Marketing Digital para loja de carros em 2022: conheça as principais tendências

TikTok, ordem cronológica de volta ao Instagram e outras novidades são tendências de Marketing Digital para loja de carros em 2022. Confira!

Acompanhe como as mudanças no TikTok, Instagram e Telegram vão influenciar as suas estratégias de Marketing Digital para loja de carros em 2022.

Ter redes sociais dedicadas para a sua revenda de veículos não é mais um diferencial. Hoje, é uma questão de sobrevivência em meio a um mercado cada vez mais tecnológico, competitivo e com consumidores que exigem uma comunicação quase imediata.

A cada começo de ano, é importante acompanhar as novidades do Marketing Digital para que a sua equipe tenha capacidade de tornar os canais sociais mais atrativos e inovadores. Para ajudar a sua loja de carros nessa missão, preparamos uma listagem com as principais tendências para 2022 e como aplicá-las no dia a dia.

Tendência para 2022: o TikTok vai ganhar ainda mais espaço

Esqueça a ideia de que o TikTok é apenas uma rede social voltada para dancinhas ou conteúdo adolescente. Isso já foi uma realidade, mas no início da plataforma. Hoje, ela tem conquistado usuários de todas as idades, renda familiar e estilos de vida. 

Uma previsão feita pela Insider Intelligence mostrou um cenário surpreendente: em 2022, o TikTok conquistará 755 milhões de usuários mensais em todo o planeta. É um crescimento de 40,8% em relação a 2021. Com esse resultado, a plataforma será a terceira maior rede social neste ano.

As plataformas do Facebook que se cuidem! Outro dado que chama a atenção é o número de downloads feitos ao longo dos últimos meses. O aplicativo já registrou 2 bilhões de downloads na App Store e Google Play. Dessa forma, tornou-se o primeiro app móvel que não faz parte da Meta (antigo grupo do Facebook) a atingir 3 bilhões de transferências globais nas lojas.

A variedade de conteúdo é um dos responsáveis pela fama crescente do TikTok. Nele, você poderá acompanhar vídeos de humor, divulgação de novos produtos, dicas de beleza, receitas gastronômicas e vários outros assuntos.

Mas, não são apenas os influenciadores digitais que produzem esses materiais. O TikTok tem atraído portais de notícia, profissionais de saúde e especialistas de diversas áreas que usam a ferramenta para disseminar informações relevantes para o dia a dia do usuário. 

E é justamente neste nicho que a sua loja de carros pode se beneficiar: gerando conteúdo de qualidade a respeito do cenário automotivo.

Que tal fazer um vídeo contando mais sobre um novo lançamento da Honda? Ou explicando sobre como higienizar o veículo na pandemia corretamente? Esse tipo de informação aumenta o relacionamento com clientes em potencial e também reforça a importância da sua marca localmente e nacionalmente.

Ordem cronológica voltará ao feed do Instagram

O feed do Instagram voltará a ser cronológico. Isso significa que as postagens mais recentes aparecerão no topo do feed do usuário. O impacto desta mudança será bastante significativo nas mídias sociais das empresas porque agora será necessário prever uma quantidade e frequência maior de publicações para garantir que os conteúdos sejam realmente vistos. 

Para contornar a situação, procure organizar um cronograma de postagens e também traga ações real time. Faça vídeos curtos de um carro que acabou de chegar ao estoque. Mostre o dia a dia da sua revenda de veículos. Converse com um cliente satisfeito. Ou seja, invista em publicações que possam ser feitas rapidamente e não exijam um alto investimento de tempo em design ou conteúdo elaborado.

Telegram receberá anúncios

O Telegram passará a incorporar anúncios em sua plataforma por meio do Telegram Ad Plataform. O objetivo é que a publicidade impacte os usuários, mas sem interferir em conversas privadas ou na privacidade dos consumidores. Segundo informações da plataforma, os anúncios serão mostrados em canais abertos que tenham mais de mil participantes.

Se você ainda não está no Telegram, aproveite esta oportunidade para baixar o aplicativo e conhecê-lo aos poucos. O Revenda Mais, inclusive, possui um grupo exclusivo para loja de carros na plataforma. Clique aqui para participar.

Acompanhe e analise os seus dados

O relatório Global State of Marketing, que entrevistou mais de 8.200 profissionais de marketing, trouxe uma tendência interessante: a importância da análise de dados para melhorar o engajamento e atendimento aos clientes. 

Mas, isso não significa que você e sua equipe precisam fazer dashboards com fórmulas complexas.

Comece pelo básico: veja o tempo médio de resposta do seu WhatsApp Business, acompanhe quais tipos de publicações geram mais compartilhamentos em sua fan page, identifique qual perfil de usuário costuma gastar mais na sua revenda.

Ter conhecimento destas realidades ajudará a traçar estratégias, seja para uma nova promoção ou para uma publicação mais eficiente nas mídias sociais.

O vídeo continua sendo uma tendência de marketing digital para loja de carros em 2022

Os vídeos são mais uma forte tendência para 2022, mas não apenas para as mídias sociais. Invista neste formato em e-mails marketing ou páginas dos veículos à venda. 

Dentro dos vídeos, também existem tendências. Por exemplo, os vídeos sem som – mas com legendas – estão se popularizando cada vez mais. Além de servirem como uma ferramenta de acessibilidade, eles também possibilitam acompanhar o vídeo em um ambiente barulhento ou em um momento que você está em público mas sem fone de ouvido.

Ao criar vídeos, opte por uma curta duração. Dados da Hubspot, plataforma de Inbound Marketing líder no mercado, vídeos abaixo de 90 segundos tem taxa de retenção de 57%. Já um material com mais de 30 minutos retém apenas 10% dos usuários.

Marketing de Influência realmente influencia consumidores

Em 2022, o Marketing de Influência será focado nos micro influenciadores, ou seja, pessoas que não contam com milhares de seguidores, mas possuem um grande poder de convencimento entre os seus seguidores.

Para incorporar essa tendência em sua loja de carros, você pode começar pesquisando quais os principais influenciadores na sua região e fazer o primeiro contato. Solicite informações relacionadas ao engajamento deste perfil, como alcance e comentários, e procure acompanhar as publicações recentes para identificar se o profissional tem o perfil do seu negócio.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de Marketing Digital para loja de carros em 2022, comece a planejar como colocá-las em prática nas suas mídias sociais, site e relacionamento com os clientes.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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