Início de ano e agora? Veja 5 estratégias de sucesso para sua loja de veículos.

Diversos estudiosos da área de gestão indicam que o primeiro mês do ano é fundamental para uma boa atuação durante o ano todo, sendo este o momento ideal para iniciar os planejamentos feitos no final do ano.

É ainda mais necessário tomar novas atitudes nesses tempos de crise, em que os consumidores tendem a gastar menos, ainda mais no ramo de veículos que movimentam uma grande quantia de dinheiro.

Para que sua loja consiga manter ou melhorar seu faturamento e garantir o sucesso de seu negócio, é preciso que o vendedor mostre ao consumidor que vale a pena comprar em sua loja e não a de seu concorrente.

Especialistas informam que nesta época muitas empresas já iniciaram seus planos de ação. Pensando nisto, elaboramos sete dicas para você estabelecer boas estratégias e aproveitar oportunidades que existirão em anos vindouros, confira!estratégias de sucesso para sua loja de veículos

1. Observe as perspectivas de mercado

Entender o mercado e principalmente os fatores que o influenciam ele é fundamental para implantação de uma boa estratégia. Explore sua rede de contatos através de almoços, happy hour ou até mesmo uma simples ligação com pessoas ligadas a bancos e financeiras, governos ou investidores do mercado automotivo para captar informações.

O mercado está evoluindo cada vez mais, e como qualquer bom vendedor deve-se estar sempre acompanhando as novas tendências, senão, será difícil se manter competitivo no mercado.

2. Observe a ação de seus concorrentes

Verifique quais são seus principais concorrentes e quais movimentos já realizaram neste início de ano. Identifique os pontos diferenciais que levam os clientes a visitar a loja “vizinha” e não a sua.

Com isso, você pode melhorar o serviço que sua loja faz. Veja isso como um aprendizado necessário, nesses novos tempos não se pode ter preconceito em aprender coisas que não está habituado.

3. Envolva sua equipe

Converse com os membros de sua equipe e informe as perspectivas para o ano, assim como as ações que serão realizadas. Não se esqueça de estabelecer objetivos concretos para alcances individuais e coletivos.

Nessa tomada de decisões, é com deixar os funcionários informados sobre as decisões e os motivos que levaram a eles.

A necessidade por inovação no mercado é enorme, mas não se pode pensar em tudo sozinho. Peça ajuda de membros de sua equipe, vá a palestras, cursos e interaja para que se tenham novas ideias para o empreendimento.

4. Revise seu planejamento e coloque em prática

Fazer uma avaliação da situação da empresa no ano que passou é importantíssimo. Assim você verifica quais são suas qualidades e defeitos, e quais ações tomadas trouxeram resultados positivos e negativos.

Conhecer a situação financeira em que a empresa se encontra é algo necessário, pois assim já se tem uma ideia de limites que não podem ser ultrapassados, o que pode salvar sua empresa de entrar em uma crise.

Conheça e categorize os gastos que sua empresa tem, veja quais são os mais importantes e devem ser considerados com mais cuidados. Não faça gastos desnecessários, às vezes algo que antes era necessário não tem mais um espaço essencial em sua empresa.

Após realizar os passos anteriores é necessária uma boa revisão sobre os planejamentos e perspectivas para o ano, ajustando os pontos importantes e iniciando as ações planejadas.

Crie cenários e alternativas para caso seja necessário uma mudança rápida na estratégia.

Utilize ferramentas que auxiliam nas mais diversas atividades de sua empresa.

Buscar a ajuda de um profissional da área também é muito bem vindo, pois assim amplia os possíveis caminhos que você pode tomar.

5. Monitore os resultados e adapte-se

Acompanhe os números em períodos fechados (recomendamos o formato quinzenal) verifique se as ações realizadas estão gerando resultado e, caso contrário, inicie o plano B.

Em vista da situação complicada em que o país se encontra, qualquer cenário é possível. Então entender o que está acontecendo, e saber o que fazer na hora sem se desesperar é algo que é preciso estar preparado anteriormente.

A concretização de um ano bom em conjuntura com o cenário econômico/político do país só é possível com acompanhamento regular e comunicação constante, mantenha-se próximo a sua equipe e clientes adaptando-se rapidamente para aprimorar seus custos, reduzir despesas ou aproveitar oportunidades.

6. Fidelize clientes

Atrair novos clientes é sempre um bom, afinal, quanto mais, maior o lucro. Mas é sempre bom fidelizar aqueles clientes que você já tem. Deixar o cliente satisfeito deve se tornar uma das principais missões de sua equipe, pois assim você garante um tratamento o suficiente para receber novos clientes, pois de nada adianta atrair clientes e o mesmo sair insatisfeito, você pode não só perder a venda como também causar uma má reputação a sua loja.

7. Trabalhe na infraestrutura da loja

Melhorar o ambiente de trabalho de sua loja ajuda a motivar seus funcionários. Também é essencial investir na capacitação de seus funcionários. Com isso a produtividade de sua loja terá uma grande melhora e a qualidade do serviço prestado aumentará.

Como a Revenda Mais pode ajudar você?

O sistema Revenda Mais conta com mais de 20 relatórios disponíveis para facilitar seu dia a dia. A qualquer momento você consegue extrair as informações necessárias para tomada de decisão. Entre vários modelos de relatórios indicamos três relatórios que no dia a dia facilitam as decisões futuras de sua loja.

  • Relatório de Canal de Venda (você poderá analisar investimento de marketing x retorno em vendas);
  • Relatório de Retorno de Financiamento (é possível identificar de forma rápida quais foram os retornos recebidos por cada veículo e por qual banco/financeira);
  • Lista Gerencial de Veículos Vendidos com Vendedor (obtenha de forma rápida e fácil a relação de veículos vendidos relacionada com cada vendedor que a efetuou).

Outra opção de gestão é o módulo CRM facilita a tomada de decisão no dia-a-dia referente a investimentos na internet, neste módulo você consegue acompanhar quais sites/portal estão entregando mais propostas e gerando mais vendas.

Estes são mais alguns benefícios oferecidos para os clientes Revenda Mais. Se você não é um cliente e deseja saber mais clique, conheça o Revenda Mais!

Início de ano e agora? Veja 5 estratégias de sucesso para sua loja de veículos.
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