Tire a ideia do papel e aproveite as dicas para investir neste mercado promissor.

montar uma revenda de carros

O número de automóveis usados que são comprados, vendidos ou trocados só aumenta. Cada vez mais as revendas de carro estão ganhando mais espaço e não param de crescer no país.

Para ajudar você a montar uma revenda de carros lucrativa, listamos algumas dicas básicas iniciais que todo empresário deve saber.

O que uma revenda de carros faz?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas uma revenda de carros faz muito além do que apenas comercializar a compra e venda de veículos usados. Ela também tem como função avaliar veículos, emitir as documentações necessárias de acordo com a legislação vigente de cada estado, acompanhar negociações, realizar perícia de veículos, realizar a administração das contas, criar atividades de marketing para impulsionar as vendas, entre outras atividades.

E quais são os passos para montar uma revenda de carros?

O trabalho de um empreendedor em uma loja de veículos exige dedicação para executar todas as tarefas. Para isso é preciso investir no negócio próprio e entender sobre algumas áreas indispensáveis para o sucesso da revenda.

Vamos descrever abaixo quais são os primeiros passos para montar sua revenda de carros.

1. Conheça o mercado de veículos usados

Antes de atuar no ramo de revenda de carros, é necessário conhecer profundamente sobre ele. Por isso, realize uma pesquisa de mercado.

Com a análise, você vai saber quais são seus futuros clientes, conhecerá outras revendas para ter inspirações e identificar pontos fortes e fracos, encontrará a localização adequada para sua loja de carros e qual o tipo de carro a ser vendido, tendo em vista que existem modelos que atendem a todas as classes sociais.

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Outros fatores também são muito importantes como os rendimentos da população que estará em torno da sua revenda de carros, a faixa etária que consumirá esse produto, o nível de conhecimento que esse público tem, entre outros fatores que contribuem para o sucesso do negócio.

2. Legalize sua loja de carros

Abrir uma revenda de carros sem formalidade pode ser um grande tiro no pé e trazer sérios problemas no futuro.

Por mais que muitas pessoas reclamem da burocracia e impostos envolvidos na formalização, eles abrem portas para você conseguir crédito nos bancos e negociar com seus fornecedores, além de passar mais credibilidade aos clientes.

Portanto, seguir corretamente a formalidade exigida por lei no momento de abrir sua loja é essencial. Conte com o auxílio de um contador e verifique toda a documentação necessária para manter sua loja de carros legalizada.

Providencie os alvarás com a prefeitura de sua região, o CNPJ e contrate seus funcionários de acordo com a lei. Além disso, as documentações dos veículos também devem ser verificadas, assim como o pagamento de eventuais multas e impostos que os veículos possam ter.

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3. Crie uma estratégia para sua loja

É importante que suas decisões sejam baseadas em dados e no quanto você pretende investir no novo negócio, já que elas definirão o tamanho do seu estoque e até quanto você irá gastar com a locação de um ponto de venda.

Isso também vale para a maneira como você irá conseguir os carros para sua loja. Se você vai comprá-los à vista e depois revender ou se vai trabalhar com consignação

Por isso, ao montar uma revenda de carros, defina um planejamento estratégico e um planejamento operacional. Com eles, a gestão se torna mais prática, evitando que você perca investimentos.

Para um planejamento estratégico de qualidade, você pode começar fazendo a chamada análise SWOT. Nela, você registra quais os diferenciais da sua loja, quem são seus principais concorrentes, possíveis fraquezas da revenda que precisarão ser sanadas ao longo dos tempos e as ameaças mais constantes, como mudança na legislação brasileira ou aumento de impostos. Aqui, são levados em consideração tantos fatores externos (questão de legislação citada anteriormente) quanto internos (dificuldade de contratar vendedores qualificados, por exemplo).

Já no planejamento operacional de uma loja de carros são englobados todos os processos diários de uma revenda. Você vai ter ações de Marketing Digital? Então, será necessário indicar quem é o profissional responsável, qual o valor disponível para investimento e com quais objetivos comerciais essas campanhas serão ativadas.

A mesma estruturação precisará ser feita em relação aos demais times, como a equipe de Vendas e o responsável pelo Financeiro e Recursos Humanos.

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4. Tenha uma equipe preparada

Busque por profissionais qualificados para trabalhar em sua loja de carros e mesmo que eles sejam experientes no mercado automotivo, promova treinamentos sobre atendimentos e novidades que possam aparecer no mercado. Não esqueça também de apresentar todos os detalhes dos veículos que acabaram de chegar ao estoque.

É importante lembrar também os erros que os vendedores não devem cometer e traçar estratégias para evitá-los.

Contar com uma equipe treinada é meio caminho andado para o sucesso de vendas, mesmo em mercados altamente competitivos. Além disso, é necessário manter a equipe motivada e oferecer um bom clima organizacional, comissões atrativas e competições internas visando o desenvolvimento pessoal.

