Funil de vendas para loja de veículos: saiba como ter um controle eficiente na sua loja

Saiba como utilizar o funil de vendas para loja de veículos a seu favor

Em uma era com tantas informações, é preciso inovar e ir além de um simples anúncio. Um dos processos em alta no marketing digital é o funil de vendas, que ajuda a atrair leads e aumentar as vendas de veículos de maneira escalável.

Conheça mais sobre cada etapa do funil e saiba a importância em monitorar seu cliente.

Funil de vendas para loja de veículos

O que é funil de vendas?

O funil de vendas para loja de veículos é uma ferramenta com um grande potencial para conduzir seus clientes durante o momento da compra. Seja por meio da utilização das redes sociais para loja de veículos, blogs, sites, anúncios, e-mail ou telefone, você poderá auxiliar as pessoas que estão interessadas nos veículos e torná-las potenciais clientes.

Para que a venda aconteça com sucesso, é necessário que o funil esteja bem estruturado, assim suas vendas serão mais eficientes. O funil é responsável por “conduzir” as pessoas pelo processo de compra, para que elas possam adquirir o veículo.

Conhecido também como pipeline, esse modelo estratégico realiza a jornada do cliente desde o primeiro contato com sua empresa, até a concretização da venda.

Para você entender mais sobre o funil de vendas e aplicá-lo em sua loja de veículos, é importante entender as quatro fases, sendo elas prospecção, amadurecimento, negociação e vendas.

Quais são e o que é cada etapa do funil de vendas?

Para um funil de vendas de sucesso em sua loja de carros, é necessário que ele esteja dividido em algumas etapas para os clientes percorrem.

Atração

Esse é a primeira fase de entrada que o possível cliente terá com o funil. Nesse momento é necessário pensar em maneiras de chamar a atenção das pessoas que possam vir a ter interesse no veículo vendido em sua loja de carros.

Como a primeira impressão é a que fica, é muito importante investir na qualidade visual, no conteúdo e até mesmo no atendimento. Tratando-se da venda de carros, a prospecção pode ser feita através de posts em blog falando sobre o segmento de carros por exemplo. Nessa fase, o possível cliente estará mais aberto a deixar alguns dados em sua plataforma e a partir daí é dado o início da nutrição dos leads, passando a segunda fase.

Interesse

Após demonstrarem interesse em comprar um veículo, é necessário amadurecer o processo de compra. Essa segunda parte do funil de vendas para loja de carros é uma ótima oportunidade para apresentar ao cliente os benefícios que ele irá ter com a aquisição.

Como sua loja tem influência neste momento, é importante acompanhar constantemente o processo, sem deixar que ele fique muito ‘pesado’. A principal ideia é mostrar que você está junto com o cliente nessa fase, auxiliando no momento do esclarecimento de dúvidas, como por exemplo, apresentando a ele modelos mais adequados às necessidades e quais problemas eles vão resolver.

Por exemplo, um casal com três filhos que gosta de viajar e busca um carro grande, pode receber um e-book com o tema de “A família cresceu? XX melhores carros com amplo espaço interno”.

Consideração

Essa é a fase em que os clientes já perceberam que precisam resolver um problema, por exemplo, adquirir um carro maior para suportar todas as pessoas da família. Após perceber o problema e avaliar algumas opções, ele começa a considerar a compra do veículo, ou seja, resolver o problema.

Nesse momento, o conteúdo oferecido deve ser mais técnico e levando opções certeiras.

Por exemplo, o cliente que baixou o material anterior sobre carros com amplo espaço interno, pode receber um material com o tema “XX melhores carros para famílias com filhos”. E cada carro citado no material, pode ter uma página exclusiva com suas características e vantagens. Assim você oferece opções para sanar o problema do cliente e ele começa a considerar uma delas.

