Como melhorar a presença da minha loja de veículos na internet?

Muitas lojas que possuem um site e mídias sociais, mas não estão recebendo um número satisfatório de orçamentos, já se perguntaram: como melhorar a presença da minha loja de veículos na internet?

A resposta é simples, mas trabalhosa: investir na qualidade dos seus canais digitais.

melhorar a presença da minha loja de veículos

Não basta lançar uma loja virtual, é preciso abastecê-la com fotos de qualidade, estoque atualizado e, se possível, um conteúdo para blog possibilitando maior destaque no Google. Já quando falamos em redes sociais, o cuidado com a periodicidade também é fundamental: invista em stories diários e publicações semanais trazendo as novidades em sua garagem.

No artigo a seguir, você confere essas e outras dicas aprofundadas para que reforce sua presença digital e, principalmente, aumente a geração de negócios através da internet.

Invista em um site profissional

Esqueça aqueles lugares que oferecem sites gratuitos em poucos cliques ou as agências digitais. A estrutura necessária para uma revenda de veículos é muito mais complexa do que estes lugares podem oferecer. 

Você precisará de um painel de gestão moderno e fácil de usar para atualizar seu estoque diariamente, um servidor com capacidade de armazenar centenas de fotos, pontos de contato personalizados – incluindo botão para WhatsApp, páginas que se adaptam às diferentes telas dos usuários e integrações com suas mídias sociais que somente um site profissional pode oferecer.

O Revenda Mais, sistema de gestão mais completo do mercado, desenvolve sites exclusivos para revendas de veículos. A expertise da marca no segmento automotivo possibilita que seus clientes recebam até 300% mais leads do que outros tipos de sites institucionais. Para obter todos os recursos clique aqui

Já fez seu site profissional? Agora movimente ele!

Quando seu site estiver funcional, responsivo e com todos os conteúdos necessários para um bom ranqueamento, é hora de movimentá-lo inserindo os novos carros que chegaram ao estoque, juntamente com fotos e detalhes técnicos.

Entenda o seu site como sua vitrine virtual, como o seu cartão de visita. Se ele estiver desatualizado, com carros e motos que já foram vendidos, suas chances de fechar uma venda podem cair consideravelmente e até mesmo transmitir uma sensação de falta de profissionalismo aos clientes em potencial.

Disponibilize conteúdo de qualidade para ter um bom ranqueamento

O blog do Revenda Mais aparece nas primeiras posições do Google para diversos tipos de pesquisa relacionadas ao universo automotivo. Quando um usuário pesquisa no buscador “tipos de pneus de carros”, o artigo sobre este assunto aparece logo no topo. Você sabe por que? 

Todo o conteúdo publicado mensalmente é desenvolvido seguindo uma técnica chamada de SEO (Search Engine Optimization), que são pequenas ações realizadas em cada página do site para que os textos tenham condições de alcançar boas posições no Google.

Você também pode aplicar esse método em seu site. Uma das melhores formas para isso é criando um blog ou uma página de notícias, na qual serão inseridos artigos periódicos sobre assuntos que interessem seu público-alvo, como dicas de higienização de veículos, melhores seminovos para comprar em determinado período do ano, etc. 

Quem não possui conhecimento técnico suficiente para desenvolver conteúdos aprofundados pode contratar uma agência especializada ou até mesmo profissionais freelancers, que cobram por texto produzido. 

Existem sites como o Workana que facilitam a contratação de profissionais autônomos. Os valores variam de R$ 20 a R$ 200 por artigo, dependendo da complexidade do assunto e da experiência do redator. 

Já as agências de comunicação e publicidade costumam precificar por pacotes de textos e muitas incluem já o custo de criação da página na qual serão hospedados os artigos, escolha de imagem destaque, hiperlinks e outros quesitos técnicos.

Para seu site alcançar mais pessoas, use o Google Ads

O Google Ads, antigo Google AdWords, é a plataforma de anúncios oficial do Google. O funcionamento é fácil de entender: quando um usuário pesquisa “revenda de carros usados em Goiânia”, todas as páginas que aparecem no topo da página com a palavra “anúncio” na frente precisaram investir para estarem ali. E cada vez que um usuário clicar e acessar o site, a loja que está anunciando pagará um valor X por cada clique. 

