E-mail marketing para loja de veículos: ainda vale a pena investir nesta estratégia de marketing?

E-mail marketing para loja de veículos continua valendo a pena? Com a popularização de novas mídias sociais, como Instagram e Tiktok, esta é uma pergunta comum em 2020 e que não se restringe ao universo automobilístico.

e-mail marketing para loja de veículos

Empresários de diferentes segmentos se questionam sobre a eficiência dessa ferramenta de comunicação para gerar vendas. 

A seguir, comprovamos porque ainda é necessário investir no disparo de e-mail marketing e de que forma sua revenda de carros usados pode aplicar essa estratégia sem gastar muito.

As pessoas continuam recebendo e enviando e-mails?

A resposta é sim! Muitas pessoas podem não ter conta em mídias sociais, mas possuem um ou mais endereços de e-mail, seja por causa do trabalho ou para efetuar compras online. Consequentemente, você terá uma base de clientes impactada muito maior do que se apenas seguir com anúncios no Facebook ou YouTube. 

Uma pesquisa do The Radicati Group mostrou que existem mais de 4 bilhões de contas de e-mail ativas ao redor do mundo. Até 2022, a estimativa é de que este número cresça para 4,2 bilhões de contas ativas. Nos dados, estão inclusas contas empresariais e de consumidores finais. 

Outra análise que surpreende é a quantidade de e-mails disparados anualmente. Em 2022, a estimativa é de que 333 bilhões de materiais sejam disparados e recebidos em todo o planeta. Impressionante, não é mesmo?

O e-mail marketing para loja de veículos e outros segmentos gera vendas?

A estimativa mundial é de que para cada U$ 1 investido em e-mail marketing, o retorno em vendas seja de U$ 42. Em 2015, este retorno era de U$ 29, evidenciando que o e-mail marketing tem sido uma ferramenta eficiente de apresentação de produtos e conversão.

A pesquisa completa que contém estas e outras análises pode ser conferida aqui.

No Brasil, 61% das empresas recebem até 20% do seu faturamento pelo e-mail marketing. Já 19% das entrevistadas pela FBITS afirmaram que o retorno é ainda maior: de 20% a 50% da receita. 

O Serasa Experian também realizou um estudo sobre essa ferramenta de comunicação e, das 1 mil empresas entrevistadas, 90% afirmaram investir em ações de e-mail marketing.

E-mail marketing, um canal de comunicação cada vez mais confiável

O e-mail marketing pode ser visto por algumas pessoas como um canal invasivo e, muitas vezes, com excesso de mensagens. Quando ocorre compra de listas de e-mails, por exemplo, a sua mensagem é prejudicada porque você não está falando com seu verdadeiro público-alvo.

Porém, com a profissionalização das empresas e o entendimento da importância de captar o e-mail de clientes em potencial, criação de estudos a respeito de boas práticas de e-mail marketing, entre outros fatores, pode-se afirmar que essa funcionalidade voltou a ganhar confiança. 

A SafetyMails elaborou uma amostra com mais de 250 milhões de registros de e-mails. Neste universo gigantesco, menos de 20% foram considerados inválidos – um reflexo das rigorosas políticas dos provedores e ferramentas de envio de e-mail marketing.

Pensando em oferecer mais segurança e confiabilidade aos remetentes, o Gmail – uma das maiores plataformas mundiais de e-mails – anunciou em julho de 2020 um serviço de verificação de marcas e logotipos para combater fraudes e mensagens falsas. 

Segundo o TecMundo, “trata-se de uma logo oficial da empresa que substituirá a foto de perfil, ao lado do endereço do remetente, logo abaixo do título do e-mail”.

Verificação de marcas e logotipos para combater fraudes e mensagens falsas

Dessa forma, se um usuário tentar enviar uma notícia falsa em nome da CNN ou uma promoção sem autorização em nome do Itaú, por exemplo, a mensagem será bloqueada para minimizar tentativas de golpes.