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5. Consolide parcerias de sucesso

Desenvolva parcerias com oficinas, despachantes e negócios locais para conseguir sempre o máximo de visibilidade para a sua loja de veículos. Esse tipo de estratégia ajuda a receber indicações de outros fornecedores e aumenta a confiabilidade do seu negócio.

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6. Otimize a gestão da revenda de carros

Ser proprietário de uma revenda de carros não é uma tarefa fácil. É necessário controlar planilhas, investimentos, custos, estoques e diversas documentações exigidas por lei.

Por isso, contar com um sistema de gestão para loja de carros pode te ajudar a organizar e otimizar as rotinas diárias.

Com um sistema você garante informatização dos processos básicos e ganha mais tempo para trabalhar estrategicamente em seu negócio. Com isso você se dedica ao que realmente importa, vender carros!

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7. Tenha um site profissional

O site é o seu cartão de visitas virtual e, além de conquistar novos leads, transmite confiança e segurança às pessoas que acabaram de conhecer a sua marca. Por isso, na hora de montar uma revenda de carros, invista na criação de um site profissional, que tenha as seguintes características:

  • Ser um site responsivo e facilmente adaptado para diferentes telas, desde um notebook até um celular de última geração;
  • Ter um layout atrativo;
  • Ter o carregamento rápido;
  • Ser configurado para você adicionar todas as informações relevantes do seu estoque, como modelo, ano, quilometragem e itens adicionais;
  • Tenha botões que direcionam para as mídias sociais da sua loja.

Porém, fique atento: é importante que o site seja pensado especificamente para o segmento automotivo. Na dúvida, converse com quem entende do assunto há mais de uma década como o Revenda Mais.

8. Ações offline são sempre bem-vindas

O bom e velho Marketing tradicional nunca decepciona. Mesmo que grande parte dos seus clientes venha por meio de estratégias na internet, é sempre interessante investir em feirões, um café da manhã especial e aproveitar as promoções sazonais, como Black Friday e Natal, para atrair novos consumidores.

9. As mídias sociais serão as suas grandes aliadas

Centenas de milhões de brasileiros usam o Facebook, Instagram e outras mídias sociais diariamente. E, enquanto navegam nos mais diferentes conteúdos, estas pessoas são impactadas por anúncios que são do seu interesse pessoal, tornando-as mais dispostas a efetuar uma compra.

Não estar nas mídias sociais atualmente é sinal de que você está perdendo dinheiro. Após você avaliar quem é o seu público-alvo, elenque as principais redes sociais que sua loja deveria estar presente e trace uma estratégia de conteúdo: o que você abordará no Facebook? Será que vale a pena estar no TikTok?

Aproveite estes canais para divulgar promoções, carros que chegaram ao estoque, dicas de manutenção de veículos e outras informações que são relevantes para o dia a dia dos seus clientes em potencial.

Como a Revenda Mais pode te ajudar?

O Revenda Mais é uma plataforma 100% online e permite o controle do estoque da sua loja de carros, além de disponibilizar diversas ferramentas que facilitam a gestão da loja.

Conheça algumas das funcionalidades:

Controle de estoque de veículos

Você cadastra o veículo, adiciona fotos, documentos, dados de quem comprou e todas as informações pertinentes à negociação. Com estes dados, é muito mais fácil gerar contratos, fazer classificados em sites de venda ou emitir nota fiscal.

Emissor de nota fiscal específico

De forma rápida e segura, o Revenda Mais emite nota fiscal eletrônica e calcula automaticamente os impostos.

O sistema da revenda mais pode te ajudar a tomar atitudes baseadas na realidade e auxiliar seu planejamento e crescimento de uma maneira muito mais assertiva. Entre em contato e saiba mais clicando aqui.

Integrador de estoque de veículos

Integrar o estoque de maneira rápida com mais de vinte sites possibilita um aumento nas vendas, unificação das informações e diminuição do retrabalho.

Você publica facilmente em sites como OLX, Webmotors, SóCarrão, iCarros, Meu Carro Novo e Facebook.

CRM

O CRM do Revenda Mais é uma plataforma 100% online que gerencia o relacionamento de todos os seus clientes e prospects e ajuda a controlar as oportunidades do dia a dia.

Em um mesmo lugar, você administra informações essenciais, como o tempo de resposta da equipe de vendedores, quais clientes estão perto de terminar o financiamento e mais dispostos a trocar de veículo, qual veículo aquele determinado lead se interessou. 

Resumindo: são centenas de dados que ajudam a gerar negócios com a sua carteira atual de clientes e clientes em potencial.

Agora que você já sabe como montar uma revenda de carros, é hora de colocar em prática e começar os negócios de forma certa.

E para te ajudar ainda mais, clique aqui e baixe gratuitamente o Guia de Sucesso para Lojas de Veículo.

Esperamos que este conteúdo possa ter te ajudado a ter um norte em começar a seu negócio.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos te responder.

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Rosangela
Rosangela
10 meses atrás

Bom dia, Prezados Senhores (as) Sou Rosangela da empresa de WMB Markentig Digital, estou apresentando o nosso portifolio para que… Leia mais »