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Como viralizar uma loja de carros nas redes sociais?

Como viralizar uma loja de carros nas redes sociais?

Não existe uma fórmula secreta para viralizar uma loja de carros nas redes sociais, mas uma coisa é certa: você precisará ficar atento às principais tendências do Instagram e TikTok.

Centenas de curtidas. Dezenas de compartilhamentos. E milhares de pessoas alcançadas. Esse é o desejo de toda empresa que marca presença nas mídias sociais, mas conquistar bons números de forma orgânica – ou seja, sem investir dinheiro em anúncios – é uma tarefa bastante complexa, principalmente em um segmento no qual as redes sociais querem que a sua marca anuncie cada vez mais.

Os primeiros passos para viralizar uma loja de carros nas redes sociais

Saber com quem você está falando e ter boa frequência e consistência nas publicações são alguns dos primeiros passos a serem seguidos para a sua marca se destacar no meio digital.

Detalhamos essas etapas para facilitar o entendimento a seguir.

Conheça o seu público-alvo

Não adianta uma publicação ter milhares de curtidas de quem não tem condições ou interesse em comprar seus veículos. Números importam, porém, atingir o perfil ideal de consumidor importa muito mais.

Tenha uma presença digital constante

Se você posta uma vez a cada duas semanas nas suas redes sociais está perdendo visibilidade. As plataformas dão preferência em mostrar aquelas páginas que constantemente trazem novos conteúdos e, preferencialmente, de formatos variados. Por isso, invista em um conteúdo periódico misturando vídeos, fotos estáticas, carrossel, enquetes e muito mais.

Converse com seus seguidores

Muitas vezes, uma simples resposta no Twitter de uma grande empresa, como a Netflix ou McDonalds, já faz com que a marca viralize. Os usuários querem ser vistos e ouvidos, por isso, se você se propõe a ter mídias sociais corporativas, precisa cuidar do atendimento da mesma forma que cuida de quem vai pessoalmente à sua loja.

Seja criativo

Os usuários estão cansados de sempre ver os mesmos conteúdos, as mesmas chamadas e as mesmas imagens de banco de fotos. É o momento de ir além: desafie o seu time a planejar promoções ou eventos que saiam do comum, a levarem para as mídias sociais aquilo que os clientes em potencial desconhecem.

6 dicas de estratégias que ajudam a viralizar uma loja de carros nas redes sociais

Agora que você já conhece alguns dos fundamentos básicos das mídias sociais para empresas, queremos te contar algumas estratégias usadas por grandes marcas para levarem seus conteúdos ainda mais longe.

1. Influenciadores continuam sendo uma ótima opção

O “boca a boca” ainda tem um grande valor, principalmente quando existem várias empresas e um cliente não consegue decidir entre elas. É nesse momento que depoimentos e indicações funcionam. E os influenciadores vem para suprir essa necessidade de conhecer alguém que já comprou determinada marca antes de se decidir por ela.

Identifique influenciadores relevantes no mercado automotivo da sua região e estabeleça parcerias para promover sua empresa. Essas relações ajudam a aumentar sua visibilidade e alcançar um público maior.

Se você está na dúvida sobre qual profissional optar, procure avaliar alguns dados do perfil dele, como alcance e número de impressões (vezes que determinada publicação ou perfil foi visto).

Leia também:  Como fazer uma boa negociação de carro na troca: dicas para evitar prejuízos

Geralmente os influencers possuem apresentações comerciais que comprovam estas informações, chamados de mídia kits.

2. Vá para o TikTok e Reels

Acompanhe os áudios que estão em alta nestas duas plataformas e identifique quais permitiriam desenvolver um conteúdo criativo para a sua loja. Você e seu time não precisam fazer uma dancinha, por exemplo. Porém, um áudio engraçado de alguma dublagem poderia combinar dependendo da situação.

O TikTok, inclusive, é uma mídia social obrigatória para quem deseja viralizar. Isso porque a plataforma já possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo. No Brasil, esse número já ultrapassa 70 milhões de usuários ativos.

3. Hashtags ainda valem a pena

As hashtags ajudam a categorizar o conteúdo e torná-lo mais fácil de encontrar. Antes de usá-las em suas publicações, pesquise quais são as mais populares e relevantes para o seu segmento. 

No Instagram, é bastante fácil fazer essa busca. Na aba de Explorar, basta digitar a palavra que você deseja (no campo hashtag) e o Instagram mostrará as opções e o total de publicações que levam essa hashtag. Opte por aquelas que tenham bastante menções devido à popularidade.

4. Acompanhe as tendências

Se você quer fazer a diferença nas redes sociais precisa sim ser um heavy user. Ou seja, usar diariamente os canais digitais. Comece acompanhando grandes marcas para se inspirar e ver o que está dando certo.

Utilize também o LinkedIn e se conecte aos profissionais especialistas em mídias sociais para ter insights e saber colocar em prática suas novas ideias.

Caso não haja ninguém no seu time disponível ou com conhecimento necessário, avalie terceirizar o serviço com uma agência ou até mesmo um profissional freelancer.

5. Sorteios ajudam a alavancar os seguidores

Os sorteios não devem ser a única estratégia para aumentar a popularidade das suas mídias sociais, mas são sim uma boa alternativa para conquistar um número alto de seguidores em perfis pequenos.

Você pode fazer, por exemplo, parceria com uma mecânica ou lava-car e oferecer no sorteio algum serviço relacionado, que não exija um alto investimento, mas ainda assim seja atrativo para os usuários.

6. Características de conteúdos que viralizam

Algumas abordagens costumam funcionar sempre: 

  • Conteúdos úteis, como faça você mesmo (DIY), fazem a diferença pros usuários;
  • Publicações fofinhas. Já pensou em ter um pet mascote da sua loja?;
  • Posts provocativos, afinal, nem sempre instigar a concorrência é algo ruim;
  • Conteúdos que façam refletir e sejam motivacionais, como a história de superação na construção da loja de veículos;
  • Publicações que fazem sorrir, seja uma piada ou uma frase otimista no começo do dia.

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