Novos modelos de placas de veículos brasileiros: conheça o modelo padrão de placas do Mercosul

Confira os novos modelos de placas de veículos brasileiros que começaram a circular desde 1° de setembro de 2018 e serão obrigatórias para todos os carros a partir de 1° de janeiro de 2024.

Após diversos adiamentos, os novos modelos de placa, de acordo com o padrão do Mercosul, começarão a circular pelas ruas brasileiras.

O novo modelo que já é usado na Argentina finalmente veio para o Brasil.

Novos modelos de placas de veículos brasileiros

Os novos modelos de placas de veículos brasileiros já estão disponíveis desde 1° de setembro de 2018, como foi publicado pelo Denatran no Diário Oficial da União. A partir desse período devem, obrigatoriamente, utilizar o novo modelo os veículos: zero quilômetro, que passaram por transferência de município ou propriedade, ou quando houver substituição de placas.

Os veículos usados têm até 31 de dezembro de 2023 para substituírem as antigas placas pelas do novo modelo, mas podem se adequar ao novo tipo de emplacamento antes dessa data sem nenhuma restrição.

Ainda não foi informado o valor da multa para aqueles que ultrapassarem essa data.

Como é o novo modelo padrão de placas do Mercosul?

padrão de placa do Mercosul

A placa recebe um novo formato, medirá 40 cm por 13 cm para carros e 20 cm por 17 cm para motos. O fundo é tingido em branco, com a margem superior em azul e no centro da margem ficará o nome do país. No canto superior esquerdo ficará o emblema do Mercosul e, alinhados verticalmente à direita, as bandeiras: nacional, do estado e do município.

No canto inferior esquerdo estará um QR code com os dados do fabricante, data de produção e número de série da placa. E do lado esquerdo ao QR code, estará uma faixa holográfica semelhante as notas de R$ 20,00. Por toda a placa terá uma marca d’água com as palavras – Brasil Mercosul.

As letras e números também contam com uma nova configuração, com a nova placa serão 4 letras e 3 números dispostos aleatoriamente, menos o último caractere para não interferir com os rodízios municipais, diferente do modelo antigo, em que as 3 letras e os 4 números eram dispostos com a seguinte sequência – XXX-1111.

O novo modelo de placas permite mais de 450 milhões de combinações, muito mais do que as 175 milhões de combinações que o antigo modelo oferecia.

Além disso, não existirá mais um padrão de letras que corresponda a um estado específico, como no Paraná que os veículos normalmente eram emplacados começando com A ou B. Com o novo modelo, não terá mais isto.

As cores das letras e números também foram alteradas: preto para veículos comuns, vermelho para veículos comerciais, verde para veículos especiais e em teste, azul para veículos oficiais, dourada para veículos diplomáticos e rosa claro para veículos de coleção.

O sistema Revenda Mais já está pronto para o padrão de placa do Mercosul

O sistema Revenda Mais já está preparado para aceitar os novos modelos de placas de veículos brasileiros.

padrão mercosul revenda mais

Novos modelos de placas de veículos brasileiros: conheça o modelo padrão de placas do Mercosul3 min read
Avalie este conteúdo

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de