Confira as dicas de como fazer a higienização interna de veículos corretamente.

A higienização interna de veículos é algo essencial para uma revenda de carros, afinal, ela deve manter a aparência e o melhor acabamento para impressionar o cliente interessado em comprar carro.
Assim como a manutenção externa do veículo, o procedimento deve ser realizado periodicamente e auxilia a prolongar a vida útil dos itens internos, garantindo mais segurança e conforto aos ocupantes.
Veja a importância da higienização interna do veículo e saiba como ela pode impactar de forma positiva nas suas vendas.
Qual a importância da higienização interna de veículos?
Se você possui uma loja de veículos deve se preocupar não só com a higienização externa, mas também com a higienização interna dos veículos. Ela é responsável por combater problemas com ácaros, fungos, bactérias e outras gravidades, garantindo a segurança e conforto do motorista e dos passageiros.
Com o passar do tempo, a área interna do automóvel pode acumular poeiras e quando não cuidadas, podem causar mau cheiro e ainda comprometer o bom funcionamento de componentes, como do ar-condicionado, por exemplo.
A higienização interna também deve ser feita nos veículos usados, pois como já possuem um tempo de uso podem acumular sujeiras. E essa também é uma dica valiosa de como deixar o carro usado valorizado.
Quando a higienização deve ser feita?
A recomendação é que a higienização interna do veículo seja feita no máximo a cada seis meses, sempre por uma empresa especializada e que utilize produtos e equipamentos homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
E para uma higienização completa, não deve-se esquecer do filtro do ar-condicionado, pois pó, fungos e bactérias se acumulam no interior da peça, causando não só a obstrução dos tubos da câmara de refrigeração, mas também danos à saúde.
Como a higienização interna de veículos é feita?
O que parece ser um serviço simples, deve ser feito por um especialista que tenha pleno conhecimento de como são feitos os procedimentos.
Durante a higienização automotiva, diversos itens são inspecionados como os bancos, carpetes e tapetes. Dependendo do tempo que o carro não é submetido a uma higienização, esses itens podem conter ácaros, poluentes biológicos que se proliferam pelo calor ou umidade, e outras sujeiras que ficam retidas entre as fibras do estofamento.
Como o ressecamento é muito comum em bancos de couro, produtos que hidratam a superfície são recomendados, prolongando a vida útil do estofado.
Já para os bancos de tecido, sujeiras, líquidos e outras substâncias costumam penetrar no material, e para isso são recomendados produtos que amoleçam a sujeira, retirando-a totalmente. Entretanto, deve-se atentar ao tipo de produto usado, já que o tecido do banco pode manchar ou ser danificado.
Como fazer a higienização interna de veículos?
Entender a importância da higienização interna de veículos garante à sua loja maiores possibilidades de vendas, já que a primeira impressão do carro é a que fica ao cliente.
Caso você não possua uma estrutura para higienização na sua loja, pode contratar uma terceirizada responsável que garanta o melhor acabamento ao veículo.
Escrito por

- Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 6000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.
- 2022.02.22Dicas de organização para loja de veículosErros comuns de novos donos de lojas de veículos que você deve evitar
- 2022.01.04Dicas de organização para loja de veículosFeedback na loja de carros: o que é e qual é a importância para a equipe?
- 2021.05.27Materiais diversos para lojas de veículosAvaliação de carros para revendas de veículos: como automatizar este processo com o Módulo de Avaliação Pro do Revenda Mais
- 2020.08.25Dicas de organização para loja de veículosResponsabilidades de uma loja de carros: o que fazer depois de vender um carro usado?