Como vender mais no início do ano: dicas para manter os resultados na sua loja de veículos

Como vender mais no início do ano? É preciso pensar em estratégias viáveis para manter esse cliente que estava muito ativo no final do ano.

Como vender mais no início do ano

Depois das festividades de Réveillon e da despedida oficial do Papai Noel, mais um ano começa e a pergunta que fica é: como vender mais no início do ano?

De repente, toda aquela agitação do Natal vai embora. E você pode ter certeza de que isso não acontece só com a sua empresa. O último estudo sobre o assunto, feito pela Serasa Experian, apontou que fevereiro é marcado por uma queda acentuada no fluxo de clientes no comércio, enquanto dezembro tem um alto movimento. É importante lembrar que os dois últimos meses do ano ganham força com o décimo terceiro, férias e compras de Natal. Já nos primeiros meses, as famílias brasileiras têm gastos com rematrículas, uniformes e tributos veiculares.

Ok, essa é a realidade. Mas você sabe o que fazer para mudar esse quadro? Quais são as estratégias que podemos utilizar para manter o espírito do consumo ativo mesmo após as festividades?

Se veio até aqui, deve estar procurando a resposta para essa pergunta, certo?

Então fique ligado, pois nós vamos respondê-la!

Mas como vender mais no início do ano?

A seguir, você descobre algumas dicas muito úteis sobre como vender mais no início do ano e manter os resultados dentro do esperado. Confira!

Invista no marketing digital

Muitos empreendedores acreditam que, no início do ano, pode ser interessante frear os investimentos com marketing. Afinal, o cliente já ficou bem mais ativo nas festividades e provavelmente também vai apertar os freios após a virada, não é verdade? Acontece que os investimentos em marketing não devem ser pausados.

O marketing digital é mais econômico do que as mídias tradicionais, como revista e rádio. Outra vantagem é que os resultados são mais precisos e mensuráveis. Um outdoor, por exemplo, não oferece a quantidade real de pessoas que visualizaram a mensagem e entraram em seu site após verem o material. Já um anúncio no Facebook permite saber exatamente quantos usuários foram impactados e, destes, quantos fizeram algum tipo de ação no seu site, como preencher o formulário de contato.

Aproveite esse período em que as empresas estão repensando suas estratégias e invista pesado no marketing digital. Uma boa dica é apostar nos links patrocinados, que são o formato de publicidade disponibilizado por mecanismos de busca, como o Google, e algumas mídias sociais, como o Facebook.

O período de começo de ano está no verão, então por que não usar uma linguagem de comunicação que traga a estação para o seu marketing? Aproveite para diferenciar sua comunicação com o cliente, além de chamar mais atenção, você inova e não se mantém naquela mesmice.

Mas o marketing tem que ser bem planejado antes de ser usado, deve-se ter em mente qual é o público que você quer atingir e, apesar de simples, saber se você tem demanda para atender a todos.

Crie promoções e condições especiais

Como falamos anteriormente, o início do ano não possui o mesmo apelo das datas comemorativas. Para reverter isso, temos algumas sugestões: você pode criar promoções e condições especiais para os seus clientes. Essa certamente é uma forma de manter a chama do consumo acesa.

Que tal criar uma forma de parcelamento especial para o consumidor? Quem sabe, ainda, oferecer promoções para clientes que fizerem pagamentos à vista? São detalhes que parecem pequenos, mas certamente podem influenciar muito o resultado final da sua empresa.

No entanto, tem que tomar muito cuidado ao fazer promoções. Um dos erros ao fazer promoções de veículos é acreditar que é preciso apenas colocar um cartaz com desconto para garantir mais vendas. A verdade vai muito além disso.

É interessante evitar os seguintes erros: não estabelecer um objetivo; focar apenas em queima de estoque; ter uma equipe despreparada; não oferecer descontos reais; não divulgar.

Trabalhe na motivação da equipe

Muitos vendedores estão animados com os resultados que conquistaram no final do ano. Essa animação não pode diminuir, mesmo sabendo que, no início do ano, os resultados são naturalmente menores. É preciso alimentar o fogo de vendas nos colaboradores e trabalhar sua motivação.

Nesse caso, a presença do líder — no caso, você — é indispensável.

É preciso marcar presença e dar o exemplo para os funcionários. Além disso, pode ser interessante trabalhar em sistemas de metas e recompensas para cada um deles. O líder, portanto, é uma figura central, que deve, inclusive, influenciar os colaboradores o ano todo.

Converse com os membros de sua equipe e informe as perspectivas para o ano, assim como as ações que serão realizadas. Não se esqueça de estabelecer objetivos concretos para alcances individuais e coletivos.

Nessa tomada de decisões, mantenha os funcionários informados sobre as decisões e os motivos que levaram a eles.

Atualize-se

Lembre-se, o mundo está sempre em mudanças, e o mercado evolui cada vez mais, por isso procure sempre se atualizar o mais rápido possível. Uma nova tecnologia, um aprendizado diferente ou uma forma diferente de negociar descontos. Esteja sempre um passo à frente dos concorrentes.

Mudanças podem fazer você se sentir inseguro no início, mas entenda que, ao mostrar para seus clientes que sua loja está em constante evolução, transmite-se profissionalismo e seriedade.

Além de treinamento e investimento em tecnologias inovadoras, o conhecimento atualizado sobre o segmento automobilístico é fundamental, especialmente com o mercado financeiro brasileiro em constante transformação nos últimos anos.

É fundamental que o dono da loja acompanhe essas mudanças de perto, saiba os principais índices de venda de seminovos mensalmente e identifique de que forma esses acontecimentos podem beneficiar ou prejudicar a sua loja.

Entender o mercado e principalmente os fatores que o influenciam ele é fundamental para implantação de uma boa estratégia. Explore sua rede de contatos através de almoços, happy hour ou até mesmo uma simples ligação com pessoas ligadas a bancos e financeiras, governos ou investidores do mercado automotivo para captar informações.

Verifique quais são seus principais concorrentes e quais movimentos já realizaram neste início de ano. Identifique os pontos diferenciais que levam os clientes a visitar a loja “vizinha” e não a sua.

Em resumo, o início do ano é um período em que a empresa não pode se acomodar. É preciso pensar em estratégias viáveis para manter esse cliente que estava muito ativo no final do ano a manter o espírito de consumo.

Assim, certamente, você vai conquistar muito mais resultados e vender mais veículos!

Gostou das nossas dicas sobre como vender mais no início do ano? Então que tal conferir o nosso post que mostra os erros mais comuns ao fazer promoções de veículos?

Escrito por

Revenda Mais
Revenda Mais
Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de