Todos os proprietários de revenda de automóveis sabem que gerir um estoque de veículos é uma tarefa árdua.

Controlar as vendas, proporcionar aos clientes um atendimento de excelência, gerenciar os funcionários, monitorar o estoque e diversas outras atividades que, associadas à volatilidade do mercado de venda de carros, fazem com que a gestão no negócio seja extremamente trabalhosa.

Dentre todas essas responsabilidades dos empreendedores, a gestão do estoque é uma das mais difíceis. Controlar a quantidade de veículos armazenados e direcionar os corretos para a venda é algo que pode impactar bastante nos lucros e nos resultados do negócio.

Entre os motivos para controlar um estoque, destacam-se:

  • Garantir a saúde financeira da loja
  • Identificar veículos que estão sendo mais buscados pelos consumidores, ou seja, maior assertividade nas vendas
  • Entender os gastos reais que cada carro gera dentro da sua empresa
  • Reduzir excesso de estoque sem necessidade
  • Saber quais veículos estão há mais tempo parado e direcionar promoções especiais

como gerir um estoque de veículos

Mas como gerir um estoque de veículos de forma eficaz?

Pensando nisso, fizemos este post especialmente para você, dono de uma revenda de automóveis! O primeiro passo é entender quais veículos fazem parte do seu estoque e quais desses são próprios e consignados.

Em seguida, outros cuidados constantes são necessários: entender o mercado, acompanhar a depreciação de cada modelo e usar tecnologias que facilitem o dia a dia da equipe.

Faça um levantamento e cadastre todos os veículos

Antes que se inicie a gestão do estoque propriamente dita, é preciso que os empreendedores conheçam exatamente quais são os veículos existentes na loja, bem como todas as suas informações e façam um cadastro deles. Este cadastramento pode ser facilitado por meio de um software de gestão integrada, no qual os empresários podem cadastrar e controlar todos os carros.

O mais importante é que este cadastro contemple todas as informações mais importantes do carro, como: modelo, ano, cor, quilometragem e diversas outras particularidades. É fundamental que os donos de revenda se lembrem que é preciso conhecer o estoque de veículos para gerenciá-lo.

Desenvolva processos de controle do estoque

Depois de realizado o levantamento de todos os carros e seus respectivos detalhes, além de terminado o cadastro no sistema da loja, é preciso que os empresários criem processos internos a serem seguidos por toda a equipe.

Procedimentos como o recebimento de novos carros, compra de veículos para a loja, a venda e o estudo da depreciação dos modelos estocados devem ser devidamente escritos e registrados.

Para gerenciar o estoque de uma revenda de carros, é preciso que toda a empresa siga todos os processos. Somente assim é possível controlar os modelos armazenados e evitar que percam demais o seu valor de mercado ou que a loja possua muito dinheiro em estoque.

Qualifique a sua equipe

Os profissionais responsáveis pela avaliação na sua loja, por exemplo, precisam estar à par de todas as informações acerca do estoque. Por isso, repasse conhecimento, instrua seus colaboradores sobre uma possível plataforma de gestão usada pela loja e analise em conjunto os resultados mensais.

Acompanhe o mercado

Trabalhar com a venda de carros é algo que exige que os empreendedores estejam sempre ligados no mercado. Qualquer novo lançamento ou promoção dos fabricantes pode prejudicar bastante o negócio.

Por isso, é essencial que os revendedores fiquem atentos ao mercado, evitando manter no estoque carros que tenham baixa procura ou que desvalorizam demais devido aos novos lançamentos.

Fique atento à depreciação dos carros

A lógica é muito simples de entender: quanto maior for a depreciação do carro, menor o seu valor de revenda, logo, menores serão os lucros da empresa. Portanto, monitorar a desvalorização dos automóveis é imprescindível para a gestão do estoque de veículos.

Tanto as informações de depreciação quanto o andamento do mercado devem ser constantemente considerados pelos empreendedores. Com estas informações pode-se fazer promoções e focar na venda de modelos que estejam preso no estoque há mais tempo ou apresentem a tendência de perda de valor acentuada.

Lembre-se também que quanto maior o estoque próprio, menor o fluxo de caixa. Logo, menor será o valor disponível para aproveitar oportunidades de compra por valores atraentes. Quem nunca deixou de comprar um veículo barato por estar sem dinheiro disponível no momento?

Acompanhe os resultados das suas vendas

Hoje, você sabe responder em poucos segundos qual foi o veículo mais rentável da sua loja no último mês? Ter domínio dessas informações contribuirá – e muito – para sua equipe saber exatamente quais os modelos mais buscados pelos consumidores, quais proporcionam uma margem de lucro maior e quais não devem mais fazer parte do estoque.

Aproveite o mês de fechamento para desenvolver relatórios de desempenho e analisá-los em conjunto com os seus vendedores, garantindo muito mais inteligência e estratégia aos seus negócios.

Entenda quanto cada veículo custou para a sua loja

Nem sempre um veículo adquirido por um valor abaixo da tabela FIPE é sinônimo de lucro. Você precisa entender exatamente qual o custo dos carros em seu estoque.

Quanto foi gasto em consertos? Qual o custo semanal para higienizá-lo e deixá-lo atrativo na entrada da loja? Quanto você gasta mensalmente com os impostos? 

Estes e outros investimentos precisam ser incluídos no preço final de revenda, caso contrário, sua empresa poderá ter prejuízo a médio prazo.

Use um sistema de gestão de estoque de veículos

Ter uma plataforma de gestão para lojas de carros não é mais um diferencial, e sim uma exigência para conseguir se destacar e crescer em meio a um segmento cada vez mais competitivo. 

Contratar um software criado especialmente para revendas de veículos, como o Revenda Mais, apoiará os mais diferentes processos dentro de uma loja relacionado ao estoque, conforme você acompanha a seguir.

Avaliação de veículos – o Revenda Mais possui o exclusivo Módulo Avaliação Pro. Nele é possível inserir as informações mais importantes de um veículo para avaliação, como dados do cliente, fotos de vários ângulos e melhorias necessárias antes da comercialização. Esses dados ficam armazenados e podem ser consultados sempre que o vendedor desejar.

Controle de gastos – o controle financeiro do Revenda Mais é completo. Saiba em poucos cliques quanto cada veículo está custando para a saúde financeira da sua loja.

Gestão de documentos – documentos essenciais, como contrato de consignação ou compra e venda, registro de multas pagas, entre outros, não devem ser armazenados apenas na sua versão física. Com o Revenda Mais, as documentações mais importantes ficam disponíveis em um ambiente na nuvem, 100% seguro e que pode ser consultado a qualquer hora do dia.

Além destas funcionalidades, a plataforma de gestão de lojas de carros Revenda Mais possui outros recursos que facilitam diferentes equipes, como o integrador automático do estoque em portais especializados e controle de pagamentos.

Aproveite para solicitar uma demonstração gratuita e conhecer todas as possibilidades dessa ferramenta incrível.

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