Indicadores de marketing que toda loja de veículos deve acompanhar

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Indicadores de marketing que toda loja de veículos deve acompanhar

Indicadores de marketing que toda loja de veículos deve acompanhar

A crise econômica já se instalou e trouxe movimentação ao setor automotivo. Para as lojas de veículos que pretendem enfrentar as adversidades de forma positiva, é importante desenvolver boas estratégias e estar atento aos indicadores de marketing que podem trazer oportunidades que surgem em momentos como este.

Para o desenvolvimento de ações estratégicas, é importante que o lojista mantenha seu foco tanto na equipe de vendas quanto na equipe de marketing, buscando que ambas trabalhem juntas visando resultados. A harmonia entre esses dois setores é fundamental para que não haja um desequilíbrio brusco do faturamento e o mapeamento de indicadores de marketing é a principal ferramenta para que essas duas áreas possam atuar em conjunto e com o mesmo propósito.

Contatos por e-mail

A primeira ferramenta dos indicadores de marketing que iremos falar é o e-mail marketing, que é amplamente utilizada por diversas empresas. No entanto, para saber se sua campanha de e-mail marketing vem sendo bem-sucedida, é necessário mensurar de que maneira a abertura da mensagem e o consequente clique acabam gerando a conversão. Para isso, é importante que a equipe de marketing esteja atenta às taxas de abertura, de cliques e também de conversão.

A taxa de abertura é o que permite ao usuário definir estratégias de acordo com seu público-alvo. É por meio dela que o usuário tem uma ideia se o assunto do seu e-mail está provocando o consumidor a ponto dele abrir a mensagem ou se ela está se tornando irrelevante.

Por meio da taxa de abertura, é possível distinguir quais assuntos são objeto de maior atenção para público e, consequentemente, é possível traçar diversas ações como promoções, eventos e divulgação voltadas ao comportamento do consumidor.

Outra métrica importante do e-mail marketing é a taxa de cliques, que informa o alcance efetivo da campanha e quantos consumidores foram impactados por suas ações.

Por fim, outro elemento de extrema importância para análise e desenvolvimento de estratégia é a taxa de conversão. Essa taxa permite avaliar se sua campanha está produzindo resultados e estimulando a compra de produtos.

Número de visitas na loja

É importante que os vendedores tenham controle sobre o número de clientes que entrou na loja e que compraram efetivamente. Esse número, quando comparado às estratégias, pode comprovar se as ações do marketing são de fato efetivas para chamar a atenção do cliente. É importante que se tenha um controle acerca dos clientes que entraram e que realmente compraram o produto.

Dentro do cenário das lojas de automóveis, tal coleta de dados é considerada bem fácil, devido ao público mais restrito. No entanto, é necessário que o gestor treine seus funcionários para que sigam coletando tais dados e que se sintam motivados ao fazê-lo.

Número de telefonemas

Manter um controle acerca do número de telefonemas é outro dado importante para avaliar quais ações devem prevalecer ou sair de acordo com o setor de marketing. Embora o telefonema esteja cada vez mais em desuso, ele ainda é um instrumento dos indicadores de marketing essencial para contato com clientes.

Por isso, é necessário ter um funcionário treinado e capacitado para não apenas fazer as ligações representando a loja, como também coletar os dados mais relevantes decorrentes dessa atividade. Uma sugestão bastante interessante para esse tipo de atividade é elaborar um formulário com quesitos objetivos para que o colaborador possa colher as informações mais relevantes decorrentes do contato telefônico.

Conversão por canal

Com as diversas mídias sociais, é comum que as lojas invistam em mais de um canal para promoverem sua mensagem. Nesse sentido, é interessante contar com um monitoramento preciso para verificar quais canais geram melhor conversão e maior taxa de vendas para a loja.

Gostou dessas informações? Então compartilhe conosco quais as estratégias adotadas e os indicadores de marketing que você usa em seu negócio.

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