fbpx
Início » Blog » 6 dicas para anunciar carros na internet e ter sucesso nas vendas

6 dicas para anunciar carros na internet e ter sucesso nas vendas

Anunciar carros na internet não exige que você seja um guru do Marketing Digital. Atualmente, as plataformas estão cada vez mais intuitivas e fáceis de utilizar. Mas, pequenos e importantes detalhes serão os responsáveis por fazer com que os seus veículos chamem mais atenção do que os concorrentes.

Dicas importantes para você anunciar carros na internet

Antes de começarmos a desvendar esses segredos, é importante entender que a internet não é mais uma ferramenta adicional nas suas estratégias, e sim obrigatória. Uma pesquisa realizada pela Connected Life mostrou que aproximadamente 7 a cada 10 brasileiros pesquisam online antes de comprarem nas lojas físicas.

Outro levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil também confiram este cenário. Dos entrevistados, somente 20% foram diretamente na loja física sem terem verificado os produtos na internet.

Hoje, podemos afirmar com toda certeza: a web é a forma mais otimizada de comercializar produtos, sejam novos ou usados. Para sua revenda de veículos ter sucesso nessa trajetória, é preciso colocar em prática algumas estratégias, evitando que seu anúncio desapareça entre tantos outros carros à venda. 

Confira a seguir as seis dicas que selecionamos para você ter sucesso na hora de anunciar carros na internet.

1. Escolha um ambiente adequado para as fotos

Anunciar carros na internet: exemplo de foto correta em seus anúncios
Esse é um exemplo real de um anúncio de seminovo. Note que o carro está com a aparência impecável, o ângulo escolhido permite verificar todos os detalhes (pneus, portas, carroceria) e nenhum elemento ao fundo é mais chamativo do que o próprio carro. Aqui, o anunciante optou por um fundo bastante neutro, mas que ao mesmo tempo, transparece sofisticação.

A imagem é tudo em uma venda online, afinal, o usuário não poderá sentir o cheirinho de carro novo nem fazer um test drive naquele exato momento. Isso significa que as fotos serão as principais responsáveis por conquistar clientes em potencial.

Antes de tudo, faça uma limpeza completa no carro para deixá-lo visualmente agradável. Na sequência, escolha um ambiente sem bagunças ou excesso de informações ao fundo, como vários cartazes pendurados. 

A iluminação também é outro ponto importante da sessão de fotos. Escolha um ambiente iluminado e, preferencialmente, com a predominância de cores claras.

Se a sua loja não tiver uma boa entrada de luz, sugerimos locar um conjunto de refletores em lojas especializadas em produtos para filmagem de eventos. Os preços são bem acessíveis e com apenas uma diária de aluguel você conseguirá fazer várias fotos. 

Anunciar carros na internet: exemplo do que NÂO fazer
Esse é um exemplo de como não fotografar seus carros. Um dos principais problemas na imagem é o ângulo escolhido. Ele dificulta ver as condições reais do automóvel. O ambiente escolhido para a foto também prejudica porque os elementos ao fundo chamam muito a atenção, além de não transmitirem muita seriedade.

Outra dica é usar a área externa da sua loja. O estacionamento possui uma área verde agradável? Escolha um dia ensolarado e mãos à obra!

Com o ambiente escolhido, chegou o momento de se preocupar com os ângulos, mas antes retire todos os objetos pessoais e adesivos que possam transmitir a personalidade do atual proprietário. Deixe o veículo o mais neutro possível de forma que o cliente consiga se imaginar dentro do carro.

Agora, vamos aos ângulos: uma foto que pegue a parte da dianteira lateral é obrigatória porque mostrará todo o veículo. Tire também fotos do painel, dos bancos frontais e traseiros, dos acessórios (como aparelho e caixas de som) e da parte interna do motor. 

2. Vídeos também são importantes

Conforme pesquisa do Google, o brasileiro assiste cada vez mais vídeos. Entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet aumentou 135%. A estimativa é de que os usuários passem 19 horas semanais assistindo materiais. 

