Planejamento operacional para lojas de carros: saiba como fazer o seu

Planejamento operacional para lojas de carros

Desenvolver um planejamento operacional para lojas de carros possibilita organizar os negócios para promover o crescimento, satisfação do cliente e redução nos custos das operações. A seguir, ensinamos a importância desta estratégia e como colocá-la em prática no segmento automotivo.

O que é um planejamento operacional?

Existem três tipos de planejamentos empresariais principais: o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional – tema deste artigo. 

O planejamento estratégico é fundamental no início de uma empresa. É ele quem definirá os objetivos a longo prazo de uma loja, público-alvo, posicionamento da marca, onde estará localizado.

Já o planejamento tático tem foco a médio prazo e define as ações por setor, como Vendas e Marketing. É ele quem vai determinar como cada departamento vai atingir os objetivos principais da empresa.

Por fim, e não menos importante, o planejamento operacional se relaciona diretamente ao tático e organiza todas as rotinas para atingir as metas da revenda de veículos. É ele quem vai formalizar, por meio de metodologias, processos e documentos, como serão feitos os trabalhos dentro da empresa.

Para facilitar o seu entendimento, imagine que o Planejamento Estratégico de uma loja tem como um dos principais valores a excelência no atendimento aos clientes

Neste caso, o Planejamento Tático poderá ter um plano de ação chamado Planejamento de Recursos Humanos. Dentro dele, haverá o Planejamento Operacional de Treinamentos, que indicará de quanto em quanto tempo os vendedores participarão de palestras ou cursos rápidos

Resumidamente, é colocar em prática tudo o que você definiu no início da sua trajetória do seu negócio.

Diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional:

Planejamento estratégico Aborda a empresa como um todo. É mais genérico. Objetivos são atingidos a longo prazo.
Planejamento tático Aborda cada setor/departamento individualmente. É menos genérico e mais detalhado. Suas ações são planejadas a médio prazo. 
Planejamento operacional Extremamente detalhado e analítico. É a abordagem individual de cada operação. Todas as ações e rotinas são planejadas para serem colocadas em prática a curto prazo.

Benefícios deste tipo de planejamento

Organizar a rotina da sua equipe é o principal benefício do planejamento operacional, assim como:

  • Especificar quem faz o que diariamente ou semanalmente dentro da equipe
  • Qual a expectativa diária dentro da loja de veículos
  • Registra as operações rotineiras, facilitando transmitir as tarefas diárias para novos colaboradores

Como criar um planejamento operacional para lojas de carros?

O planejamento operacional é basicamente a gestão dos trabalhos de uma loja de carros e ajuda a coordenar o dia a dia de toda a equipe. Manter um acompanhamento deste planejamento ajuda a identificar problemas nos processos internos, analisar potenciais e reduzir custos.

Para desenvolver o planejamento operacional da sua empresa, você precisará responder a algumas perguntas, como: O que, Como, Quanto, Quando, Por Quem.

O que? Defina seus objetivos

Retorne ao seu planejamento estratégico: quais são seus principais objetivos organizacionais? Quais os valores da sua revenda de veículos? Como você quer se diferenciar em um mercado automotivo cada vez mais acirrado? Traga todos esses questionamentos para o seu planejamento operacional.

Se o seu objetivo é gerar negócios por meio da internet e impactar consumidores não apenas da sua cidade, como também da Região Metropolitana, você precisará de um planejamento operacional de Marketing Digital para definir exatamente como você conquistará esses leads.

Como? Liste todas as tarefas necessárias

Agora que você já sabe “o que” (objetivos) você quer atingir, chegou o momento do “como” (quais tarefas). Defina exatamente como será possível aumentar o número de cliques, melhorar o atendimento dos seus clientes, ter mídias sociais dinâmicas ou outros objetivos que provavelmente estão presentes no seu planejamento estratégico.

Quanto? Monte um orçamento

Defina quanto você tem disponível para investir em cada objetivo. Defina a sua verba para treinamentos periódicos dos vendedores, para a mensalidade de um software de gestão como o Revenda Mais, para anunciar em portais especializados e para ter um site responsivo profissional, por exemplo. Elenque tudo que está englobado no seu planejamento e o custo de cada operação.

Quando? Coloque prazos para cada atividade

Definir uma data para colocar as ações em prática e também para avaliar os resultados é fundamental, caso contrário, sempre haverá algo mais urgente no dia a dia. E isso faz com que muitos empreendedores acabem deixando o lado estratégico de lado. Comece a montar o seu cronograma o quanto antes!

Por quem? Defina os profissionais responsáveis

Selecione todos os colaboradores que serão responsáveis por cada tarefa, dessa forma, será mais fácil cobrar resultados dos responsáveis. 

Exemplos de ações operacionais:

  • Montar um cronograma de publicações mensais no Instagram
  • Cadastrar semanalmente os novos veículos que chegaram ao estoque da loja no sistema de gestão
  • Fazer uma pesquisa de satisfação mensal com clientes que acabaram de adquirir um veículo

Defina como você acompanhará os resultados do planejamento operacional

Ter KPIs bem definidos é outro ponto de atenção quando você definir este tipo de planejamento. Veja como você irá mensurar a qualidade do seu atendimento comercial, a eficiência dos anúncios em portais especializados, entre outras situações. Com esse tipo de controle, é muito mais fácil identificar gargalos dentro da sua empresa, como um vendedor que não está negociando como deveria ou um anúncio no Instagram que só está gastando dinheiro sem dar retorno.

É importante ressaltar que um planejamento operacional tem duração de, no máximo, 6 meses. Revise-o constantemente para identificar se as ações necessárias continuam alinhadas com a sua empresa ou se novas necessidades surgiram no dia a dia. Não há problema em reestruturar quantas vezes forem necessários até você acertar o modelo ideal.

Ao longo desses seis meses, a percepção que os clientes têm da sua loja e a concorrência mudam com bastante velocidade e esses dois fatores devem ser levados em consideração no momento de reestruturar o seu planejamento.

Agora que você já sabe como colocar em prática um planejamento operacional, aproveite para conferir outros materiais exclusivos do Revenda Mais que ajudarão no sucesso da sua loja de veículos. Todos os conteúdos são gratuitos. É só clicar aqui e acessar.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

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Lucas Cordeiro de Souza
Lucas Cordeiro de Souza
1 mês atrás

Muito bom excelente profissional, ótimo aproveitamento

Revenda Mais
Admin
1 mês atrás

Olá Lucas, obrigado! Ficamos felizes em receber o seu feedback.

Última edição 1 mês atrás por Revenda Mais