Planilha de controle de clientes: saiba como administrar os clientes da sua loja de veículos de maneira efetiva


Realizar a gestão de clientes da sua loja de veículos é fundamental para manter o alinhamento da equipe e realizar um pós-venda efetivo.

Planilha de controle de clientes

Com um mercado cada vez mais competitivo, com lojas abrindo a todo o momento, as revendas de carro precisam mudar alguns processos para fidelizar os seus consumidores para garantir mais vendas e um lucro maior. Uma das maneiras de alavancar o negócio é realizando uma gestão eficiente com um um controle efetivo de clientes.

Para te ajudar, a Revenda Mais preparou uma planilha de controle de clientes para baixar gratuitamente e um material completo para você colocar em prática.

Continue a leitura para entender mais sobre a gestão de clientes e os benefícios para a sua loja.

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes consiste em um conjunto de estratégias para fidelizar e recuperar a relação entre a marca e o consumidor. Esta administração envolve várias áreas, como marketing, vendas e serviços de atendimento.

Para elaborar uma estratégia eficiente, a revenda de carros precisa ter conhecimento do perfil do cliente e como foi a experiência dele.

Como realizar a gestão de clientes?

Para realizar uma estratégia que realmente fidelize e reconquiste seus clientes, a empresa pode seguir alguns passos:

Passo 1 – Construção da base de dados

A loja de carros deve construir uma base de dados dos clientes com algumas informações, como nome, o que ele comprou, telefone, data de aniversário e e-mail. Uma forma de captar estes dados é oferecendo algum benefício relevante ao consumidor, como sorteio, programa de pontos, clube de descontos e promoções.

Vale ressaltar que quanto mais informações você tiver sobre o cliente, mais fácil será manter um relacionamento com ele. Ao mesmo tempo, o formulário não pode ser tão extenso, pois, pode deixá-lo cansado.

Passo 2 – Análise dos dados coletados

Depois que os dados foram coletados, é o momento de analisar o que eles representam. Para ter uma visão mais ampla, o ideal é que essas informações fiquem armazenadas em um só lugar, como uma planilha de controle de clientes.

Com todas as informações em mãos, chega a hora de interpretar o que os dados gerados significam e começar a estruturar um plano de ação. Por exemplo: a Netflix reúne informações sobre os estilos de produtos que você costuma consumir no aplicativo e a partir disso, recomenda séries e filmes que condizem com o seu perfil.

Passo 3 – Realizar as ações

Com os dados coletados e analisados, é possível realizar ações personalizadas para o perfil de seus clientes. É no passo 3 que a estratégia deixa de ser interna e passa a afetar efetivamente o consumidor.

Na hora de colocar as ações em prática, você pode criar segmentações para ter maior eficiência e sucesso, como: gênero, idade, estilo de veículo que comprou (sedã, compacto, etc), se é pessoa física ou jurídica, entre outros filtros.

A gestão de clientes não é só focada em aumentar o número de vendas, o seu principal objetivo é estreitar e fidelizar o relacionamento com o seu cliente.

Por fim, é importante que a loja faça uma mensuração dos resultados das ações regularmente para saber se ela teve o efeito positivo que esperava ou não. Se o resultado for negativo, a empresa precisa voltar um passo e repensar em novas ações e estratégias.

Como a Revenda Mais pode ajudar na gestão de clientes?

Com mais de 14 anos de experiência no mercado, a Revenda Mais desenvolve soluções que visam economizar tempo e dinheiro nas lojas de veículos.

Uma das soluções que a Revenda Mais disponibiliza aos clientes, de forma totalmente gratuita, é a planilha de controle de clientes. Nesta planilha, o gestor anota as principais informações sobre os seus consumidores, sendo:

Com a planilha de clientes, a loja dá o primeiro passo para a gestão de clientes e consegue reunir no mesmo documento as informações mais essenciais do seu consumidor. A facilidade de ter os dados em um só lugar ajuda a ter uma visão mais ampla na hora de criar ações e estratégias.

Benefícios de ter o controle de clientes

Além de ser fundamental para a gestão de clientes, a planilha de controle oferece outras vantagens à loja:

1. Otimização de processos

O cadastro de clientes permite que a sua equipe de atendimento se torne mais ágil em alguns processos, como negociação de vendas, pós-venda, cobranças e divulgação publicitária. Sem o cadastro atualizado, a empresa pode passar por algumas situações complicadas como não ter um telefone de contato para realizar cobrança.

2. Conhecer seu público

Com informações sobre o seu cliente é possível traçar um padrão de consumo para o seu principal público, investir nesse mercado e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade. Você também tem a possibilidade de criar campanhas de marketing, que se tornam mais bem produzidas e direcionadas.

3. Controle de inadimplência

Se a sua loja de veículos trabalha com parcelamento de compra, o cadastro de clientes se torna algo ainda mais fundamental. Com o controle de consumidores e registro de vendas, é possível ficar atento a situações de inadimplência e projetar melhor as movimentações de entrada e saída do caixa.

4. Reconhecimento de funcionários

Uma das informações essenciais na planilha de controle de clientes é quem foi o vendedor que fechou negócio. Com este dado, o gestor consegue observar quais dos seus funcionários estão apresentando o melhor resultado e trabalhar com programa de comissão e bonificação.

Além disso, é possível identificar um ponto de assertividade e massificar o conteúdo para que todos os vendedores tenham o mesmo discurso e impulsionem o atendimento ao cliente, e, consequentemente, as vendas.

Sua revenda já utiliza alguma planilha de controle de clientes? Você conhece os clientes que frequentam a loja e fecham negócio?

Ter o controle dos clientes é essencial para ter mais assertividade nas vendas, promover o alinhamento da equipe e realizar um pós-venda efetivo.

Faça o download gratuito abaixo da nossa planilha de controle de clientes e comece hoje mesmo a gestão efetiva dos seus clientes.

5.0
03

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
1 Respostas do tópico
2 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
Revenda MaisMARY KELLY Autores recentes de comentários
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
MARY KELLY
Visitante
MARY KELLY

Ja tentei varias vezes baixar o material gratuito e nunca consigo só da essa mensagem: Não foi possível enviar seus… Leia mais »