Leia também:  Google Meu Negócio para revenda de carros: como funciona e como cadastrar a sua loja? [Atualizado 2023]

Mas, não estamos falando para você investir em vídeos profissionais, e sim fazer uma captação curta do seu celular com uma boa câmera. Um vídeo que mostre o carro externamente e outro com detalhes internos já são suficientes.

3. Faça um bom título para anunciar carros na internet

Coloque no título do anúncio o modelo do carro, tipo do motor (se é flex ou não) e o ano. Isso facilita nas filtragens feitas pelo usuário e torna a visualização mais simples e rápida. Quando somamos boas fotos, bom título e boa descrição, é possível passar na frente de alguns veículos sendo vendidos e comercializar o carro de forma mais rápida.

4. Não se esqueça de caprichar na descrição

A descrição deve ser direta e contar informações relevantes para quem deseja comprar o carro. Fale sobre a quilometragem do veículo, as últimas revisões, além de listar todos os danos.

É importante ser colocar também informações como último dono, local onde mais transita, se muita quilometragem foi consumida em estrada ou na cidade, enfim, o que for importante.

Para não esquecer, fizemos uma pequena lista de informações obrigatórias na sua descrição. Apesar de alguns itens serem visíveis nas fotos, como cor e número de portas, mencioná-los novamente é bom para quando o usuário digitar termos como “uno branco 2 portas”.

  • Modelo
  • Marca
  • Ano
  • Tipo do motor
  • Cor
  • Número de portas
  • Quilometragem
  • Acessórios (ar-condicionado, limpador traseiro, trava elétrica)
  • Tipo de direção
  • Possui air bag? Se sim, quantos?

5. Seja sincero sobre os detalhes

Honestidade é muito importante ao anunciar carros na internet. Virtualmente, você até conseguirá omitir uma marca de batida, mas pessoalmente o cliente vai identificar esse problema e, pode, inclusive, ficar decepcionado com a sua loja e fazer uma má avaliação nas mídias sociais.

O assento não está em uma condição perfeita? Forneça essa informação nos anúncios! 

6. Agilidade nas respostas ao anunciar carros na internet

Não existe nada mais decepcionante do que se interessar por um produto e não receber informações em poucos minutos. Por isso, dê retorno o mais rápido possível assim que chegar um formulário de contato ou mensagem no WhatsApp. Essa agilidade pode colocá-lo à frente da concorrência.

Agora que você já entendeu como ter sucesso ao anunciar carros na internet, chegou o momento de colocar essas dicas em prática, o objetivo é que elas tornem a venda dos seus carros mais fácil e rápida. Aproveite para rever os anúncios já criados e reestruturá-los conforme as orientações dadas nesse artigo. 

Se surgir alguma dúvida sobre quais informações inserir ou não na descrição, ou qual foto é mais agradável, pense na perspectiva de quem está comprando o carro, imagine sempre o que é mais relevante saber e ver sobre o veículo, para atender às necessidades do comprador.

Quer saber mais sobre venda de carros usados e obter sucesso nessa trajetória? Baixe agora mesmo o nosso guia completo e gratuito para a sua loja. Clique aqui e comece hoje mesmo a alavancar seus negócios.


eBook Como Fazer Fotos e Vídeos
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
O que você achou? Por favor, comente.x
Rolar para cima
e-Book Grátis

GUIA PARA O SUCESSO DE LOJA DE VEÍCULOS

Do planejamento financeiro à negociação. Aprofunde seus conhecimentos e saiba o que é necessário para garantir o crescimento nas suas vendas de veículos.

Em nome da Movicar Multimarcas de Brasília DF quero indicar os serviços do Revenda Mais a todos os logistas que ainda não conhecem o sistema, podem adquirir sem medo, estou muito satisfeita com o serviço fornecido por eles.
Marianna Lima
Movicar Multimarcas
Agende uma demonstração

Informe seus dados que um dos nossos consultores entrará em contato.