criar uma persona para loja de carros

Criar uma persona para loja de carros é um ponto importante para as empresas que investem em estratégias de Marketing Digital.

Quando você entende como se comunicar com o público-alvo, é possível criar estratégias e interações que realmente sejam alinhadas à personalidade, aos gostos pessoais e aos desejos destes consumidores.

E esse é justamente um dos benefícios das estratégias online: personalizar a comunicação. Quanto mais individualizada e próxima do usuário final suas redes sociais e seu site estiverem, maiores as chances de conversão. Hoje, com tantas empresas anunciando na internet, ganha visibilidade quem se engajar mais com os consumidores.

O que é uma persona para loja de carros?

Mas, como saber como se comunicar com seu público-alvo? Quais palavras são mais chamativas? Qual é o tom de voz ideal? Quais assuntos abordar nas redes sociais? Estas e outras dúvidas são respondidas com a criação de uma persona para revendas de veículos.

Persona é uma espécie de personagem fictício que representa o cliente ideal – ou vários clientes ideais. Ao defini-la, você cria uma pessoa do zero: objetivos, preocupações, história de vida e gostos pessoais. 

Uma loja de veículos pode ter várias personas. É possível criar a que costuma adquirir modelos sedãs, outra para quem prefere automóveis compactos e assim por diante, possibilitando entender mais sobre as motivações de compra de um novo carro.

A seguir um exemplo de persona: Vitor é casado, possui três filhos e costuma levá-los todos os dias para a escola, que fica bastante distante da sua casa. Após deixá-los na escola, parte para o seu trabalho como representante comercial de um laboratório farmacêutico. Durante o dia, visita diversos médicos e farmácias diferentes.

O que você focaria ao conversar com o Vitor e anunciar seu estoque? Provavelmente, carros espaçosos e econômicos. Afinal, esse personagem fictício dirige muitos quilômetros por dia e precisa reduzir o gasto com combustível. São esses discursos de venda que podem ser inseridos em layouts de mídias sociais, anúncios no Google e chamarizes no WhatsApp.

Por que criar uma persona para loja de carros?

Criar uma persona exige uma dedicação ao longo de algumas semanas, mas os resultados valem a pena. Confira a seguir as principais vantagens de montar essa personalidade para a sua revenda de usados e seminovos.

Entender público-alvo

Conhecer profundamente o seu cliente. Esse é um dos principais benefícios de criar uma persona para loja de carros. Você saberá quais as dores e preferências desses consumidores e conseguirá alinhar ainda mais o seu discurso de vendas.

Direcionar tipos de conteúdo

Hoje, com tanta variedade de mídias sociais e formatos de conteúdos, fica difícil estar presente em todos os lugares. Com ajuda de uma persona, você consegue entender melhor quais canais digitais vale a pena estar, e dedicar esforços e investimentos.

Saber como se comunicar com os clientes em potencial

Uma linguagem mais objetiva ou mais emotiva? Gírias podem ser usadas? A forma como você se comunica com os consumidores se torna muito mais fácil – e efetiva – com um guia de quem está recebendo as suas mensagens.

Primeiro passo para criar uma persona para loja de carros: analise os dados dos clientes

As lojas que possuem um CRM personalizado para lojas de carros, como o Revenda Mais, encontrarão essas informações com mais facilidade. Faça um levantamento dos clientes dos últimos seis meses e categorize alguns dados, como profissão, gênero, canal que descobriu a revenda, idade, veículo adquirido.

Essas informações ajudarão a basear a sua persona em uma pessoa real que já comprou de você alguma vez ou pelo menos entrou em contato e visitou a loja.

Faça uma descrição completa da persona

Faça um levantamento de todas as perguntas que você precisa responder. A seguir, algumas sugestões:

  • Qual é o cargo dessa pessoa?
  • Qual é o grau de instrução?
  • Em qual segmento ela trabalha?
  • Essa pessoa é casada?
  • Tem filhos?
  • Mora em qual bairro?
  • O que define ser bem-sucedido para essa pessoa?
  • Do que ela tem medo?
  • O que ela gosta de fazer aos finais de semana?
  • Quais valores ela mais preza em sua vida?
  • Como é a rotina dessa pessoa?
  • Quais mídias sociais ela mais usa?
  • Quais assuntos gosta de ler?
  • Quais formatos de publicação mais gosta?
  • Por que ela procuraria a sua loja de carros?

A partir dessas respostas, consegue-se definir um ou mais perfis para desenhar esse personagem fictício.

Use outras ferramentas de apoio

Algumas plataformas gratuitas ajudam nesta tarefa. O Google Analytics, por exemplo, pode ser instalado em qualquer tipo de site e ajuda a entender qual é o perfil das pessoas que acessam suas páginas na internet, como idade e localização.

Outra ferramenta bastante interessante é o Hotjar, um software de mapa de calor que mostra como a navegação acontece dentro do seu site. Assim, você pode ver quais tipos de links, botões e chamadas chamam mais a atenção do usuário.

Peça à sua equipe para revisar a persona

Assim que você tiver criado a sua persona, peça opinião de pessoas que estão ao seu redor, principalmente do seu time de Vendas que atende diariamente dezenas de clientes em potencial.

Aquele perfil realmente vai à sua loja? Eles já negociaram com essas personalidades? Aproveite para fazer uma última conferência e adicionar sugestões, que são sempre bem-vindas.

Lembre-se também de revisar as personas de tempos em tempos. Assim como o mercado de novos e seminovos muda, as pessoas que adquirem esses veículos também se transformam constantemente: seus gostos, mídias sociais que mais usam, problemas, etc.

Conte com a ajuda de um gerador automático de personas

Existem vários sites gratuitos que geram personas automaticamente, facilitando o desenvolvimento entre quem ainda não possui um conhecimento avançado em Marketing.

Entre os sites mais populares, destacam-se:

O fantástico Gerador de Personas da RDStation e Rock Content

Ferramenta Faça Minha Persona da Hubspot

Plataforma Superpersona da Superstorm

Assim que você definir a sua persona, já pode incluir essa estratégia de Marketing Digital às demais ações que ensinamos aqui no blog do Revenda Mais.

Não deixe de conferir também o nosso Guia para o Sucesso de Lojas de Veículos. É gratuito! Basta se cadastrar em nosso site.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

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