Como escolher o ponto comercial para loja de veículos

O ponto comercial para loja de veículos é um dos principais responsáveis pelo sucesso do negócio. O imóvel deve reunir diversas características, como ambientes amplos e bem iluminados, além de estar presente em bairros com alto trânsito de pessoas.

Mas, atenção! Isso não significa que um local movimentado seja garantia de clientes. Você precisa antes avaliar se o perfil dos moradores da região está alinhado com os veículos à venda. Por exemplo, não adianta abrir uma loja de seminovos populares em um bairro repleto de apartamentos de luxo e revendas de superesportivos. 

Como escolher o ponto comercial para loja de veículos

Se você conseguir reunir todas essas características citadas, um imenso passo já foi dado.

Em entrevista ao portal Exame, o consultor de franquias Marcus Rizzo explica que grande parte dos consumidores procura e adquire produtos em estabelecimentos que estejam próximos à sua residência.

“A maioria dos clientes vem de uma distância máxima de três quilômetros do seu negócio. Antes de instalar, busque essa concentração”, explica na reportagem.

Confira a seguir outras recomendações para você escolher corretamente o ponto comercial para loja de veículos.

Não seja impulsivo

Você encontrou um imóvel incrível, mas que está fechado há vários meses e que tem uma grande rotatividade de lojas no local. Isso não deve ser um bom indicativo, correto? Por mais que tenha sido amor à primeira vista, avalie todos os prós e contras antes de fechar qualquer negócio. 

Se possível, converse com antigos lojistas e também com os estabelecimentos no entorno para entender como é o fluxo e perfil dos consumidores.

Em uma reportagem do assunto, a Folha de São Paulo trouxe um caso curioso.”Já vi empreendedor que escolheu o ponto sem saber que na rua tinha feira. Ele praticamente perde quatro dias por mês”, declarou Filomena Garcia, sócia do Grupo Cherto, uma consultoria para franquias e expansão de negócios. Então, nada de visitar o imóvel somente uma vez!

Nunca adapte o seu negócio ao imóvel

Este é um dos grandes erros dos novos empreendedores. Antes mesmo de começar a procurar um imóvel, você precisa planejar o seu negócio: qual será seu público-alvo? Qual o tipo de veículo comercializado? Pretende ter um estoque grande no local ou trabalhará mais focado na internet?

Essas e outras respostas são o que definem quais os rumos a loja irá tomar e, provavelmente, não foram formuladas sem nenhum critério. E é baseado nelas que você deve procurar o imóvel. 

De uma forma resumida, o que estamos tentando dizer é: se você se planejou para montar uma loja de pequeno porte, trabalhará com estoque de consignado e atenderá pessoas buscando automóveis até R$ 30 mil, nem sempre é válido mudar todo esse planejamento só porque um imóvel de 800 m² com um preço promocional está sendo ofertado. 

Isso implicaria em um estoque maior para preencher todo o espaço, mais vendedores, mais energia elétrica e, consequentemente, mais gastos no final do mês.

Esse ponto de vista é defendido pelo consultor mencionado no início deste artigo.

“Você está mudando seu conhecimento diante de um ponto oportunidade. Eu não acredito em oportunidade, acredito em situações em que o ponto está adequado para o seu negócio”, comenta Rizzo.

Avalie a concorrência

Mais especificamente no segmento de automóveis, as revendas costumam ficar próximas uma das outras. Mas, cuidado com com a saturação do mercado. Visite estas regiões, avalie o tipo de produto comercializado e confira também a presença de outros tipos de negócios que podem gerar movimento, como shoppings e centros gastronômicos. 

Acesso ao local 

Pontos de ônibus, estacionamento próprio… Tudo isso precisa ser levado em consideração na pesquisa do imóvel. 

Muitos dos clientes chegam às revendas em seus carros próprios desejando trocá-los por um modelo mais novo, isso significa que você deve ter mais de uma vaga de estacionamento para evitar transtornos.

Pense também na facilidade de acesso por ônibus. Estar próximo a terminais rodoviários e pontos de ônibus é um ponto extra para o imóvel.

Seu negócio estará visível?

Uma loja de veículo precisa que seus carros estejam visíveis, assim como a placa do negócio e possíveis banners promocionais. Neste caso, as esquinas são uma das melhores opções, mas também muito disputadas, o que pode provocar um alto valor de aluguel. 

A infraestrutura de um ponto comercial para loja de veículos

Ao longo do artigo, mencionamos diversas características de um bom ponto comercial para loja de veículos. Resumimos estes pontos a seguir:

  • Local com alto tráfego de pessoas
  • Imóvel com estacionamento próprio
  • Ambiente bem iluminado 
  • Lugar espaçoso e que permita dispor os carros com um espaço extra entre eles

Tem outra dica? Já teve problemas ao escolher um imóvel errado? Compartilhe a sua história com a gente pelos comentários!

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

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Ivan Nascimento Dos Santos
Ivan Nascimento Dos Santos
7 meses atrás

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Ivan Nascimento Dos Santos
Ivan Nascimento Dos Santos
7 meses atrás

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