8 dicas para gerar mais vendas na sua revenda de veículos


Qualquer empreendedor envolvido na área de vendas, tem como principal objetivo gerar mais negócios e consequentemente fazer seu negócio crescer.

Dicas para gerar mais vendas

Com o atual cenário econômico do país, esse desafio tornou-se grande, seja qual for o segmento do mercado. No entanto, no caso de revenda de veículos, existem algumas alternativas que podem fazer com que seja possível obter um aumento significativo nas vendas.

Confira 8 dicas para gerar mais vendas que preparamos para possibilitar que sua revenda de automóveis alcance bons resultados e seja destaque no mercado.

1. Pratique preços justos

Os preços dos seus veículos precisam estar de acordo com o mercado e com o produto. Você não deverá praticar preços muito baixos, pois isso, além de poder lhe render prejuízos, irá desvalorizar seu produto. Por outro lado, preços muito altos irão repelir os clientes e prejudicar a imagem da sua loja.

O valor cobrado deve cobrir os custos relacionados ao negócio e oferecer um percentual de lucro satisfatório, porém não abusivo.

Veja como calcular a margem de lucro de uma loja de veículos.

2. Invista em um marketing direcionado e eficiente

A melhor maneira de atrair clientes e gerar mais vendas, é fazer com que seu produto os alcance, e as estratégias de marketing são extremamente importantes nesse sentido.

Existem muitos meios de fazer a divulgação do seu negócio, mas o fato, é que o marketing digital ganhou uma força muito grande nos últimos anos, tornando-se a maneira mais eficaz de chegar ao público-alvo em qualquer segmento.

Em se tratando de revenda de veículos, muitas opções podem ser trabalhadas. As redes sociais, por exemplo, proporcionam bons resultados, porque têm um alcance muito grande.

Veja alguns motivos para você investir em marketing digital na sua revenda de veículos.

Divulgue seu trabalho em todas as redes sociais possíveis, mas garanta uma página no Facebook e no Instagram. Essas são, em geral, as ferramentas mais utilizadas pelas pessoas e, com certeza, por meio delas o alcance da sua publicidade será maior.

O Facebook, em especial, é muito eficiente, porque tem a função “Marketplace”, que funciona como classificados. Lá, você poderá anunciar os seus veículos, estabelecer contato com interessados de toda parte e fazê-los querer conhecer o carro pessoalmente.

Crie também um site bem completo, em que as pessoas possam ter acesso a informações sobre as opções que seu estabelecimento oferece, visualização de fotos por meio de uma vitrine online e, se possível, até um serviço de simulação de financiamento no próprio site.

Mantenha todas as ferramentas de internet e redes sociais atualizadas, para que os potenciais clientes não acabem se interessando por uma oportunidade que não existe mais.

Há outros meios de marketing que podem ser utilizados, como:

  • Classificados em jornal;
  • Panfletos de publicidade ou outros tipos de impressos;
  • Anúncios na TV e no rádio;
  • Anúncios em sites de vendas externos;
  • Links patrocinados, que são anúncios discretos que aparecem nos sites de busca e geralmente se relacionam com um determinado assunto que está sendo pesquisado na internet.

O mais importante nesse tipo de estratégia é que a divulgação seja direcionada. O público que deverá ter acesso ao conteúdo é exatamente o cliente em potencial. Portanto, crie meios para que sua publicidade esteja marcando presença onde esse público se encontra.

3. Conheça o perfil do seu cliente

Para gerar aumento de vendas, você precisará conhecer as demandas de seu cliente, ou seja, suas necessidades e desejos.

O perfil do seu público-alvo está relacionado principalmente com a localização da sua loja e o tipo de veículo que você comercializa, apesar de existirem outros fatores importantes.

É com base nesse perfil, que você irá definir elementos como condições e formas de pagamento, tipos de ofertas que poderão ser lançados, formas de atendimento a esse cliente, patamar dos veículos disponíveis, entre outros.

4. Estude a concorrência

O seu negócio certamente irá crescer, a partir do momento em que você conhecer bem sua concorrência. É desse modo que você será capaz de se destacar, pois saberá exatamente como ser melhor do que os demais e oferecer o diferencial que irá atrair os clientes.

Procure se manter atualizado a respeito de preços, estratégias de vendas e marketing, promoções, condições de financiamento e todos os pontos fracos e fortes, principalmente de estabelecimentos na região em que sua loja se localiza, mas é importante também obter essas informações com relação ao mercado de carros em geral.

Veja o que é e como fazer uma análise SWOT.

5. Ofereça um atendimento de excelência

Em qualquer segmento de vendas, oferecer ao cliente um bom atendimento, pode fazer toda a diferença.

Sua loja deve possibilitar, desde a primeira abordagem, passando pela negociação, até o pós-vendas, um atendimento diferenciado, baseado na cortesia, domínio do assunto, eficiência em todo o processo de vendas, atenção e suporte, mesmo depois de o cliente já estar com o veículo.

Essas mediadas, além de fazer com que o comprador provavelmente se interesse em fazer negócio com seu estabelecimento novamente, possibilitarão várias indicações de sua loja para outras pessoas.

Veja como ter qualidade no atendimento na sua loja de veículos.

6. Crie parcerias

Ter como parceiros profissionais que trabalham diretamente com veículos, é uma maneira simples e eficaz de gerar mais vendas.

Procure estabelecer essas parcerias com oficinas mecânicas, lava-rápidos, postos de gasolina, despachantes, etc. Dessa forma, você poderá receber indicações preciosas.

Se possível, providencie materiais como folhetos para ser distribuídos nesses locais.

7. Realize feirões

Feirões automotivos são a oportunidade de ir aonde o cliente está. É nesse tipo de evento que você terá acesso a um grande número de pessoas e, para facilitar ainda mais o trabalho, poderá também oferecer promoções tentadoras, além de fazer uma boa divulgação de sua loja.

Procure promover os feirões, principalmente em épocas oportunas, como datas comemorativas ou finais de ano, momentos em que as pessoas estão mais propensas às compras.

8. Estimule seus colaboradores

Ofereça motivação para que seus colaboradores estejam mais empenhados em vender e se esforcem o suficiente. Esses estímulos podem partir de metas, premiações, boas condições de trabalho e ações de reconhecimento.

Veja como calcular a comissão de um vendedor de carros.

É importante também que sua equipe esteja bem treinada a respeito do seu produto e de técnicas de vendas.

Além das dicas para gerar mais vendas apresentadas, muitas outras estratégias podem servir para o sucesso de seu negócio de revenda de veículos. Use sua sensibilidade, experiência e senso empreendedor e certamente os resultados serão excelentes.


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