A ferramenta é ideal para gerar negócios, afinal, capta a atenção dos usuários que naquele exato momento estão querendo comprar ou vender um veículo. Em seu orçamento de Marketing, lembre-se de destinar um valor considerável para o Google Ads porque ele é altamente eficiente.

Aproveite para saber como criar anúncios clicando aqui.

Configure seu Google Meu Negócio

No parágrafo anterior, abordamos a importância do Google Ads, mas outro canal do Google é importante para cadastrar sua loja: o Google Meu Negócio.

Gratuito, o Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que permite gerenciar a forma como sua empresa aparece nos serviços do Google, como o Google Maps.

Para entender melhor o funcionamento, imagine a seguinte situação: você viajou para a praia e sentiu vontade de comer uma pizza, mas não conhece nenhum local para fazer seu pedido. Qual sua primeira ação? Pesquisar no Google algo como “pizzaria na cidade ABC” ou “pizzaria no bairro XYZ”.

Todos os restaurantes que apareceram como sugestão no mapa ou na rede de pesquisa precisaram se cadastrar no Google Meu Negócio para serem sugeridos a você.

E esse cadastro vale para empresas locais de diferentes segmentos, incluindo as revendas de veículos usados e seminovos. Ao criar uma conta e inserir os dados da sua revenda neste canal, as pessoas podem pesquisar seu endereço físico, número de telefone e verificar se realmente sua revenda existe. É possível ainda receber avaliações de clientes e que podem ser respondidas pela sua equipe.

No cadastro, coloque também fotos atualizadas da sua loja, desde a fachada até a infraestrutura interna. Escolha imagens de qualidade e que realmente transmitam profissionalismo e qualidade aos usuários.

Em relação às avaliações, os usuários podem dar nota de 1 a 5 estrelas. É comum que, após um atendimento no qual o cliente saia insatisfeito, sua loja receba uma avaliação negativa ou intermediária. Mas, mesmo nestes casos, não ignore a interação.

Busque entender o que ocorreu e coloque-se à disposição do consumidor para mudar a experiência dele. Este tipo de atitude mostra seriedade e transparência em seus contatos comerciais.

Portais especializados continuam sendo fontes efetivas de leads

Mesmo com um site oficial, é preciso continuar investindo nos portais especializados de carros usados e seminovos. Estas páginas recebem dezenas de milhares de visitantes todos os dias e são uma boa fonte para aumentar a visibilidade do seu estoque, principalmente se o seu preço estiver competitivo em relação à concorrência. 

Se você utiliza o sistema Revenda Mais, o cadastro de novos veículos nos portais que sua loja costuma anunciar é muito mais rápido e fácil. Em poucos cliques, você insere as informações e fotos dos veículos, e define em quais sites ele deve ser divulgado. Com isso, reduz consideravelmente o tempo gasto pela sua equipe cadastrando o estoque nestes portais especializados de carros seminovos.

Suas mídias sociais também precisam de atenção

Uma coisa é certa no mundo digital: os brasileiros amam as mídias sociais. Uma pesquisa recente mostra que os usuários brasileiros passaram, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às redes.

No Facebook, já são mais de 130 milhões de contas ativas. No YouTube 105 milhões de brasileiros veem vídeos todos os meses. E no Instagram são 1 bilhão de usuários ativos mensalmente no planeta. Incrível, não é mesmo?

Abordamos esses dados para você entender a grande necessidade da sua revenda estar presente nas mídias sociais. Enquanto o site é a ponte entre seu estoque e sua loja, o Facebook e Instagram servem principalmente para aumentar seu engajamento com consumidores em potencial e continuar se relacionando com clientes atuais.

Mas, atenção: isso não significa que as mídias sociais não gerem conversão. Diversas revendas parceiras, que utilizam nosso sistema de gestão, afirmaram terem vendido veículos durante a pandemia com apoio das redes sociais.

Dicas para as redes sociais da sua loja de veículos

Tipo de conteúdo para publicar

Equilibre publicações comerciais e informativas. Ao mesmo tempo que você deve divulgar um novo veículo à venda, faça um story mostrando qual é o momento de trocar o óleo. Busque sempre variar no tipo de conteúdo e nos formatos escolhidos para essas publicações.

