Processo de vendas em loja de veículos: 5 dicas imperdíveis

Compartilhe!

Um processo de vendas em loja de veículos permite que o seu estabelecimento conquiste novos negócios constantemente e mantenha os clientes fidelizados por mais tempo. O objetivo é tornar a experiência de compra mais completa e satisfatória.

Confira as cinco dicas que preparamos para você!

Processo de vendas em loja de veículos: 5 dicas imperdíveis

1. Capacite os seus funcionários

A equipe de colaboradores é um dos primeiros passos para ter um processo de vendas em loja de veículos eficiente. Afinal, as vendas se resumem a um contato pessoal entre o vendedor e o comprador.

Por isso, invista em treinamentos e garanta que a equipe saiba atender muito bem o cliente.

Uma boa dica é tentar mudar um pouco a cultura interna e promover a colaboração entre a equipe. Por exemplo, os vendedores geralmente têm uma forte competição entre si, mas porque não a transformar em colaboração?

Assim, os melhores vendedores podem dar dicas para os outros profissionais, elevando o nível de toda a loja.

2. Tenha um bom sistema

Por outro lado, os profissionais precisam de toda a informação possível e de melhores formas de realizar o seu trabalho. Portanto, garanta que eles têm toda a informação disponível para fazê-lo.

Um sistema de CRM pode ajudar a gerenciar muito melhor a carteira de clientes e leads, tanto em relação àqueles que já compraram um veículo em sua loja e aqueles que já tiveram alguma interação. Assim, fica mais fácil “estudar” o cliente e ter um processo de venda personalizado.

3. Automatize o máximo de funções possíveis

Outra forma que o sistema ajuda é na automação de diversos processos. A gestão de estoque e financeira, por exemplo, é essencial para a saúde de qualquer negócio. Porém, é um processo burocrático e que acaba consumindo muito tempo por parte dos gestores.

Ter uma forma automatizada de fazer estes e outros procedimentos significa que os gestores têm mais tempo para se focar nas vendas.

Isso permite que eles auxiliem os vendedores, oferecendo treinamentos e dicas ou, até mesmo, participando mais ativamente do pátio de vendas.

Com esta experiência de proximidade, é muito mais fácil encontrar problemas e oportunidades para melhorar as vendas.

4. Responda todas as dúvidas dos clientes

No processo de vendas em loja de veículos, o cliente tem ainda mais perguntas do que o normal. Afinal, ele quer saber que está fazendo um bom negócio e conhecer bem o veículo que está comprando.

Por isso, contar com um sistema de gestão permite ter toda a ficha técnica do modelo. Assim, os vendedores têm todas as informações à mão, mais facilmente, para tirar as dúvidas dos clientes e tornar o processo de venda mais interessante.

5. Entenda como é o processo de vendas em loja de veículos

Por fim, mais uma dica valiosa é entender como ocorre o processo de vendas em si. Ou seja, qual é a jornada do seu cliente até chegar à sua loja e fechar a venda? Podem existir diversos caminhos, que começam desde o online ou através do boca a boca de outro cliente.

Conhecer estas informações é essencial para ter mais uma forma de encontrar partes da venda que precisam de melhoria ou que apresentam oportunidades de serem ainda maiores. Afinal, como você vai ter um processo de vendas melhor se não o conhece?

O que você acha? Gostou das dicas? Se quiser saber mais e acompanhe nosso blog que traz semanalmente dicas para a sua loja.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

Inscrever-se
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
ALEXANDRE WILLIAM
10 meses atrás

procurando por fornecedores ?
conheça a lista de fornecedores
confira em http://bit.ly/diversosfornecedors