Promoção de Natal em lojas de veículos: como se preparar?

A promoção de Natal em lojas de veículos é uma das campanhas mais importantes para fechar o ano com aumento nas vendas.

promoção de Natal em lojas de veículos

Depois da Black Friday, o segundo semestre do ano tem uma das datas mais importantes para o segmento varejista: as promoções de Natal.

Mas, para que você consiga viabilizar descontos atrativos e ampliar o alcance da sua mensagem, é importante fazer um planejamento com antecedência e tranquilidade para que tudo ocorra com eficiência e, é claro, gerando novos negócios.

Promoção de natal em lojas de veículos e o décimo terceiro

Em 2020, 32% dos trabalhadores entrevistados pelo CNDL (Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo instituto Offer Wise Pesquisas afirmaram que utilizariam o 13º para fazer compras. Esta tendência, que provavelmente se repetirá em 2021, é um dos principais motivos pelo qual o Natal é tão promissor para o comércio e setor automotivo.

É um período no qual as pessoas recebem este rendimento extra e focam na aquisição de bens para melhorar a sua vida e a de toda a família. O valor, muitas vezes, pode ser usado para trocar o carro que está na garagem por um veículo 2 ou 3 anos mais novo e com menor quilometragem.

Parece óbvio, mas ofereça descontos reais 

Muitos consumidores estão desiludidos com as promoções sazonais, principalmente porque não identificam descontos reais.

Para que você consiga oferecer preços reduzidos, é importante precificar corretamente os seus veículos: saber o valor exato pago por ele, quanto ele está custando entre a concorrência e quais foram os gastos com a manutenção dele enquanto esteve no estoque. 

Com essas informações em mãos, é possível identificar qual seria uma redução viável na promoção de Natal sem que impacte suas contas e prejudique a saúde financeira da revenda.

Outra dica, caso você não consiga reduzir o preço de revenda, opte por oferecer serviços adicionais, como uma troca de óleo com uma mecânica parceira, desconto em alguma documentação ou até mesmo o tanque cheio.

Este tipo de argumento de venda pode ser um grande atrativo para clientes interessados.

O Marketing Digital é um dos seus principais aliados

Utilize as mídias sociais da sua loja para reforçar a promoção de Natal.

Poste frequentemente os descontos ou serviços adicionais oferecidos para quem fechar negócio, enfatize os veículos que acabaram de chegar ao estoque e divulgue amplamente os seus horários diferenciados de atendimento, afinal, é um período no qual muitas lojas costumam trabalhar aos finais de semana e até mesmo em horários noturnos.

Sempre que possível, impulsione estas publicações por meio do Facebook Ads para garantir que a mensagem alcance um número maior de usuários. 

Depender apenas do alcance orgânico pode ser uma estratégia perigosa nesta época do ano porque, cada vez mais, as mídias sociais têm reduzido o impacto orgânico das páginas empresariais.

Além, é claro, de vários anunciantes estarem querendo divulgar suas promoções de Natal, o que aumenta ainda mais a concorrência pelo like, pelo clique e pelo compartilhamento.

Além das redes sociais, o e-mail marketing e o WhatsApp são outras duas ferramentas eficientes de apoio.

Pelo e-mail marketing, sem exagerar, você pode mostrar vários carros em promoção em um mesmo material.

Já no WhatsApp, é possível usar a lista de transmissão para notificar rapidamente estes mesmos descontos para os usuários da sua base.

Dica extra: para trazer o espírito natalino às suas mensagens, procure reinventar a identidade visual dos seus materiais. Experimente utilizar cores e elementos que remetam ao Natal, como bonecos de neve, guirlandas, tons de vermelho e verde.

Esse tipo de ação possibilita que os usuários identifiquem mais rapidamente do que se trata o conteúdo, além de diferenciá-lo de outras campanhas e promoções divulgadas recentemente.

Não esqueça da comunicação offline na promoção de Natal da sua loja de carros

Com a popularização das mídias sociais, muitos empreendedores acabam esquecendo do poder de persuasão das mídias tradicionais, como panfletagem e carro de som.

Este tipo de ação ainda é bastante eficiente, principalmente em cidades do interior que ainda não possuem uma tradição online, como ocorre nas capitais.

Nestes casos, experimente fazer uma panfletagem em frente à sua loja ou na saída de um supermercado parceiro.

Se o orçamento possibilitar, vá ainda mais longe: divulgue a sua loja em uma rádio famosa da região. Este canal de comunicação ainda transmite credibilidade às empresas e tem uma grande abrangência.

Fundamental: prepare a sua equipe

Não tem nada mais desanimador do que chegar em uma loja para saber mais informações sobre uma promoção e os vendedores não terem conhecimento dos produtos com desconto ou das condições para garantir preços reduzidos.

Em hipótese nenhuma deixe isso acontecer em sua loja de carros!

Prepare seus vendedores com antecedência: faça uma reunião com todos, explique os detalhes sobre a promoção, em quais canais ela está sendo anunciada e até quando irá acontecer.

Você pode ir ainda mais longe: conte com o apoio da sua equipe para planejar esta campanha. Possibilite que todos compartilhem ideias de slogans, deem sugestões de canais de divulgação, entre outros quesitos.

Assim, além de ter ações inovadoras, a equipe ainda se torna mais unida e integrada.

A decoração também ajuda

Anteriormente, mencionamos que as suas mídias sociais devem estar com uma identidade visual natalina. O mesmo precisa ocorrer em sua loja física.

Capriche na decoração, coloque elementos que remetam ao Natal nos veículos em promoção e divulgue a promoção também na entrada da revenda de veículos.

Dessa forma, quem passar na frente poderá se sentir instigado em saber mais.

Agora que você já está pronto para preparar a promoção de Natal, que tal focar em outras datas importantes?

Aqui no Revenda Mais, temos ótimas dicas para você organizar também a Black Friday da sua loja. Acesse e aproveite!

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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