Como montar o layout ideal para uma loja de veículos

Saiba como posicionar os seus veículos dentro da loja para atrair mais clientes, organizar o fluxo e facilitar as negociações.

layout ideal para a sua loja de veículos

O layout da loja de carros tem como principal objetivo encantar o cliente, influenciando ele a entrar, permanecer e comprar um veículo. Para conseguir atingir o layout ideal para sua loja de veículos, o proprietário deve pensar em dois aspectos: organização do espaço físico e exposição dos automóveis.

Confira algumas dicas para melhorar o layout de sua revenda, atrair mais consumidores e, consequentemente, aumentar o número de vendas de veículo.

Organização do layout ideal para uma loja de veículos

Na hora de planejar a organização da loja de carros é importante pensar em como deve ser o fluxo dos clientes dentro da loja. Ou seja, organizar o espaço de tal forma que o consumidor seja induzido a percorrer um determinado caminho desde a entrada até a saída, para que ele passe pelo maior número de pontos de exibição.

Os chamados “pontos quentes”, por exemplo, é onde ficam a maior concentração de pessoas e consequentemente os carros e produtos expostos ali costumam ser os mais vendidos.

Por outro lado, há os “pontos frios”, locais em que inevitavelmente ficam de fora do fluxo natural da loja. O proprietário pode otimizar este último espaço com os veículos que desvalorizam menos, garantindo um fluxo saudável e usando os pontos quentes para os modelos de carros com mais saída.

As vitrines devem ser utilizadas para expor novidades da loja e as principais promoções vigentes. Tome cuidado ao exibir itens na calçada, pois, além de ser proibido por lei, podem confundir potenciais consumidores e atrapalhar o fluxo de pedestres, criando uma imagem negativa do negócio

É interessante que o lojista simule o processo de compra que o cliente passa, verificando se ele consegue chegar facilmente até o veículo e se há obstáculos durante o caminho. Leve sempre em consideração que o consumidor pode ser um cadeirante, então analise se o espaço é o suficiente para passar uma cadeira e se há opção de rampas.

Também é preciso verificar se o abastecimento do estoque atrapalha a operação das vendas e os consumidores. Por fim, mantenha sempre o espaço organizado, limpo, com boa iluminação e funcional.

Exposição dos veículos

Outro aspecto necessário para montar o layout ideal para uma loja de veículos é em relação à forma que os veículos são expostos. Para encontrar a melhor maneira de exibição, o primeiro passo é entender o comportamento do cliente durante o processo de compra dentro do estabelecimento.

Procure saber se os clientes seguem mais o conceito de compra planejada, em que ele já decidiu antecipadamente o que comprar, a marca, cor, ano, etc. Ou se o consumidor realiza compra por impulso, em que ele é influenciado pelos mais diversos estímulos e decide fechar a compra durante o processo de venda na loja.

Entendendo melhor esse comportamento, a forma em que os carros e produtos são expostos pode ser usada para influenciar o cliente e estimular a compra por impulso. Confira algumas dicas para melhorar esta exibição dentro da revenda:

Organize os veículos por categorias e subcategorias

Use cores e nomes para sinalizar a divisão dos departamentos dentro da loja e facilite a procura do cliente.

Você pode dividir os veículos pelas suas marcas, capacidade do motor e estilo (sedã, SUV, compacto, etc). Outra oportunidade é o chamado “cross merchandising”, em que o comércio exibe produtos com finalidade em comum próximos um ao outro para estimular a compra por impulso. Por exemplo: colocar venda de capacetes próximo à área de motos.

Aproveite a área perto do caixa

Posicione neste local itens menores e que são mais suscetíveis a compra por impulso, como aromatizador para carro, luvas para motos e outros.

Tenha cuidado com as prateleiras

Se você vende outros produtos na sua loja, não deixe as prateleiras vazias e mantenha ao máximo sua organização. Também é interessante remover embalagens e produtos danificados.

Mantenha todo o ambiente limpo e higiênico

A limpeza é essencial para promover a confiabilidade de uma loja, seja o chão, paredes, prateleiras, placas, veículos e itens menores, tudo deve estar limpo e organizado. Vale lembrar que a limpeza inclui também os veículos à venda, inclusive a limpeza interna.

Onde colocar os produtos pequenos e de maior destaque?

Estes itens devem ficar na altura da visão do cliente e ao alcance de suas mãos. Também tenha cuidado com a iluminação desta área para deixar os produtos em evidência.

Como posicionar o rótulo dos produtos pequenos?

Em caso de itens pequenos, os rótulos devem estar sempre virado para a frente, em direção ao consumidor, que rapidamente consegue identificar a marca e informações básicas do produto.

Onde colocar preço e informações técnicas?

Estes dois dados devem sempre estar próximo ao veículo de uma maneira que o cliente consiga enxergar a informação. Deixe claro as formas de pagamentos disponíveis, o valor do automóvel e dados importantes, como potência do motor, ano, modelo, acessórios, etc.

Moderação no uso de materiais de merchandising

O excesso de materiais de merchandising pode ter o efeito contrário do que o esperado, obstruindo a visualização do produto pelo consumidor e até mesmo podendo causar confusão mental. Lembre-se que estes materiais servem para facilitar a localização dos veículos e estimular a compra.

Cuidados com a iluminação

Assim como na fotografia, a iluminação na loja de veículos é fundamental para realçar aquilo que precisa de destaque. Utilize as luzes para promover itens mais importantes dentro do estabelecimento. Também utilize a iluminação na vitrine para chamar a atenção dos potenciais clientes que estão do lado de fora.

Escolha das cores

Para realçar os veículos, itens menores e as prateleiras, o recomendável é usar cores neutras nas paredes, chão e teto, deixando que o produto apareça naturalmente.

O layout da loja de veículos pode influenciar o potencial consumidor a entrar, permanecer e comprar no estabelecimento, por esse motivo cada área deve ser pensada.

Para melhorar ainda mais as vendas da sua loja de veículos e melhorar sua presença na internet, o Revenda Mais preparou um Mini Curso Para Lojas De Veículos com 4 vídeos. Clique aqui e tenha acesso gratuitamente ao treinamento.

Escrito por

Revenda Mais
Revenda Mais
Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de