Principais documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada

Documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada

Existem diversos documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada no futuro. Ao registrar as fotos do veículo que está sendo vendido e preencher corretamente o documento de transferência veicular, por exemplo, você reduz os riscos de receber multas em seu nome ou precisar arcar com manutenções que não eram responsabilidade da sua revenda.

No artigo a seguir, nossa equipe de especialistas traz os principais documentos que a sua revenda deve armazenar e organizar.

Antes de tudo, organize os documentos que podem livrar sua loja de uma enrascada

Mesmo com o tempo de experiência no segmento e uma memória de dar inveja, nem sempre é possível lembrar de todos os documentos que devem ser arquivados no processo contínuo de compra e venda que ocorre no dia a dia.

Para se proteger juridicamente, o ideal é que todos os arquivos importantes sejam armazenados em um ambiente digital e seguro, como um software de gestão. Desta forma, os documentos ficam categorizados e podem ser acessados rapidamente em poucos cliques.

No caso de um sistema específico para lojas de carros, como o Revenda Mais, é possível armazenar os mais diversos itens na nuvem, como fotos dos veículos, contrato de compra e venda, contrato de consignação, e salvá-los dentro do contato de cada cliente respectivo. O resultado dessa integração é uma rotina muito mais descomplicada, ágil e eficiente.

Documentos essenciais: fotos

Prática ainda pouco comum em lojas de veículos usados, tirar e armazenar fotos que demonstrem o estado de conservação e as características gerais do veículo é muito importante para livrar seu negócio de enrascadas.

Imagine que o comprador realize algum tipo de alteração posterior à compra que ocasione algum estrago ou acidente e, então, acuse a sua empresa de ter realizado tal mudança. A única forma de provar o contrário é tendo acesso imediato a imagens dos veículos que você comercializa.

Portanto, procure arquivar fotos que demonstrem as principais características do veículo, a quilometragem marcada no odômetro e a existência de itens adicionais. Além de proteger contra problemas depois da venda, a prática ainda garante a idoneidade dos anúncios que você realiza, evitando acusações de propaganda enganosa.

Consulta de placa com data e hora

A consulta da placa do veículo, com a devida identificação de data e hora, é outro item que não pode faltar na lista dos principais documentos que você deve armazenar para evitar problemas em sua loja.

O registro garante que não existe nenhum tipo de irregularidade ou dívida no momento de compra e de venda do veículo.

Cópia do documento do veículo

Manter uma cópia do documento do veículo no momento da compra pela loja, com a comprovação de transferência para o cliente comprador, é essencial para evitar, principalmente, problemas com multas.

Afinal, ele é capaz de comprovar o período em que o veículo ficou sob responsabilidade da loja.

Cópia da CNH do comprador

Por se tratar de um dos documentos pessoais mais completos, já que possui o número do RG, CPF e foto atualizada devido à validade do documento, possuir uma cópia da carteira de motorista do comprador é importante para comprovar a veracidade da venda e evitar que sua loja sofra com algum tipo de fraude.

Perícia veicular

A perícia veicular é necessária para a transferência do veículo, pois visa garantir que o mesmo atende todos os aspectos legais para trafegar.

Assim, no momento da compra do carro para revenda, é essencial que você leve o veículo para realizar a perícia e armazene uma cópia do laudo em sua loja.

Oferecer veículos periciados, transmite mais confiança e segurança aos seus clientes porque eles terão a certeza de que o carro à venda não foi adulterado, sofreu um sinistro ou é fruto de uma venda de leilão. Também confirma a procedência das peças.

Em uma perícia cautelar veicular, são analisados itens como número do motor, número do chassi, histórico do automóvel e existência de restrições judiciais que possam prejudicar o processo de venda.

Contrato de compra e venda

Um contrato de compra e venda é essencial para qualquer loja de carros e com a sua não é diferente. Ele é a base legal para você responder e esclarecer questionamentos futuros que seu cliente possa fazer a respeito do veículo adquirido. 

Um bom documento desta modalidade deve conter:

Definição aprofundada do objeto a ser vendido – inclua todas as informações necessárias a respeito do veículo, não deixando margem para segundas interpretações.

Forma de pagamento e valor do veículo – o cliente dará outro veículo como entrada? Ou fará um financiamento de 60% do valor? Seja qual for a forma de pagamento, detalhe todas essas possibilidades em seu contrato.

Responsabilidade de cada uma das partes – prazo para o cliente avisar sobre algum tipo de defeito, garantia de motor e outras responsabilidades de ambas as partes também devem ser especificados em um contrato de compra e venda de carro usado.

Por ser o documento que une todas as condições que comprovam a negociação realizada, ele deve ter todas as páginas visitadas, com assinatura ao final do contrato por ambas as partes.

Lembre-se de manter cópias desses contratos de compra e de venda, preferencialmente em um ambiente digital que facilite a pesquisa pela sua equipe quando necessário.

Aproveite para baixar o nosso modelo de contrato de compra e venda aqui.

Transferência do veículo

Formalizar a transferência de propriedade de um veículo usado é outro documento que agrega segurança jurídica para quem está vendendo, sua loja e o novo comprador.

Com ele, todas as responsabilidades após a transferência, incluindo multas e dívidas de IPVA, não serão cobradas da sua revenda, e sim de quem adquiriu o automóvel.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o prazo de transferência é de, no máximo, 30 dias após a consolidação do negócio. A transferência pode ser solicitada pelo comprador ou seu procurador legal. Para dar andamento ao procedimento, é só comparecer em uma unidade do Detran da sua região.

Viu só? Com os principais documentos que precisa ter em sua loja para evitar enrascadas, você ficará longe de problemas. Para otimizar cada vez mais seu trabalho, que tal contar com um sistema completo para auxiliar nesse e em outros processos do dia a dia? Conheça o Revenda Mais hoje mesmo.

Inscrever-se
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
trackback

[…] usados fique atento à forma de calculo desses tributos, e mantenha sempre guardados os documentos comprobatórios de compra e venda dos… Leia mais »