Pesquisa de mercado para loja de veículos: saiba como fazer a sua

Uma pesquisa de mercado para loja de veículos é essencial para os empreendedores que buscam investir no mercado automotivo. Como em qualquer negócio, compreender a dinâmica do segmento escolhido e as possibilidades de ganho são fatores decisivos entre você ter sucesso ou não. 

Pesquisa de mercado para loja de veículos: veja a importância para o negócio e como fazer a sua

Isso porque, ao entender como o seu público-alvo e os concorrentes se comportam, você consegue escolher a região certa de atuação, os tipos de veículos que devem ser vendidos, o ticket médio destes automóveis, entre outras decisões. Resumidamente, você terá mais assertividade em suas negociações, seja com clientes em potencial ou pessoas que desejam vender seus carros.

Quer abrir uma revenda? Faça uma pesquisa de mercado para loja de veículos

Para começar, uma das pesquisas mais relevantes para qualquer negócio é a de mercado. Fazer uma pesquisa de mercado é, sem dúvidas, um dos mais importantes passos a serem dados para iniciar um negócio.

No caso de uma loja de veículos, a pesquisa de mercado irá apontar quem pode ser o seu futuro cliente, qual a melhor localização na cidade em que pretende atuar, e o tipo de carro a ser vendido, ou seja, usados ou não, de luxo ou populares, tendo em vista que existem modelos que atendem a todas as classes sociais.

Além disso, é de suma importância saber a média de rendimentos da população que habita ou circula em torno da loja, o que influenciará no tipo de carro a ser vendido e no valor a ser cobrado, a faixa etária que consumirá esse produto, o nível de conhecimento que esse público tem a respeito do assunto, entre outros aspectos.

Uma análise relacionada ao macroambiente também deve ser levada em consideração, como é o caso da situação financeira e política do país.

Tais fatores podem influenciar diretamente no poder de compra dos seus futuros clientes, impactando na saúde do negócio e nas estratégias comerciais. Ou, até mesmo, adiar a abertura do negócio, a fim de esperar uma melhoria na situação financeira do país, a partir de uma recuperação pós-crise.

Também é preciso levar em consideração o contexto político/legal do setor de revendas de automóveis. Atente-se se há estímulo governamental para a abertura do negócio, como isenção de determinados impostos, e quais são os requisitos legais pertinentes a esse setor para a abertura e revenda.

Esses são alguns dos itens que devem ser levados em consideração na hora de realizar a pesquisa de mercado para loja de veículos. Porém, colocar em prática ainda é um desafio para os empreendedores. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer essa pesquisa de mercado para a sua loja de automóveis. 

Como começar a sua análise de mercado?

Os primeiros passos para uma boa análise de mercado começam definindo o objetivo da pesquisa. Sem saber quais resultados e dados deseja obter dessa pesquisa, é impossível direcioná-la corretamente.

Defina também qual será o tipo de pesquisa de mercado que fará. Qualitativa ou quantitativa? 

A qualitativa trata-se da busca de fatores subjetivos, como o comportamento dos consumidores. Já a quantitativa irá mensurar valores, quantidades e informações palpáveis. 

Por isso, saiba exatamente o que você deseja atingir com essa análise, seja aumentar a qualidade de vendas, definir uma maior variedade dos produtos, iniciar um negócio novo, expandir a cartela de veículos, otimizar preços, entre outros.

Após isso, defina qual o público-alvo da sua pesquisa de mercado. Podem ser fornecedores, concorrentes, clientes ou pessoas que moram na região onde sua loja se estabelecerá. Decida também sua amostragem, ou seja, quantas pessoas serão ouvidas na pesquisa.

Como colocar a pesquisa de mercado para loja de veículos em prática?

Após esclarecer essas premissas iniciais, está na hora de pensar em como colocar em prática a pesquisa. A maioria das pesquisas de mercado usa como base questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas, correspondências ou pela internet.

Podem ser usadas várias ferramentas que são capazes de auxiliar nessa pesquisa e realizar levantamentos e análises de mercado. Dentre elas, destacamos os dados e métricas, análise da concorrência e a entrevista com clientes ou futuros clientes.

Tais ferramentas farão o levantamento de dados primários, que são aqueles que não estão disponíveis, sendo necessário coletá-los, como é o caso de comportamentos e dados dos consumidores, da concorrência etc.

Já dados secundários são aqueles que podem ser reunidos ou no sistema interno da empresa ou em fontes externas de fácil acesso, como é o caso do IBGE, PNAD e IPEA.

Apesar do Marketing Digital ter facilitado essa busca por dado analíticos, onde novas métricas são geradas continuamente, de acordo com a interação dos usuários e o comportamento dos leads, a entrevista ainda é a maneira mais usada para obter esse feedback de mercado, principalmente quando o intuito a pesquisa está relacionada aos clientes.

Comece elaborando um roteiro

Sendo a entrevista realizada com clientes da loja de automóveis que você já tenha ou para abrir o seu negócio, é preciso iniciar elaborando um roteiro do formulário propriamente dito.

É recomendável que as perguntas sejam sempre simples, imparciais e diretas, e que tenham a ver com o intuito e com as informações que deseja colher com a pesquisa.

Além disso, opte por questionários curtos e objetivos. Uma dica para aprimorar seus resultados é atribuir uma pontuação/notas (1 a 10) para as questões. Isso fornece dados mais concretos e realistas.

A maneira mais usada atualmente para aplicar esses questionamentos é através do site da empresa que, ao oferecer algum produto gratuito, como um e-book, uma newsletter, entre outros, pede em troca a resposta de um questionário. Geralmente, são usadas Landing Pages para direcionar o visitante para o formulário.

Análise das respostas

Após obter as respostas do questionário elaborado, chegou o momento mais delicado: analisá-las. Para isso, compile todos os dados colhidos, segmentando-os de acordo com a necessidade analítica da sua pesquisa. Posteriormente, analise-os com atenção e trace um panorama estatístico.

Isso ajudará você a entender visualmente a realidade do seu mercado e tomar as devidas decisões para abrir a sua loja de veículos ou para aprimorar suas estratégias. Acesse nosso site e saiba mais sobre como aprimorar a sua revenda de veículos.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é Analista de Conteúdo na Revenda Mais e responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

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