jurídica para pessoa jurídica.

A vistoria também pode ser feita quando um proprietário de um veículo tem a intenção de solicitar a placa preta, ou seja, transformá-lo em um carro de colecionador. O laudo visa certificar que o carro é original e possui os mesmos componentes e acessórios de fábrica, tendo direito ao Certificado de Originalidade.

Geralmente estes carros não são comercializados, sendo apenas item de coleção, podendo ser vendido ou participar de feiras e eventos.

Sistema para loja de veículos

As lojas de veículos enfrentam diariamente vários desafios relacionados à gestão, operação e controle de documentações obrigatórias.

Com o sistema para loja de veículos Revenda Mais você cadastra o veículo, informa de quem comprou, adiciona fotos, documentos e pronto! Com estas informações já pode imprimir os contratos, publicar o veículo nos classificados que você usa ou emitir uma NF-e. Tudo de maneira simples e rápida!

Clique aqui e conheça todos os benefícios que o Revenda Mais pode trazer para a sua loja de veículos. Você ainda pode solicitar uma demonstração gratuita do sistema.

Como funciona a perícia de veículos e porque ela é importante para a sua loja
5 (100%) 3 votos

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de