Neste artigo vamos falar em como vender carro para PCD, quem tem direito ao benefício e como preparar a sua loja de veículos para este público.

vender carro para PCD

O conhecimento mais amplo a respeito da modalidade de compra de automóvel por pessoas com deficiência (PCD) tem alavancado a procura por esse benefício no Brasil e, para seguir essa tendência, sua loja precisa estar preparada para vender carro para PCD.

Saiba mais detalhes lendo este artigo.

A Lei

A Lei Nº 8.989/95 foi instituída com o objetivo de facilitar a compra de automóveis por pessoas com deficiência, mediante a isenção impostos, que resulta em diminuição do valor de compra.

A legislação impõe que o veículo destinado a PCD poderá ser vendido para uma pessoa não portadora de deficiência somente após 4 anos de sua aquisição.

Quem tem direito?

Tem direito ao benefício o indivíduo portador de deficiência ou doença como AVC, problemas na coluna, LER, tipos de câncer, entre outras, que tenham acarretado algum tipo de prejuízo em sua mobilidade.

Para dar início ao processo, o condutor necessita de um laudo médico, que ateste sua limitação motora, para solicitar no Detran a emissão de uma carteira de habilitação especial.

A partir disso, a Secretaria da Receita Federal faz a autorização de compra e isenção de IPI mediante pedido do condutor, que também precisa ir ao Ministério da Fazenda estadual para requisitar a isenção do ICMS.

Na sequência, o indivíduo já pode ir a uma concessionária, de posse de todos esses documentos, para realizar a compra. A isenção do IPVA é solicitada após esse processo.

Quando o PCD não for o condutor, no caso de menores de idade, por exemplo, são elencados 3 representantes legais responsáveis pela condução do automóvel.

Vantagens para o consumidor

Segundo dados do IBGE, quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência e, portanto, pode usufruir dos direitos assegurados pela lei de isenção de impostos.

Na compra de um carro novo, o consumidor PCD pode ter uma economia de até 30%. Veja por quê.

  • IPI – O Imposto sobre Produtos Industrializados pode ser removido de carros nacionais, para uso misto ou de passageiros.
  • IPVA – Enquanto o veículo estiver sendo utilizado pelo portador de deficiência, fica isento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.
  • ICMS – Portadores de qualquer deficiência tem direito à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, válido para automóveis com valor de até R$ 70 mil.
  • IOF – Já a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras é dispensada apenas para deficientes físicos, na compra de automóvel nacional utilizado para transporte de passageiros.

Outra vantagem é que o carro de PCD pode trafegar por cidades onde há rodízio de veículos sem o risco de multa, desde que esteja devidamente registrado no órgão competente de seu estado.

Esses benefícios são de direito do PCD que será o condutor do veículo. Portadores de deficiência não condutores tem isenção apenas de IPI e do sistema de rodízio municipal.

Vantagem de vender carro para PCD

As lojas que abrem suas portas para vender carro para PCD ganham vantagem competitiva e reputação frente a concorrentes não preparados.

Além disso, essa prática atrai mais clientes e, consequentemente, gera mais vendas e lucratividade.

Como preparar a sua loja?

Para receber esses clientes diferenciados, sua loja precisa estar preparada. Para isso, treinar a equipe de atendimento é essencial.

Seus colaboradores devem conhecer a Lei que regulamenta esse procedimento, visando responder as possíveis dúvidas dos consumidores a respeito.

Entender profundamente sobre os automóveis e seu funcionamento também é indispensável.

Nesse sentido, a loja pode até optar por destinar um funcionário específico para vender carro para PCD.

Por fim, invista em acessibilidade. Afinal, seus clientes precisam se sentir confortáveis e seguros durante a visita em sua loja.

Deseja aprimorar a gestão de sua loja de veículo? Baixe nossos guias.

Escrito por

Revenda Mais
Revenda Mais
Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de