qualidades de um bom vendedor de carros

Entender o produto que vende. Transmitir confiança e segurança aos consumidores. Ter persistência na medida certa. Essas são algumas das principais qualidades de um bom vendedor de carros e que impactam não apenas a geração de novos negócios, como a imagem e a reputação da sua empresa.

Uma equipe preparada será capaz de oferecer mais do que um novo veículo, e sim uma experiência completa e positiva aos clientes. O resultado? Maiores chances dessa pessoa voltar a fazer negócio com a loja e até mesmo de indicá-la para familiares e amigos.

No artigo a seguir, selecionamos quais são as características essenciais para você observar quando contratar um novo vendedor em sua revenda de veículos.

10 qualidades de um bom vendedor de carros

1. Persistência

Persistência significa não desistir fácil. É atuar com firmeza e perseverança. 

No mundo empresarial, essa qualidade é ainda mais importante porque nem todos os clientes vão fechar negócio na primeira visita à uma loja ou no primeiro test drive.

Mesmo que o vendedor receba uma negativa, é sua responsabilidade identificar quando ainda existe uma chance de reverter a situação. E se a chance existe, entender o que pode fazer para que o cliente pense duas vezes, por exemplo, um desconto ou um serviço mecânico de cortesia.

Porém, cuidado ao confundir persistência com insistência.

Insistir em determinadas situações é sim válido, porém, exagerar na tentativa de fechar uma venda ou de convencer o cliente pode gerar um efeito contrário e afastá-lo da loja.

Por isso, agir com equilíbrio é fundamental.

2. Comprometimento

Dentre as qualidades de um bom vendedor de carros, o comprometimento existe tanto em relação à loja quanto em relação aos clientes.

Na relação com o ambiente de trabalho, um bom profissional procura evitar atrasos no dia a dia, cumprir a carga horária na qual foi designado e, é claro, estar sempre com uma boa aparência.

Já em relação aos clientes, um atendimento ágil, educado e sem exceder no contato comercial também mostra comprometimento e cuidado com cada pessoa interessada em adquirir um veículo.

Outra situação que transmite isso é o cuidado no pós-venda: aquela ligação uma semana após o contrato ser fechado para entender se está tudo certo com o carro ou uma mensagem no aniversário do cliente para parabenizá-lo e estreitar o relacionamento.

3. Controle emocional

Ter o controle das emoções é uma qualidade muito importante para quem trabalha com pessoas todos os dias.

Você precisa ter a confiança de que seus vendedores serão cordiais mesmo naqueles dias que receberam um feedback negativo ou que perderam uma venda que era tão desejada.

4. Organização

Atualmente, sistemas de gestão, como o Revenda Mais, ajudam o dia a dia das lojas de veículos, desde o controle do financeiro até a publicação de veículos nos principais portais da internet.

Mas, de nada adianta investir em plataformas tecnológicas se o profissional de Vendas não é organizado. É preciso que este colaborador consiga organizar sua rotina (horários, reuniões, visitas de clientes) sem comprometer a qualidade do seu serviço.

5. Honestidade

Esconder informações a respeito de determinado veículo pode desencadear uma crise na imagem da sua loja.

É por isso que a honestidade é tão importante em um processo de vendas. Todo o histórico do carro deve ser mostrado de forma bastante transparente para gerar confiança e segurança no cliente em potencial.

6. Competitividade

Uma pessoa competitiva é aquela que deseja se desafiar, superar metas, atingir resultados cada vez melhores. Um bom vendedor não deve se contentar com alguns carros vendidos, e sim querer conquistar novas vendas a cada dia.

7. Conhecimento técnico

Conhecimento técnico é outra característica essencial de um bom vendedor de carros.

Conhecer o universo automotivo, saber detalhes dos veículos que estão no estoque e compreender todas as formas de pagamento que a sua loja oferece, como financiamentos e parcerias com bancos, fazem a diferença em um atendimento.

8. Saber ouvir

Como o profissional saberá qual veículo oferecer se não entendeu as necessidades do cliente?

Saber ouvir, conversar e se relacionar com os consumidores ajuda no sucesso das vendas, pois o vendedor conseguirá direcionar o cliente para aquele produto que realmente atende aos desejos de cada comprador.

9. Cordialidade

Respeito e educação são pilares fundamentais do atendimento ao cliente. Uma palavra dita de forma mais ríspida pode causar a perda de um negócio.

Por isso, “bom dia”, “boa tarde”, “obrigado” precisam fazer parte das qualidades de um bom vendedor de carros.

10. Paciência

Nem todas as vendas se concretizam do dia para a noite. Um bom vendedor de carros, paciente, sabe aguardar o momento mais estratégico para abordar um cliente que está em dúvida.

Muitas vezes, dar um ou dois dias para o comprador pensar pode ser o ponto decisor em uma venda.

Como desenvolver as qualidades de um bom vendedor de carros?

Essas qualidades podem – e devem – ser desenvolvidas constantemente em uma loja de veículos.

Uma dica é criar um Plano de Desenvolvimento Individual para cada colaborador, identificando os pontos fortes e fracos dos profissionais, e traçando ações para reforçar ou minimizar determinado tipo de comportamento.

No Plano de Desenvolvimento Individual, conhecido também como PDI, precisa constar:

  • Habilidades necessárias para o vendedor desenvolver seu trabalho
  • Pontos fracos e fortes do profissional
  • Quais são os pontos mais importantes a serem desenvolvidos
  • Cronograma para iniciar esse desenvolvimento

Se necessário, desenvolva treinamentos com foco em determinadas situações que precisam ser aperfeiçoadas. 

Seus vendedores não são organizados? Faça um treinamento a respeito do seu sistema de gestão e mostre os módulos que podem ajudá-los no dia a dia. 

A inteligência emocional está sendo o problema?  Realize atividades em grupo com apoio de um profissional especializado em Recursos Humanos para identificar situações que são gatilhos para momentos de estresse ou de tristeza entre a equipe.

Esses e outros tipos de ações internas ajudam, inclusive, a aumentar a motivação dos seus vendedores porque mostra comprometimento da empresa em desenvolvê-los profissionalmente.

Agora que você já sabe quais as principais qualidades de um bom vendedor de carros, aproveite para conhecer outro conteúdo exclusivo do Revenda Mais para desenvolver ainda mais seu time interno.

Clique aqui e veja quais são os 5 principais erros da equipe de Vendas num processo de negociação de veículos.

Boa leitura!

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

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