Saiba como implantar o e-mail marketing para loja de veículos

Antes de tudo, você precisa estruturar a captação de e-mail marketing entre seus clientes em potencial e clientes atuais.

Uma pessoa enviou um WhatsApp solicitando mais fotos de um determinado carro? Ao perguntar mais informações sobre ela, como nome e endereço, solicite um endereço de e-mail para ampliar o cadastro deste prospect. 

Instrua seus vendedores e atendentes a registrarem essas informações e evitar que dados sejam perdidos.

Revendas de carros que contrataram um CRM, como o Revenda Mais, já possuem um campo exclusivo para cadastrar esta informação e exportar posteriormente a listagem para a ferramenta de disparo de e-mail marketing.

Mas, se você ainda não possui esta tecnologia, pode criar uma planilha online no Google Drive, por exemplo, para ser alimentada diariamente. Lembre-se de incluir apenas um e-mail em cada linha e adicionar também os endereços de e-mails dos clientes antigos.

Contrate uma plataforma exclusiva para e-mail marketing

Para enviar um e-mail marketing a um grande número de pessoas, o ideal é contratar uma empresa especialista nessa automação. A maioria delas faz cobranças por disparos efetuados no mês ou quantidade de pessoas em sua base de e-mails. 

A seguir, algumas sugestões de plataformas com boa reputação no mercado:

Dinamize: permite criar segmentações, integrar a captação de leads com seu site e mídias sociais, realiza envio de SMS, entre outras funcionalidades. Teste gratuitamente aqui.

MailChimp: essa é uma plataforma estrangeira, mas usada por muitas empresas brasileiras. Possui uma conta gratuita que permite cadastrar até 2 mil contatos. Comece a usar aqui.

E-Goi: usado por grandes marcas, como Sephora e Mormaii. Possui planos a partir de R$ 63,75 mensais. Conheça clicando aqui.

Segmente a sua base de contatos

A segmentação é um dos segredos para uma boa taxa de abertura de e-mail marketing. Você possivelmente não oferecerá um carro hatch para uma família com três filhos pequenos, correto? Isso significa que a sua comunicação também não deve ser a mesma para todos os clientes.

Procure dividir a sua base de e-mails e identificá-la de formas diferentes, por exemplo: pessoas que buscam carros até R$ 20 mil, pessoas que buscam carros de R$ 21 mil a R$ 30 mil, homens, mulheres, pessoas com filhos, pessoas sem filhos, estudantes universitários. 

Grande parte das ferramentas de disparo de e-mail marketing permite inserir tags (identificações) em cada usuário. Essas tags (identificações) possibilitam que você faça uma lista de e-mails somente com pessoas sem filhos e dispare um material apenas para elas, sem risco de que pessoas que não se encaixam nessa abordagem também sejam impactadas.

Dê atenção aos detalhes na hora de criar um e-mail marketing para loja de veículos

Pesquisas sobre boas práticas de e-mail marketing mostram alguns dados interessantes, como esse levantamento da ABEMD:

  • Se o assunto do e-mail conter o primeiro nome da pessoa, a taxa de abertura é 12% maior
  • Assuntos com menos de 10 caracteres aumentam a taxa de abertura em até 28%
  • Ofertas com desconto fixo, por exemplo, “até 20% off” aumentam a taxa de abertura em até 14%.

De forma geral, procure sempre escrever uma mensagem positiva, sem erros gramaticais, e que instigue o usuário a realizar uma ação, como “visite-nos” ou “envie agora mesmo uma mensagem em nosso WhatsApp”. 

Se optar por inserir fotos dos carros, procure reduzir o tamanho da imagem para que a mensagem do e-mail não fique pesada, o que reduz as chances do material cair no spam ou ser bloqueado pelo servidor do e-mail.

Viu como o e-mail marketing para loja de veículos ainda é uma estratégia bastante eficiente? Então, chegou o momento de colocá-la em ação.

Gostou das dicas? Aproveite essa transformação em sua loja de veículos para oferecer ainda mais inteligência e automação aos seus negócios. Conheça hoje mesmo o CRM Revenda Mais.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

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