Às vezes um vídeo curto, mas divertido, já é suficiente para obter um grande engajamento.

Não dependa apenas do alcance orgânico

Hoje, Facebook e Instagram são as principais plataformas sociais para você investir. Planeje uma verba mensal e crie anúncios personalizados divulgando seu estoque, promoções e condições facilitadas de pagamento.

Para saber como ativar anúncios no Facebook clique aqui. E para fazer anúncios patrocinados no Instagram clique aqui.

Integre seu site com suas mídias sociais

É importante divulgar suas mídias em seu site e vice-versa. Ferramentas como o Revenda Mais, inclusive, já possuem aplicações específicas para que todo o estoque que está em seu site apareça automaticamente no Facebook.

Monitoramento contínuo

Acesse diariamente suas mídias sociais para responder orçamentos e comentários dos usuários. E, se você está investindo em anúncios, aumente ainda mais a frequência destes acessos para evitar que um cliente fique muito tempo esperando pela cotação ou agendamento de test-drive.

Mantenha seu WhatsApp Corporativo sempre ligado

O WhatsApp deixou de ser apenas uma ferramenta para trocar mensagens com amigos e familiares. Hoje, é um canal importante para gerar negócios

A pesquisa Mensageria Brasil, realizada em fevereiro de 2020, mostra que 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas. Destes usuários, 77% tiraram dúvidas ou solicitaram informações, 65% utilizaram para suporte técnico, 61% receberam promoções e 54% adquiriram produtos ou serviços.

Outro dado surpreendente é em relação à abrangência da plataforma: a cada 100 smartphones no país, 99 têm o aplicativo instalado e 93% dos brasileiros usam diariamente.

E a sua revenda de veículos, como tem utilizado o WhatsApp? Atualmente, existe a versão corporativa do aplicativo, chamada de WhatsApp Business. Tanto um número fixo quanto um telefone celular podem ser vinculados à conta da sua loja.

No WhatsApp Business, você pode cadastrar todos os dados relevantes da sua loja, como endereço físico, horário de funcionamento, URL do site e inserir o logo da empresa no avatar. Desta forma, quando um usuário entrar em contato, verá que se trata de uma marca verificada e real. 

Outra grande vantagem ao utilizar a versão corporativa do WhatsApp são os recursos adicionais, que não existem no aplicativo tradicional.

Mensagem de ausência e saudação: sempre que uma nova pessoa enviar mensagem para o seu número ou contatar sua equipe fora do horário, é possível criar uma automação para que uma mensagem pré-configurada seja enviada. 

Catálogo de produtos: você pode cadastrar seus principais veículos à venda em uma área própria para isso dentro do WhatsApp. Neste local, são inseridos fotos, link para o site, descrição do produto e preço. 

Etiquetas: mais de um vendedor utiliza o WhatsApp corporativo? Utilize as etiquetas organizadoras para identificar a qual profissional o cliente pertence ou qual a etapa de compra que ele se encontra, como “em negociação”, “cliente antigo” ou “cliente querendo vender um veículo”. 

Estatísticas de conversas: muitas vezes é difícil identificar se uma promoção enviada na lista de transmissão do WhatsApp foi realmente lida. Ou se os clientes têm recebido o seu retorno sobre o orçamento. Sabendo disso, o aplicativo possui relatórios de estatísticas que ajudam a entender o engajamento e a experiência dos clientes. O recurso mostra quantas mensagens são enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Aqui no blog da Revenda Mais sempre reforçamos a importância de um monitoramento constante. Por isso, antes de encerrarmos este artigo, novamente ressaltamos esta informação: não deixe seu WhatsApp várias horas sem um responsável pelo atendimento.

Esta é uma ferramenta cada vez mais usada pelas equipes comerciais e que tem gerado resultados reais. Reforce com a sua equipe a importância de sempre retornar ao cliente interessado.

Gostou das dicas? Aproveite para acompanhar nosso material exclusivo para aquecer suas vendas mesmo nesta época de isolamento social. É só cadastrar seus dados rapidamente e baixar o conteúdo gratuitamente.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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