Neste momento é necessário que o vendedor esteja pronto para enfrentar questionamentos sobre preços, características, benefícios e outros tipos de dúvidas, pois o cliente está em um momento decisivo. Uma ótima tática é tentar o contato telefônico ou via e-mail com o cliente oferecendo o esclarecimento de dúvidas sobre o veículo que ele se interessou.

Conversão

Após seguir todas as fases, foi chegado o final do funil. Mas ainda não é a hora de assinar o contrato. Nesse momento é muito importante planejar e comunicar sua entrega, sempre alinhando as expectativas do cliente com a empresa.

Se desde o início as etapas forem bem executadas, a venda pode acontecer de uma maneira natural, sem que você fique insistindo. Evite esconder algo para conseguir fechar o negócio e seja o mais transparente possível nesse momento.

É importante ter certeza que o cliente foi bem atendido e recebeu todas as informações sobre o carro que deseja comprar em sua loja de veículos. Como cereja do bolo, você pode oferecer uma condição especial de pagamento ou desconto, ajudando ele a tomar a decisão e escolher você.

O que saber antes de realizar um funil de vendas?

O funil de vendas é um processo estratégico para mostrar e orientar a caminhada do cliente para comprar seu produto. Porém, como cada negócio possui uma jornada particular, o funil é personalizável e não existe uma regra definida para estruturar este processo, tudo depende do modelo de negócio.

Por conta disso, é necessário saber sobre seu público-alvo para dar início ao funil de vendas na sua loja de veículos.

Para saber quais são as etapas do funil de vendas específicas do seu negócio, você pode fazer alguns questionamentos como qual o perfil do seu público, quem toma a decisão no momento da compra, qual valor médio de aquisição em sua loja, por qual meio os clientes estão chegando até sua loja e onde conseguir encontrá-los. Com essas perguntas básicas, é possível determinar as etapas dentro do funil, focado em atrair pessoas que podem se tornar possíveis clientes.

Por que ter um funil de vendas?

A importância de ter um funil de vendas para loja de veículos vai muito além de conseguir novos clientes. Ela permite que você visualize a jornada de compra do cliente e quais são os principais marcos, possibilitando que você planeje quais serão as etapas de vendas.

Além disso, a estratégia possibilita que as áreas de marketing e vendas trabalhem unidas, gerando mais eficiência na aquisição de clientes.

Como ter um controle eficiente do funil

Para ter um controle eficiente do funil, é necessário seguir alguns passos:

Ter uma régua de relacionamento

É indispensável ter uma régua de relacionamento fazendo com o que cliente passe nas quatro etapas do funil e feche negócio apenas quando estiver bem preparado e certo da decisão. Afinal, o esclarecimento de dúvidas e o bom atendimento ao cliente pode fidelizá-lo e fazer com que ele compre novamente no futuro.

Com algumas informações básicas, você pode abastecer seu cliente com informações relevantes, mas sempre focando em apresentar somente o que ele procura, afinal, se ele está interessado em uma marca de carro, não vai querer receber um e-mail sobre a outra marca.

Entender os clientes

É de extrema importância que você entenda e respeite seu cliente. Saiba quais são as expectativas que ele busca atingir e até mesmo as dúvidas que podem surgir após a venda.

O pós-venda de veículos pode te ajudar a manter este cliente parceiro da sua marca.

Ter listas de segmentação para cada cliente

Com uma lista personalizada para cada cliente, você pode criar um material completo como e-books, infográficos, webinar, planilhas, comparativos, post em blog, entre outros. Além de oferecer um conteúdo rico que ele vai se interessar, é a oportunidade de realizar a captação das informações para conhecer ainda mais seu cliente e direcionar a venda.

Acompanhamento

De nada adianta ter o funil de vendas se não houver acompanhamento. O acompanhamento deve ser diário para ter certeza que os clientes estão caminhando na régua até se tornar um lead e converter.

A equipe de marketing e comercial devem trabalhar em conjunto para entrar em contato com os clientes no momento exato e a garantir a negociação.

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