O que é fluxo de caixa e a importância para a sua loja de veículos?

Saiba o que é fluxo de caixa e entenda porque o seu controle é tão importante para o sucesso da loja de carros

fluxo de caixa

Administrar o fluxo de caixa é um dos fatores imprescindíveis para o sucesso de uma loja de carros. Saber o que é fluxo de caixa e a importância dele pode salvar a sua revenda de veículos de eventuais crises e evitar uma possível falência.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas no controle financeiro da loja. Com ele o gestor consegue acompanhar detalhadamente toda a entrada e saída de dinheiro na empresa. Normalmente, a análise acontece em períodos mensais, tendo também um balanço final anual.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Essencial para organizar as finanças da loja de veículos, o fluxo de caixa é de extrema importância para os seguintes processos:

1. Controle financeiro

Acompanhar o fluxo de caixa é essencial para o controle financeiro da revenda de veículos. Ao organizar todas as receitas e despesas, de acordo com data e categoria, o responsável consegue tomar decisões mais eficientes e assertivas quanto a gastos desnecessários, identifica falhas a tempo de corrigi-las e evita erros na administração financeira.

2. Ajuda na tomada de decisões

Quando o gestor conhece a origem da receita da loja e como o dinheiro está sendo gasto, ele fica mais preparado para tomar decisões assertivas. Por exemplo: uma determinada marca ou modelo de veículo está trazendo maior margem de lucro para a revenda. Com esta informação, o responsável pode direcionar as ações de marketing e vendas para esses modelos.

Além disso, controlar o fluxo de caixa permite identificar despesas desnecessárias ou custos que podem ser reduzidos sem prejudicar a operação. A economia desta ação pode ser usada para investir em alguma área do negócio e aumentar a lucratividade a longo prazo.

3. Planejamento financeiro

Conhecendo o fluxo de caixa mensal da loja, é possível realizar projeções de receitas e despesas para os próximos períodos e ter um planejamento financeiro mais efetivo. Essa organização é importante para estabelecer metas de crescimento dentro da empresa e acompanhar os resultados de maneira eficaz.

Como realizar um fluxo de caixa eficaz?

Entender como realizar o fluxo de caixa de maneira eficaz é essencial para todos os gestores que querem organizar os processos e aumentar o faturamento da loja de carros.

Passo 1 – Organize todos os dados

Realize um inventário financeiro com todos os custos fixos e variáveis da empresa, assim como dinheiro disponível em caixa e a receber (vendas parceladas), investimentos e expansões previstas para o período de análise.

Para facilitar esta operação, organize os dados por categorias:

  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;
  • Custos operacionais (questões rotineiras);
  • Investimento.

Passo 2 – Atualize os dados constantemente

Para ter um bom controle sobre o fluxo de caixa é importante que os dados sejam atualizados frequentemente. A cada movimentação financeira dentro da loja, uma atualização deve ser feita.

Passo 3 – Defina um calendário para análise dos relatórios

Ao colher os dados, é importante mensurar os resultados para colher os benefícios e melhorar os processos na sua loja de veículos. O gestor precisa definir um acompanhamento periódico do relatório do fluxo de caixa, por exemplo, semanal, quinzenal ou mensal.

Agora que você já sabe a importância de organizar o fluxo de caixa, que tal receber dicas exclusivas de como ter sucesso e manter uma alta lucratividade neste segmento? Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book Guia Para O Sucesso De Sua Loja De Veículos.

O que é fluxo de caixa e a importância para a sua loja de veículos?
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *