Programa de Indicação para loja de carros: como montar o seu

Um programa de indicação para loja de carros utiliza a experiência positiva que clientes tiveram com uma revenda para gerar novos negócios.

O programa de indicação para loja de carros pode ser uma ferramenta bastante útil para transformar clientes satisfeitos em geradores de novos negócios. Isso porque com tantas  opções de lojas e marcas atualmente, as pessoas sentem uma grande dificuldade em saber quem contratar ou o que comprar, e acabam confiando na opinião de familiares e amigos para ajudar na decisão final. 

E é justamente nessa estratégia de “boca a boca” que o Marketing de Indicação se destaca. Conforme o autor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing moderno, explica em seu livro Marketing 4.0 “na mente dos consumidores, seu círculo íntimo de amigos e familiares fornece uma blindagem contra marcas e empresas ruins”.

O que é um programa de indicação para loja de carros?

O nome pode parecer bastante técnico à primeira vista, mas um programa de indicação nada mais é do que uma estratégia de vendas (cada vez mais popular). Nela, uma pessoa indica outra para conhecer determinado serviço ou produto e, em troca, uma das partes – ou ambas – recebe um benefício, como um cupom de desconto.

Mesmo que não se lembre, você provavelmente já participou desta modalidade. O iFood, uma das maiores plataformas de delivery do Brasil, possibilita indicar amigos para baixarem o aplicativo e, cada vez que um indicado se cadastrar, quem indicou ganha um voucher de R$ 10 e o indicado recebe R$ 15 na primeira compra. 

O Uber, outro gigante da tecnologia, também seguia essa mesma estratégia quando foi lançado no Brasil. Porém, agora seu foco é em trazer motoristas parceiros. Quem indicar outros profissionais para aderirem à plataforma pode receber uma renda extra de até R$ 500.

Usando a boa reputação da revenda a favor dos negócios

Como mencionado anteriormente, o Marketing de Indicação utiliza o boca a boca para aumentar a carteira de clientes. O foco inicial desta estratégia é nos clientes satisfeitos. Frequentemente quem teve uma boa experiência com uma loja de veículos transmite essa lembrança às outras pessoas. 

Diálogos como “vendi meu carro rapidamente por um preço bom” ou “cobraram um preço justo na troca de moto” parecem inofensivos à primeira vista, mas eles têm um grande poder de persuasão. Então, por que não utilizar essa experiência positiva a favor dos seus negócios?

Quando a sua revenda de veículos tem uma preocupação constante com o pós-venda e a qualidade do atendimento, transformar o momento de compra em uma situação prazerosa para o cliente fica muito mais fácil.

Benefícios de um programa de indicação para loja de carros

Expandir fronteiras sem precisar investir grandes quantias em publicidade. Este é o principal benefício de um programa de indicação para loja de carros. Muitas vezes, os anúncios do Facebook demandam milhares de reais para trazer visitas de clientes. Já uma campanha de indicação pode reduzir em mais da metade o valor necessário para obter cotações.

Conforme explica o portal Buzzlead, especialista em Marketing de Indicação, os principais benefícios são:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ciclo de vendas reduzem
  • LTV (LifeTime Value) e ticket médio aumentam
  • ICP (Perfil de Cliente Ideal) se torna mais assertivo

Outro ponto bastante importante deste tipo de campanha é a construção de uma relação de confiança com os novos clientes. Principalmente no segmento automotivo, muitos interessados chegam às lojas desanimados por terem encontrado empreendedores sem experiência ou comprado carros de má qualidade e sem perícia veicular em outros momentos da sua vida.

Porém, ao chegarem em uma loja que sabem que seu irmão ou colega de trabalho não teve nenhum problema, a desconfiança inicial é quebrada. O primeiro contato se torna mais fácil e com menos barreiras. Afinal, costumamos confiar na indicação de pessoas que sentimos afeto, não é mesmo? 

Como planejar o seu programa de indicação?

Antes de tudo, defina o seu objetivo: você quer receber clientes que desejam adquirir um novo veículo ou que querem oferecer um automóvel para revenda? Muitas lojas têm relatado grandes dificuldades em encontrar carros para vender, neste caso, a campanha de indicação pode ser interessante para o negócio.

Em seguida, identifique qual benefício você pode oferecer à pessoa que indicou. Por exemplo, a cada cliente indicado que ofereceu um veículo para revenda, a pessoa que indicou recebe uma troca de óleo em um estabelecimento parceiro. Ou bônus de R$ x para a próxima compra na loja. 

Pense em vantagens que caibam no seu orçamento, mas que também sejam atrativas para a pessoa que participa. Você pode ir ainda mais longe e oferecer um benefício também para quem foi o indicado, ou seja, seu novo cliente. Desta forma, ambos os lados – indicado e quem indica – sairão satisfeitos e incentivarão novas pessoas a conhecerem a sua revenda.

Avalie como será a parte técnica deste programa de indicação para loja de carros. Quem fará o controle das indicações e benefícios? É possível registrar estes dados em um CRM próprio para o segmento automotivo, como do Revenda Mais? Quanto tempo o benefício ficará disponível? Estas perguntas são fundamentais para o bom funcionamento da sua ação. 

Atualmente, existem no mercado várias plataformas prontas de indicação, mas que são recomendadas para empresas que possuem um nível alto de participantes, como um banco ou um aplicativo. No caso da sua loja de veículos, é possível pensar em formatos que não exijam um grande investimento em tecnologia

Ah, e não deixe também de orientar todos os seus colaboradores, desde o responsável pelo atendimento telefônico até os vendedores. É essencial que a equipe saiba a mecânica, as regras e os benefícios que essa campanha trará para a revenda e para a saúde financeira do negócio, desta forma, também se tornarão defensores do programa de indicação.

Tudo planejado? Chegou o momento de avaliar a forma de divulgação.

Utilize suas mídias sociais, seu site e até mesmo anúncios em portais especializados. Não esqueça também de colocar propagandas na sua loja física para quem passar pela frente conferir a novidade. Crie uma mensagem bastante atrativa e que a mecânica seja de fácil entendimento.

Pronto, agora você já pode ativar o seu programa de indicação para loja de veículos! Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar com seus colegas e continue acompanhando o nosso blog.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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